Páginas

quinta-feira, 31 de maio de 2012

MINHA REEDUCAÇÃO ALIMENTAR !!!

Oi, pessoal querido !

Conforme falei anteriormente, vou deixar aqui um recordatório de minha reeducação alimentar diária, lá vai :

Despertar - 5hs25min  : beber água

antes de sair - 6 hs - 1 maçã fuji

café da manhã (no trabalho) - 7 hs - leite semi desnatado (180  ml) +  uma colh. sopa de aveia + 1 colh.sopa de far. linhaça dourada + 1 colh. sopa de chia + 1 colh. sopa de amaranto (nem sempre como o amaranto, às vezes esqueço ...)

lanche - 9h30min - 1 banana prata

almoço - 11h30min - 1 pegador alface, 1 pegador tomate paulista, 1 pegador de pepino, meio pegador de brócolis cozido, 1 pegador de vagem ou couve cozida, 1 pegador de cenoura cozida, uma colher servir bem rasa de arroz integral, meia concha feijão preto, 160 gramas de frango grelhado (às vezes incluo um ovo cozido nas refeições)

** Eu consigo variar bastante minhas saladas durante a semana !!!

lanche da tarde 1 - 14 hs (antes do treino) - 1 banana prata + 2 Castanhas do Pará 

lanche da tarde 2 - 17 hs (após o treino) - 180 ml de iogurte natural (ou light) + 1/2 pera + 2 damascos dessecados (às vezes ... nem sempre como eles neste horário !)


18 hs - 1 xícara de chá verde

jantar - 19hs15min - carne de frango grelhada + saladas (normalmente 3 cores diferentes) 
                                                 OU

                   280 ml de sopa (sopa de legumes, sem carboidrato)  + 1 fatia de mamão OU 1 fatia de abacaxi

***  Nos dias que eu corro dez quilômetros, posso  optar por comer um sanduíche de pão integral, com requeijão  light, ou produto semelhante +  presunto de peito de peru light (ou algo semelhante) + alface + tomate.

ceia - 21h30min -  180 ml de iogurte natural (ou light) + meia fruta (a outra parte daquela meia pera que comi lá pelas 17 hs).


** Nos fins de semana eu tento manter mais ou menos este ritmo de alimentos !



TREINO DE HOJE : CORRI  6 KM ENTRE A ORLA E A AV. CEL. MARCOS + MUSCULAÇÃO + 2 KM DE CAMINHADA.


Foto : Poa Day Run

quarta-feira, 30 de maio de 2012

TREINO BOM NA ORLA !!

Hoje foi bom, meu pé não está incomodando, fui pra rua,  corri dez quilômetros. Um dia lindo por aqui, muito sol, temperatura agradável, outono 'dando as caras', isso é ótimo. Tomara que no domingo, dia da Rústica esteja assim ...  Estou bem animada pra correr dia três. 

Em outro momento, quero expor por aqui minha dieta alimentar diária, já que nunca fiz isso ...


TREINO DE HOJE :  10 KM  CORRENDO, ENTRE A ORLA E A AV. CORONEL MARCOS, EM IPANEMA. 


Esta foto é de domingo passado !


E esta foto abaixo não é de hoje, mas o dia está parecido, deste jeito, lindo demais !!!

terça-feira, 29 de maio de 2012

CORRER NO ACLIVE É BOM ????

Hoje fiz um treino com lomba ... É 'puxado' ??  É, mas é necessário ...  na primeira lomba não fui tão bem, com pouca velocidade, mas na segunda vez, foi melhor ... A corrida em aclive é excelente para melhorar a força na corrida. Deixo aqui uma parte de texto que explica bem direitinho sobre o 'correr na lomba' e seus benefícios.


