Páginas

terça-feira, 4 de setembro de 2012

CORRIDA : VELOCIDADE, FORÇA E RESISTÊNCIA

Olá, amigos !
 
Ainda sobre corrida, vou deixar mais um texto do treinador Miguel Sarkis, escrito com brilhantismo e muito esclarecedor :
 
"Sabemos que fica difícil trabalhar a corrida, ou resistência aeróbia, e outros pontos ao mesmo tempo, como a força muscular de membros inferiores, e a resistência anaeróbia, principalmente dentro de uma especificidade.
Ingredientes para um trabalho equilibrado e producente de um Corredor
Resistência de Força Muscular
Resistência Muscular Aeróbia
Resistência Muscular Anaeróbia
Combinação de Corridas em ritmo moderado e RápidoVelocidade de Resistência
Resistência Progressiva (provas)
Coordenação Equilíbrio e resistência muscular localizadaEquilíbrio
Propriocepção
Exercícios coordenativos
Exercícios de Saltos
Estratégia para introdução e combinação entre a Força, Resistência e a Velocidade
Ao combinar todas estas forças e resistências, é necessário analisar a perfeita adição de cada uma delas, no tempo certo, evidenciando em alguns, e diminuindo em outros momentos. O
 iniciante de corridas, certamente encontrará dificuldades em combinar os exercícios de corridas, com outros como para musculação, para equilíbrio e para velocidade e resistência. Por isso, deve se prender em partes dos treinos, e ir combinando na medida em que for se adaptando a eles.
Para reconhecermos o assunto, devemos lembrar que a resistência aeróbia, ou uma corrida de 6, 10 ou até mais quilômetros, pode requerer do corpo do corredor, algumas horas de descanso, que podem ir de 4 a 8, até que se possa realizar outra sessão semelhante.
Já na corrida anaeróbia, o tempo que talvez seja requerido pelo organismo do corredor, pode variar entre 12 e 24 horas, sendo necessário então, intercalar os treinos mais fortes, para que o corpo se recupere totalmente e possa permitir melhoras significativas na sua carreira esportiva.
Quando se busca o amadurecimento do corredor, e isto signifique aumentar seu poder de corrida, então um trabalho paralelo de exercícios de coordenação, propriocepção e saltos, deverá se combinar com os outros. Neste caso, de corridas longas, pode o resultado deste trabalho significar a melhora da resistência de força e da força muscular, permitindo melhora da sustentabilidade do corpo e a perfeita locomoção durante treinos e provas.
Para se encaixar exercícios musculares entre treinos que exigem algumas horas de recuperação, deve-se lembrar que as horas de sono, que muitas vezes não se conseguem melhorar – caso administradas mal em uma atividade desta natureza - o prejuízo será evidente. Então, lembrando que o tempo necessário para recuperação dos trabalhos de força em torno de 24 a 48 horas, dependendo do efeito da pratica de tais exercícios, em seu corpo, leve em consideração que trabalhos mais longos e mais pesados devem ser realizados num período em que você não precise realizar treinos mais rápidos e nem tão velozes.
Para se realizar treinos de velocidade e de velocidades de resistência, deve-se suspender ou diminuir a quantidade e a intensidade dos exercícios de força.
Desta forma, o equilíbrio será sentido pelo praticante, podendo compor variações nas próximas periodizações, enquanto se experimenta e se aperfeiçoa os tipos de exercícios para melhorar o resultado das provas.
A melhor forma de equilíbrio é, sem dúvida, aquela em que a combinação dos exercícios está diretamente ligada a qualidade de vida do praticante e da disponibilidade de tempo para se encaixar mais variedade, mais quantidade e mais velocidade dos referidos exercícios."
 
 
TREINO DE HOJE :
 
5,5   KM   CORRENDO, ENTRE A ORLA E A AV. CEL. MARCOS
 
+   MUSCULAÇÃO
 
+   2,5  KM  DE  CAMINHADA
 
 
 
Foto : Corrida da Sogipa

 

6 comentários:

  1. Eu ainda aprendo a correr.
    Ou melhor, eu aprendo a respirar kkk.
    Beijos corredora!

    ResponderExcluir
  2. obrigada pelo pêsames flor, tenha uma boa quarta!
    beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá amiga depois de muito tempo estou voltando,abraços.

    ResponderExcluir
  4. Você é uma inspiração, um dia voutentar a correr acho o máximo!!!
    Bj

    ResponderExcluir
  5. Correr é tudo de bom!
    Aproveita mesmo querida!
    Você é uma inspiração para todas nós!
    beijão!

    ResponderExcluir
  6. Tu tens fibra,ivana!. É a amiga que todos admiram,exemplo pra todos nós.Beijo,Vanessa.

    ResponderExcluir