Páginas

quinta-feira, 22 de março de 2012

A ALBUMINA





Deixo hoje um texto muito bom que Marcelo Sendon escreve sobre a ALBUMINA :


Um dos suplementos alimentares mais antigos, conhecidos e utilizados no mundo da musculação é a albumina do ovo (e vale salientar que, o termo albumina na verdade é genérico a proteínas que sofrem desnaturação por calor e são solúveis em água ou soluções de sal. Desta forma, não tão somente o ovo possui albumina, mas outros líquidos como o plasma sanguíneo também). Suplemento especificamente este, que é resultado da desidratação da clara do ovo de galinha (lembrando que poderemos ter albumina na desidratação completa do ovo também), resultando em um pó de cor levemente amarelada.


Muito conveniente pelo seu custo benefício, e, inclusive não só utilizada no meio da musculação, mas em ambientes culinários para desenvolvimento de inúmeras receitas também, a albumina possui lenta digestibilidade, o que a faz conveniente para ser consumida em diversos períodos do dia, tanto como substituto de fonte protéica como complemento de protéico
.
Entretanto, apesar dos inúmeros benefícios da albumina tais quais o excelente aminograma, o excelente valor biológico, a excelente digestibilidade e consequentemente absorção, a praticidade de consumo (principalmente porque é muito mais fácil ingerir 30g de albumina do que comer 8 claras de ovos), entre outros, a albumina possui um fator que ainda a torna bastante limitante para ser consumida (fazendo então o indivíduo não obter os devidos benefícios necessários) por algumas pessoas: O sabor. Normalmente, as albuminas de qualidade são as puras, ou seja, sem adição de outros compostos para melhorar seu sabor como a maltodextrina ou até mesmo outros açúcares. Salvo algumas marcas com ótima tecnologia que vem implantando a mesma tecnologia de incremento de sabores artificiais de whey protein na albumina, ainda é raro ver uma albumina que não tenha esse contratempo.
Hoje, conheceremos três maneiras práticas e eficazes de consumir a albumina, mascarando seu sabor e tornando-a muito mais palatável.
# Modo 1: Acrescente a quantidade de albumina necessária em um liquidificador na proporção de, para cada 30g de albumina, 230ml de água. Acrescente então suco em pó sem adição de açúcar (light/diet) e bata por 15 segundos. IMEDIATAMENTE, adicione o líquido em um vasilhame de vidro e sem esperar, leve ao microondas em potência máxima por 3 minutos. O ideal é esperar esfriar antes do consumo. O interessante é variar os sabores de sucos no dia-a-dia.
# Modo 2: Em um copo grande, adicione 40-50g de leite em pó integral e para essa quantidade, uma colher de sopa de óleo de côco. Adicione adoçante splenda à vontade e então, mais 30g de albumina. Coloque pouca água e faça uma espécie de “mingau”. Se preciso, adicione essência de baunilha. Essa é uma boa dica aumentando o valor calórico da preparação e fazendo um mix de proteínas de altíssimo valor biológico (WP, Lactoalbumina, Caseína e albumina).
# Modo 3: Hidratação convencional: Hidrate a albumina na proporção de 200ml de água para cada 15g de albumina, misturando-a em um liquidificador e então fazendo o mesmo processo no microondas. As claras ficarão quase iguais as frescas e então, você poderá utilizar molhos, temperos ou o que for, como em uma preparação normal.
E aí, o que está esperando para aproveitar o máximo de benefícios da albumina?
(FONTE :  Marcelo Sendon em DICAS DE MUSCULAÇÃO)

                                                                   * * *

TREINO DE HOJE : 5 KM CORRENDO + MUSCULAÇÃO + 1,5 KM DE CAMINHADA.


Nenhum comentário:

Postar um comentário