Páginas

sexta-feira, 27 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DO ANTIOXIDANTE !!

Recebi um texto por mail, de autoria de Bruno Azevedo, que fala sobre os ANTIOXIDANTES, substâncias de extrema importância ao nosso corpo. Deixo aqui pra leitura :

"Antioxidantes são compostos que ajudam na prevenção de danos no tecido humano, radicais livres. Muitos conhecem, mas poucos sabem sobre os seus benefícios na vida de um atleta. E para complicar a vida de nós culturistas, a pratica de exercíciose  físicos causa o aumento na produção de radicais livres. Portanto devemos mais do que nunca consumir os antioxidantes.
Os radicais livres são moléculas contidas na corrente sanguínea que causa danos ao nosso tecido. A forma de produção destes radicais livres é mais simples que imaginamos. No ato de respirar, na prática de exercícios físicos, fumando ou até mesmo com estresse emocional, produzimos radicais livres.
Por isso surgiu o uso regular de antioxidantes para os culturistas. Encontramos substâncias antioxidantes na vitamina C, A e E, além da coenzima Q10, Selênio, Zinco, o N-acetil cistina, selenium, o hormônio melatonina, e alimentos tais como: frutas, legumes, hortaliças e cereais. No mercado encontramos a substancia em diversas formas das mais simples de ser consumidas.
Existe uma curiosidade em relação aos radicais livres: Os exercícios de alta intensidade como a musculação promove o aumento na produção de radicais livres, já os de baixa/moderada intensidade diminui. “Segundo o Dr. Kenneth Cooper os exercícios entre 65-80% da sua freqüência cardíaca máxima tem importância fundamental no combate aos radicais livres. Sem eles as defesas internas de seu organismo contra os radicais livres ficam fragilizadas.”
Os antioxidantes bastante usado na medicina como benefício humano pode ser usado no tratamento de: câncer, AIDS e até mesmo em processos associados ao envelhecimento, como das cataratas, Doença de Alzheimer e outras alterações do sistema nervoso."

Dica de alimentos que são ricos em antioxidantes :

VITAMINA A: cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis e melão.
VITAMINA C: frutas cítricas (laranja, lima, limão), melão, acerola, caju, kiwi, morango, vegetais verdes escuros e tomate.
VITAMINA E: óleos de frutos e sementes, germe de cereais, amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, verduras de folhas verdes escuras e legumes.
BETA CAROTENO: verduras de folhas verdes escuras, abóbora, cenoura e tomate.
ZINCO: cereais integrais, germe de trigo, peixes, mariscos e crustáceos, carnes, aves e leite.
SELÊNIO: castanha do Pará, germe de trigo, peixes, mariscos, fígado, carnes e aves.
BIOFLAVONÓIDES: frutas cítricas e uvas escuras ou vermelhas.
LICOPENO: tomate.
ISOFLAVONA: soja.
CATEQUINAS: frutas silvestres, da família do morango, uva e chá verde.

 *******

TREINO DE HOJE : 6 KM CORRENDO + MUSCULAÇÃO + 2 KM CAMINHANDO.




Um comentário: