Páginas

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

VOCÊ JÁ TEVE CANELITE ??

Olá, amigos, tudo bem ??

Hoje quero deixar um texto, explicando sobre a canelite. Foi-me repassado por e-mail, desconheço a autoria, se alguém souber, pode me avisar que dou os créditos aqui :
"Canelite é o nome popular da Síndrome de Estresse do Medial Tibial (SEMT) ou Periostite Medial da Tíbia, que é uma inflamação do principal osso da canela, a tíbia, ou dos tendões e músculos da tíbia, podendo se tornar fratura por estresse. Essa dor normalmente está relacionada ao impacto repetido da corrida, que gera microtraumas nessa parte do corpo. É comum em atletas que praticam futebol, tênis, ciclismo, corrida e ginástica artística.
A musculatura da tíbia trabalha de encontro aos grandes músculos da panturrilha, e é a última musculatura a aquecer e a primeira a “esfriar”. Por isso é de fundamental importância realizar o exercício de fortalecimento específico dessa musculatura.
A SEMT é classificada em quatro graus de gravidade, e alguns pesquisadores consideram a fratura por estresse o grau IV da Síndrome.
Tendinopatia ou inflamação no tendão: pode ser no tendão tibial posterior (em corredores que apresentam pisada pronada parte de dentro do pé), ou no tendão fibular (em pessoas que possuem pisada supinada parte de fora do pé).
Os sintomas são dor e inchaço na parte interna e no terço inferior da perna. A dor costuma diminuir com o aquecimento e é pior pela manhã e após os exercícios.
Causas da Canelite :
Pronação excessiva dos pés (pisada com a parte de dentro do pé atinge o tibial posterior) ou supinação excessiva (pisada com a parte de fora do pé - atinge o tendão fibular). Para tanto, é importante observar a região mais desgastada da sola do tênis;
Prática de atividade física em terreno muito rígido;
Uso de calçados inadequados;
Fatores genéticos;
Treinamento sem orientação;
Fraqueza muscular;
Passadas excessivamente longas.
O tratamento é feito com :
- repouso relativo, e a pessoa tem que fazer exercícios sem impacto (bicicleta),
- exercícios de alongamento para os músculos da panturrilha.
Quando os sintomas forem regredindo, inclui-se exercícios de fortalecimento geral para a musculatura da perna
- correção do tipo de pisada do pé, com tênis específico
- tratamento com anti inflamatório."
TREINO DE HOJE :
40 MINUTOS DE BICICLETA
+ MUSCULAÇÃO
+ 2 KM DE CAMINHADA
Foto : Pistorius, Olimpíadas - 2012.

11 comentários:

  1. eu sempre tenho, acho que é do tenis inadequado
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivana!!!

    Estava pensando nesse assunto e até ia ti perguntar sobre isso.
    Estou começando a correr, intercalando com caminhada e estou sentindo dores na canela, será que é normal, já que estou começando a correr ou será que é canelite?

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa estavamos falando no trabalho sobre este tema!

    Tem uma menina que trabalha comigo e ela teve, vou até passar seu post pra ela!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Otimo tema minha amiga !!!

    Acho que tive umas dores parecidas.

    Belo treino como sempre !!

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com (E a promoção está pegando fogo)

    ResponderExcluir
  5. Oiii, Lindona!
    Nossa, quanta postagem interessante neste meu período de ausência, heim?!
    Graças a Deus nuca tive canelite, mas carrego uma osteoartite na patela direita.
    E essa vitamina B é uma loucura de boa e nunca havia lido nada a respeito.
    E que afilhado lindo, numa cidade linda. Tudo de bom.
    Tenha um fds iluminado e cheinho de alegria.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  6. Realmente muito interessante. Eu não conhecia essa "síndrome". Nunca tive graças a deus.

    ótimo final de semana pra vc.

    Valber

    ResponderExcluir
  7. Nunca tive esse problema, mas pelo visto é bem corriqueiro para corredores. O principal é se precaver!

    Abs,

    Paulo
    Corre Coração

    ResponderExcluir
  8. Acho que nunca tive esse problema, mas adorei a informação!

    ResponderExcluir
  9. Eu também não sofri desse mal.
    Ainda bem.

    Felicidades Ivana

    ResponderExcluir
  10. Adorei o texto, é bom ficar sabendo mais. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Ivana, tudo bem?

    Muito bom o teu post sobre canelite. Infelizmente estou sofrendo com ela nesse momento. Certa vez fiz um teste de pisada e mostrou que tenho a pisada pronada, então quando vou comprar um tênis a primeira coisa que pergunto ou filtro, é para que tipo de pisada ele serve. E de fato isso ajudou bastante, pois quando usava os calçados inadequados eu sentia mais dores nas canelas. Porém no momento acho que a canelite veio devido aos treinos que estão mais intensos e também teve a Travessia Torres Tramandaí que particpei de um quarteto, que pode ter ajudado um pouco para ela aparecer, pois correr na areia é complicado né.

    Grandde abraço.

    Att.

    André

    ResponderExcluir