Páginas

quinta-feira, 24 de maio de 2012

CORRIDA E RESPIRAÇÃO !!

 Muitas pessoas me perguntam sobre a respiração durante a corrida, ficam curiosas  e questionam algumas situações. Não sou profissional da saúde para explicar, mas deixo aqui um texto que achei bem interessante e simples. Espero que ajude a todos:



"Controlar a respiração e conseguir manter o fôlego até o final do treino ou prova parece missão impossível para você? Acredite, o corpo é capaz de adaptar a entrada de oxigênio com a necessidade da atividade física.
A respiração é a fonte do corredor. O que move o atleta para frente é a troca gasosa realizada no seu metabolismo, ou seja, captar oxigênio do ar e distribuí-lo pelo corpo, principalmente para as musculaturas das pernas, que são as mais solicitadas. Além disso, é o oxigénio que permite a oxidação do hidrato de carbono (carboidrato) e da gordura, produzindo energia suficiente para o corpo se deslocar.
Pelo nariz ou pela boca? Aquela regra de inspirar pelo nariz e expirar pela boca não é absoluta quando o assunto é corrida. Esse tipo de respiração funciona bem em atividades relaxantes, como alongamento e ioga, por exemplo. Mas em ritmos mais acelerados, o organismo necessita de mais energia e, consequentemente, de oxigênio.
O tipo de respiração mais básica da corrida é inspirar pela boca e soltar pelo nariz, mas pode-se respirar pelos dois orifícios também. Mas será que captar o ar pela boca não causa dor no baço? A causa dessa pontada que sentimos do lado está mais associada com a perda na cadência da respiração do que com o orifício pelo qual se inspira. Por isso, é importante manter o ritmo. Essa dor aparece quando o diafragma, que é o músculo que controla o movimento da respiração, trabalha de maneira brusca ou muito intensa.
A idéia é controlar a respiração e não forçá-la. O jeito certo de respirar é aquele que dê conforto para a prática de corrida. A demanda de oxigênio aumenta à medida que a intensidade do esforço também cresce. Para isso, aumentamos a nossa frequência respiratória e, neste momento, o importante é deixar a respiração fluir e permitir que a boca compartilhe da captura de ar do ambiente com o nariz.
A essa técnica de deixar a respiração ao natural é importante para permitir que o corredor fique atento e conheça melhor o seu tipo de respiração. Se o atleta conhece o tipo de respiração mais confortável para ele, só precisa se preocupar em alinhar o ritmo para que o corpo funcione em um mesmo compasso."
Fonte : www.wikaboo.com 

TREINO DE HOJE : 5,8 KM CAMINHANDO + MUSCULAÇÃO.


Foto : Circuito Adidas, inverno (2012)


10 comentários:

  1. Parabéns amiga pelas conquistas diarias,e obrigada por dividi com todos os teus conhecimentos,adorei o texto,a minha dificuldade pra correr também é a respiração.

    ResponderExcluir
  2. Faço musculação, mas não consigo me imaginar correndo.
    Te admiro muito!

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia tanto nos treinos como nas provas, tenho tentado me concentrar na respiração, para encontrar a melhor forma de realiza-la.
    Percebo que na rua ao respirar muito pela boca o maior problema é a secura que fica, afetando até a garganta. Na esteira não tenho tanto esse problema, pois corro com uma garrafinha d'água a postos para manter a hidratação.

    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Já postei a receita do bolo de banana, para vc lá no meu cantinho.
    Depois me conta o que achou. Ótima sexta!!!

    ResponderExcluir
  5. Respiração é realmente importante, né? Eu sinto que existe uma tremenda diferença nessa estratégia aí de compartilhar a respiração correta com a respiração bucal......Dá mais "força"...

    Bom treino pra ti!!!
    Beijocas.
    Fer

    ResponderExcluir
  6. magnificent put up, vеry іnformаtive.
    I ponder whу the oppοsite exρerts οf
    thіs seсtοг dοn't realize this. You must continue your writing. I am confident, you have a huge readers' baѕe already!
    Look into my webpage : v2 cigs reviews

    ResponderExcluir
  7. Ӏ likе the valuablе іnformatiοn
    yоu prоviԁе in уοur аrticles.
    I'll bookmark your blog and check again here frequently. I'm
    quite sure I will lеarn ρlеntу of nеω ѕtuff right herе!
    Βest οf luck fοr the next!

    Here is mу blog post Read www.prweb.com

    ResponderExcluir
  8. I have beеn еxploring fοr a little bіt
    fοr anу high qualіtу articlеs or weblog poѕtѕ in this
    sоrt οf area . Eхploring in Υahoo I at laѕt
    ѕtumblеԁ uρon this wеbsitе.
    Readіng thіs information Ѕo i'm satisfied to show that I have an incredibly good uncanny feeling I came upon just what I needed. I such a lot indisputably will make sure to do not put out of your mind this web site and provides it a glance on a relentless basis.

    my blog :: Silk'Ν Sensepil
    Couрon

    ResponderExcluir
  9. The belt utilizes gel pads postioned more than the center abdominals and
    the outdoors obliques.

    Feel free to visit my web page; www.ornez.com

    ResponderExcluir
  10. Thanks in support of sharing such a pleasant opinion,
    article is pleasant, thats why i have read it entirely

    Here is my web-site; weight loss foods

    ResponderExcluir