 "Mesmo que sua meta não seja uma corrida com altos e baixos, os treinos em subidas podem fazer muito pelo seu desempenho, pois proporcionam aumento da capacidade neuromuscular e maior recrutamento das fibras musculares. Com treino em subida, correr no plano fica mais fácil, pois o sistema nervoso central “ensina” a musculatura a ativar mais fibras no momento da contração, com ganho de força. A resistência aumenta porque as adaptações neuromusculares aperfeiçoam a potência aeróbia e a remoção do lactato produzido fica otimizada, esclarece o técnico Fernando Carvalho Pessoa, da Race Consultoria Esportiva, de São Paulo.
Energia para subir
O toque do pé no solo é revertido em energia para o corpo. Quanto mais rápida a “batida” dos pés, mais energia em movimento. Como os pés demoram mais para tocar o chão nas subidas, a energia não é aproveitada e acaba perdida. A dica do treinador Darlan Marçal, da Assessoria 5ways Sports Consulting, de São Paulo, é deixar a passada curta, com pouca amplitude, e manter o ritmo. “Tome como referencial o ritmo de plano, mas com a frequência cardíaca 5% mais elevada que o normal. Com a mesma velocidade e os batimentos cardíacos um pouco mais rápidos, o corpo não tem grandes oscilações energéticas.”.
O treinador Alexandre Ribeiro, da Pro Ribeiro, do Rio de Janeiro indica duas subidas por semana no período de base e apenas uma no período específico. Para começar, 3%, que aumentam gradativamente conforme a evolução de cada um.
O médico do esporte e do exercício Gustavo Magliocca recomenda recompor a musculatura ao finalizar o treino, com alongamento com ênfase no quadril e coxas. O esforço para vencer a subida e a sobrecarga – que é normal e gera adaptações – terá uma resposta melhorada se a recuperação for benfeita. O descanso é fundamental."
Texto : Revista The Finisher.


TREINO DE HOJE : 3,5 KM CORRENDO NA RUA (COM LOMBA) + MUSCULAÇÃO + 5 KM DE CAMINHADA.


segunda-feira, 28 de maio de 2012

FOI DADA A LARGADA !!!!!!!!!!

Boa tarde, pessoal, tudo bem ??

Mais uma semana começando e eu bem contente, porque se tudo der certo e meu pé ficar cem por cento, poderei participar da Rústica de Porto Alegre, que vai acontecer juntamente com a 29a. Maratona de Porto Alegre. A rústica será de 8 quilômetros, com largada às sete horas da manhã, em frente ao Hipódromo do Cristal, aqui na zona sul da Cidade. Procurarei me 'comportar' pra não ter surpresa com meu pé. Tudo se mantendo como está, na quarta já posso treinar novamente. Este Evento tem um compromisso com a Sustentabilidade, tão difundida nos tempos atuais.

"A Maratona Internacional Caixa de Porto Alegre tem compromisso com a qualidade de vida do planeta. Saiba como fazer a sua parte no dia do evento".


TREINO DE HOJE : 6 KM DE CAMINHADA + MUSCULAÇÃO.



Imagens do Site da  29a. Maratona Internacional de Porto Alegre





domingo, 27 de maio de 2012

CORRENDO 7 QUILÔMETROS !!

Hoje acho que fiz uma 'arte' rsrs ... não resisti e fui correr (mas meu pé está bom, não dói mais ...). Corri 7 quilômetros, 4 km pela orla e mais 3 km na Cel. Marcos. Depois caminhei  três quilômetros.
Muito bom !!

TREINO : 7 KM CORRENDO + 3 KM CAMINHANDO.



Fotos : Av. Cel. Marcos, hoje cedo.




sábado, 26 de maio de 2012

EFEITO SANFONA !!

O efeito sanfona é uma constante na humanidade. Pessoas que conseguem perder peso, em determinada fase, começam a ganhar o quilinhos a mais. Alguns conseguem aumentar pouca quantidade, outros, praticamente todo o peso perdido anteriormente ... Para evitar este tipo de coisa, a solução é a gente manter uma dieta equilibrada, associada à atividade física constante. Com a prática destes dois itens, dificilmente sofreremos o efeito sanfona. Posso afirmar isso com pleno conhecimento, desde que comecei a ter assiduidade na atividade física e um controle maior na alimentação, não sofri mais com efeito iô-iô !!

Deixo aqui parte de um texto que recebi, que fala sobre o efeito sanfona :

'A maioria dos estudos mostra que o efeito sanfona não afeta a taxa metabólica da pessoa - a taxa na qual o corpo queima combustível (comida) para obter energia. Baseando-se nessas descobertas, o efeito sanfona não deve afetar o sucesso dos esforços futuros para emagrecimento. O metabolismo, porém, diminui à medida que a pessoa envelhece.'  Alguns estudos sugerem que o efeito sanfona pode aumentar o risco para certos problemas de saúde incluindo pressão alta, colesterol elevado e enfermidade na vesícula biliar. Para adultos que não estão obesos e nem têm problemas relacionados ao excesso de peso, especialistas recomendam manter um peso saudável para evitar riscos potenciais associados ao efeito sanfona. Adultos obesos, porém, devem continuar a tentar alcançar ao menos uma modesta perda de peso para melhorar a saúde geral e reduzir o risco de desenvolver enfermidades relacionadas à obesidade.
Perder e recuperar o peso pode ter efeitos psicológicos negativos se você deixar-se ficar desencorajado ou deprimido. O efeito sanfona não deve ser o motivo para você "sentir-se como um fracasso". Ao contrário, é razão para você colocar em foco novamente as mudanças a longo prazo na sua dieta e nível de atividade física para ajudá-lo e manter-se livre dos quilos perdidos.

São necessárias pesquisas adicionais sobre as conseqüências do efeito sanfona. Enquanto isso, se você está obeso ou acima do peso e sofre de problemas de saúde relacionados a isso, tente melhorar sua saúde ao conseguir um emagrecimento modesto. Embora o efeito sanfona possa ter algum impacto no risco de doenças, os problemas de saúde sérios relacionados à obesidade são claramente conhecidos. Se você precisa emagrecer, deve estar pronto para comprometer-se com mudanças para o resto da vida nos seus hábitos de alimentação e atividade física.


TREINO DE HOJE : 5 KM CAMINHANDO + MUSCULAÇÃO.



sexta-feira, 25 de maio de 2012

AZEITE EXTRA VIRGEM !!

Hoje vou deixar um texto que tenho guardado aqui, faz tempo, muito bom, que fala sobre o azeite extra virgem. A autoria é de Marcelo Sendon :

"O aporte de lipídios em qualquer dieta é indispensável. Lipídeos possuem papel fundamental na homeostase e no bom funcionamento como um todo. Servem de matéria prima para fabricação hormonal e outras secreções e também envolvem a membrana celular.
Você conhece o Azeite Extra-Virgem? Se não, está convidado a entrar neste tópico, conhecer e inclui-lo já em sua dieta, afim de aproveitar todos os seus benefícios.
Consumir 0,5-1,5g/kg de lipídios por dia é aproximadamente o ideal para um praticante de atividades físicas. E, lembre-se que consumir gordura não significa tornar-se gordo. A gordura corpórea (e não os lipídeos em si) são geradas pela alta ingestão calórica seguida do baixo gasto e não pelo consumo do macro-nutriente tão importante.
Pois bem, então que tal consumir o azeite extra-virgem? Quais são seus benefícios? Em quais horários poderia ser utilizado.
Primeiramente, o Azeite Extra-Virgem, recebe esse nome porque possui melhor qualidade devido a extração da parte líquida de frutas maduras e de boa qualidade (azeitonas) logo na primeira filtragem e, de maneira rápida. Além disso, não são adicionados outros tipos de óleos ou substâncias. Isso garante as condições sensoriais (paladar, aroma, viscosidade e outros) e, claro, as propriedades do óleo.
O Azeite pode ser consumido a qualquer horário (menos na primeira refeição e na refeição pós-treino, pois qualquer gordura atrasa o esvaziamento gástrico rápido e, consequentemente faz a absorção ser mais lenta). Antes de dormir e em uma das principais refeições já é o suficiente.
Alguns benefícios do Azeite Extra-Virgem são:
- Alto teor de Vitamina E;
- Previne doenças cardiovasculares e colesterol;
- Com ligamentos lipídicos no ciclo de Krebs, lipólise e outros processos, ajuda a eliminar gordura corpórea.
- Possui substâncias antioxidantes;
Cuidados:
- Não aquecer o óleo (em altas temperaturas) afim de não saturá-lo;
- Cuidado com a conservação para preservar os níveis de acidez e suas propriedades;
- Lembre-se que o azeite, apesar de benéfico é extremamente calórico, então, não abuse."



TREINO DE HOJE :   5,4 KM   CAMINHANDO   +   MUSCULAÇÃO.




quinta-feira, 24 de maio de 2012

CORRIDA E RESPIRAÇÃO !!

 Muitas pessoas me perguntam sobre a respiração durante a corrida, ficam curiosas  e questionam algumas situações. Não sou profissional da saúde para explicar, mas deixo aqui um texto que achei bem interessante e simples. Espero que ajude a todos:



"Controlar a respiração e conseguir manter o fôlego até o final do treino ou prova parece missão impossível para você? Acredite, o corpo é capaz de adaptar a entrada de oxigênio com a necessidade da atividade física.
A respiração é a fonte do corredor. O que move o atleta para frente é a troca gasosa realizada no seu metabolismo, ou seja, captar oxigênio do ar e distribuí-lo pelo corpo, principalmente para as musculaturas das pernas, que são as mais solicitadas. Além disso, é o oxigénio que permite a oxidação do hidrato de carbono (carboidrato) e da gordura, produzindo energia suficiente para o corpo se deslocar.
Pelo nariz ou pela boca? Aquela regra de inspirar pelo nariz e expirar pela boca não é absoluta quando o assunto é corrida. Esse tipo de respiração funciona bem em atividades relaxantes, como alongamento e ioga, por exemplo. Mas em ritmos mais acelerados, o organismo necessita de mais energia e, consequentemente, de oxigênio.
O tipo de respiração mais básica da corrida é inspirar pela boca e soltar pelo nariz, mas pode-se respirar pelos dois orifícios também. Mas será que captar o ar pela boca não causa dor no baço? A causa dessa pontada que sentimos do lado está mais associada com a perda na cadência da respiração do que com o orifício pelo qual se inspira. Por isso, é importante manter o ritmo. Essa dor aparece quando o diafragma, que é o músculo que controla o movimento da respiração, trabalha de maneira brusca ou muito intensa.
A idéia é controlar a respiração e não forçá-la. O jeito certo de respirar é aquele que dê conforto para a prática de corrida. A demanda de oxigênio aumenta à medida que a intensidade do esforço também cresce. Para isso, aumentamos a nossa frequência respiratória e, neste momento, o importante é deixar a respiração fluir e permitir que a boca compartilhe da captura de ar do ambiente com o nariz.
A essa técnica de deixar a respiração ao natural é importante para permitir que o corredor fique atento e conheça melhor o seu tipo de respiração. Se o atleta conhece o tipo de respiração mais confortável para ele, só precisa se preocupar em alinhar o ritmo para que o corpo funcione em um mesmo compasso."
Fonte : www.wikaboo.com 

TREINO DE HOJE : 5,8 KM CAMINHANDO + MUSCULAÇÃO.


Foto : Circuito Adidas, inverno (2012)


quarta-feira, 23 de maio de 2012

TREINAMENTO FUNCIONAL, VOCÊ CONHECE ??

Vocês sabem o que é treinamento funcional ?? Atualmente, fala-se muito sobre esta atividade. Mas é algo que já existe há muitos anos.
O treinamento funcional é um trabalho onde se busca, através de movimentos específicos ou não, gestos que são realizados no nosso cotidiano. Soma-se a isso alguns equipamentos tais como : bolas, pesos, caneleiras e afins, combinados com determinadas técnicas : puxar, agarrar, empurrar, etc, com o intuito de aumentar a funcionalidade do movimento. Globalmente falando, a pessoa obtém consciência corporal com esta atividade. É largamente utilizado para pessoas lesionadas, também. O treinamento funcional é um grande aliado da musculação e outras atividades. Na minha academia, alguns exercícios são relacionados ao treinamento funcional !


TREINO DE HOJE : 4 KM CAMINHANDO + MUSCULAÇÃO.

E agora é esperar a   e fazer a drenagem linfática, que hoje é dia !!

Foto : praça, aqui perto, muito boa pra caminhar e correr.


terça-feira, 22 de maio de 2012

CORRENDO NA RUA ????

Oi, pessoal !!

Corri na rua  ...  Divaguei, pensei na vida. É muito bom !!  Daí que me vem à mente a idéia de que ficar somente na esteira, torna-se enfadonho, cansativo. Claro que sempre ouço alguma música, mas correr na rua, em meio às árvores e olhando para uma vista maravilhosa, é tudo de bom !! A gente nem sente o percurso. A natureza, o movimento, pessoas circulando, enfim, é muito  legal poder ter a chance de correr num percurso privilegiado, o ar agradabilíssimo (mas hoje estava meio calor ...), enfim, são vários aspectos positivos em relação a ficar somente na esteira. Além disso, força mais, queima mais caloria e a gente vai ficando mais acostumada com os circuitos de corrida de rua.

MEU TREINO DE HOJE : 5,5 KM CORRENDO + MUSCULAÇÃO + 2,5 KM CAMINHANDO.


* * * * * * *

Foto : Pessoas queridas que correram pelo Grupo Enjoy. A terceira, da esquerda pra direita, é a professora Michele (academia da cidade de Canoas), muito solícita com todos.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

SORTEIO NO BLOG DA ROSÂNGELA BARBIERI !!






Olhem que legal o que a amiga Rosângela Barbieri está sorteando, PARTICIPEM  !!



http://www.romassoterapeuta.com/2012/05/sorteio-oleo-de-cartamo-e-farinha-de.html

RESULTADO DO CIRCUITO ADIDAS - DICAS PARA QUEIMAR A GORDURA CORPORAL

Então é isso pessoal, consegui um quinto lugar na minha categoria, e o tempo foi realmente de 27minutos23segundos, classificação por sexo : 86, pace médio : 00:05:28 e velocidade média total : 10,9 Para quem estava com um pouco de receio de correr, por conta do pé esquerdo, até que não está tão mal.


TREINO DE HOJE : 3KM CORRENDO + MUSCULAÇÃO + 2,5 KM CAMINHANDO.

*******

Vou deixar por aqui um texto muito bom que recebi por mail, Nas dicas de musculação de Marcelo Sendon. Leiam com atenção, porque ele é muito bom e elucidativo :

"Conheça algumas dicas simples e rápidas para que você possa aumentar a sua queima de gordura corporal

Quem busca a definição muscular, após um ganho significativo ganho muscular ou, até mesmo aqueles que já possuem a necessidade urgente de eliminar alguns muitos quilos de gordura excedentes em seu corpo, seja por questões estéticas e/ou de própria saúde, sabem o quão difícil é esse processo, principalmente após algumas semanas. Isso porque, o corpo tende a se acostumar com os diversos estímulos, sejam dietéticos ou físicos, que lhe é dado. Portanto, pela lei da adaptação, teremos uma maior dificuldade durante as semanas decorrentes e, dificuldade essa que só tenderá a aumentar conforme formos negligenciando novas tentativas.
Portanto, mais do que sair aplicando métodos, é importante primeiro conhecer algumas formas de aumentar essa queima de gordura de maneira relativamente natural e simples, otimizando cada vez mais os seus ganhos. Hoje, conheceremos algumas delas.

1 – Consumo protéico

Um dos primeiros fatores que devem ser observados em uma dieta de emagrecimento ou que visa a definição muscular é a quantidade de proteínas ingeridas. Sendo o único macronutriente capaz de construir músculos e, teoricamente, constituir a musculatura, as proteínas necessitam de um aporte adequado na dieta. Porém, aporte este que deve estar ajustado de acordo com as necessidades individuais de cada um. Portanto, tanto o excesso proteico será prejudicial, quanto a falta também será.
O excesso do consumo proteico poderá ser convertido em gordura corpórea, além da possibilidade de causar inúmeros prejuízos para a saúde, visto que um dos metabólitos das proteínas é a amônia, extremamente tóxica ao corpo e, em especial ao sistema nervoso central. Ainda nos prejuízos, para que essa amônia seja eliminada, há necessidade de um trabalho extra dos rins e do fígado, órgãos esses que podem então, diante a tal situação ter algum tipo de dano pela sobrecarga.
Por sua vez, o consumo inadequado de proteínas pode gerar malefícios tais quais a perda de massa muscular, perda óssea, declínio em algumas funções hormonais e imunitárias entre outros, fazendo com que, além de esteticamente ruim o resultado, ele não seja lá extremamente saudável.
As proteínas ainda apresentam ótimas vantagens que podem ser aliadas a esse processo de queima de gordura, como a termogênese de até 35% a mais do que os carboidratos, favorecendo o aumento da taxa metabólica basal e consequentemente do consumo calórico.

2 – Frequência entre as refeições

Apesar de ser um assunto ainda muito controverso, diversas são as formas que podemos distribuir as calorias e, consequentemente os nutrientes durante o dia, obedecendo não só as necessidades individuais dietéticas, mas também, as preferências individuais, as possibilidades e impossibilidades da rotina do indivíduo, as questões financeiras etc etc etc.
Antigamente, preservava-se o hábito das 3 principais refeições do dia: O Café da manhã, o almoço e o jantar. Em alguns casos ainda, se considerava um café ou chá da tarde e talvez um copo de leite ou chá antes de dormir, para os mais famintos. Entretanto, esses hábitos foram se mudando e, com algumas bases, passou-se a defender a ingestão um pouco mais frequente de alimentos, contemplando de 5 a 6 refeições por dia para um indivíduo saudável ou até mesmo com leves problemas como o sobrepeso leve.
Hoje ainda, alguns profissionais costumam defender o consumo de alimentos com certa frequência/regularidade, visando objetivos como: Controle do apetite, controle da liberação de insulina, evitar superlotação estomacal (apesar disso ser difícil no emagrecimento), possibilitar uma menor interação entre micronutrientes competitivos, entre outros. Mas, o que parece mais importante nisso tudo é mesmo o que novas pesquisas vem demonstrando: Comer com frequência ajuda a preservar a massa muscular e, como sabemos, ela é importantíssima não só por questões estéticas, mas para um bom metabolismo (e velocidade do mesmo) também.
Portanto, já que não há, propriamente dita uma regra sobre a frequência alimentar, cabe ao profissional que está orientando a dieta, entender e entrar em um acordo com seu paciente a fim de estabelecer a melhor ou as melhores estratégias para tal.

3 – Cuidado com o consumo de glicídios

Glicídios são a fonte energética melhor aproveitada pelo corpo humano. Isso porque, possuímos equipamento básico e fundamental projetados para digerir, absorver e metabolizar em diversas vias esses produtos finais da digestão. Assim, glicídios, por serem ótimas fontes de energia, também podem ser estocados muito facilmente. Mas, não só por isso: Os glicídios são o principal fator de ativação da secreção de insulina, um dos principais hormônios envolvidos com a sinalização de síntese e, entre essas sínteses, está a de TG para estoque. Portanto, é conveniente que tomemos cuidado não só com as quantidades de carboidratos ingeridas, mas também, com os momentos em que eles são ingeridos (devendo ser priorizados os momentos precedentes e antecedentes ao treinamento e na primeira refeição) e, claro, com o tipo de carboidratos que são ingeridos, dando preferência aos complexos.

4 – Treinamentos aeróbios em sistema HIIT

Hoje, sabe-se que uma das formas mais eficazes de queimar gordura é pelo treinamento de alta intensidade, conhecido como HIIT. Este, pode ser feito de diversas maneiras e possui inúmeros benefícios não só relacionados ao seu baixo tempo de duração, o fazendo poupar tempo, mas também e, principalmente, pelos efeitos metabólicos, como o aumento de testosterona, o aumento de enzimas que recrutarão a gordura corpórea etc. Assim, você pode realizar moderadamente em frequência esse sistema e, sempre com pelo menos 6h de distância do treino de pesos (resistido).
Lembre-se: Essa prática NÃO DEVE ser feita em jejum.

5 – Utilize especiarias e alimentos termogênicos

Especiarias termogênicas podem ser extremamente válidas para quem deseja aumentar o metabolismo e, consequentemente gastar mais calorias durante o dia de maneira natural. Algumas dessas podem ser a canela (que também aumenta a sensibilidade à insulina), as pimentas diversas (cuidado com a páprica, apenas), o cravo (também cmoderação), o chá-verde (branco) e outras infusões como o café e outras ervas."

           Foto : Capa da Vivamais, com uma matéria sobre
 meu emagrecimento (sempre grata  à Barbieri  por ter me ajudado à divulgação)


domingo, 20 de maio de 2012

ADIDAS, LÁ FUI EU ...


E lá fui eu para o Circuito Adidas, Inverno, na data de hoje ! Temperatura agradável, mudaram o local da largada, pegou muita gente de surpresa, pelo que observei ... 
Meu pé não incomodou na hora, mas depois senti um pouco ...

Meu tempo foi 27min23seg, ruim em relação às outras provas ... Mas tudo bem, não estou 100%. A classificação ainda não saiu, não entendi ...
Agora é se recuperar e enfrentar mais alguma corrida adiante.  As fotos terei que esperar alguém me mandar, porque não levei o celular.


sábado, 19 de maio de 2012

TREINO E DESCANSO !

Tão importante quanto o treino é o descanso ... Sem ele não existe a recuperação do nosso organismo ... Mesmo que se treine diferentes grupos musculares, estressamos todo o corpo, por isso a importância do descanso.  E para um bom rendimento, temos que seguir à risca este procedimento. Então, dona ivana, descansar, porque amanhã tem corrida !


CAMINHADA DE 5 KM NA ORLA, MUITO BOM !





  

sexta-feira, 18 de maio de 2012

AINDA SOBRE CARBOIDRATOS ...

Olá, pessoal, todo mundo se comportando com relação à reeducação alimentar ?? Por aqui tudo certo, consegui chegar na sexta-feira sem 'escorregões'.  Vou deixar um texto que recebi por mail, é parte do texto, apenas; fala sobre os CARBOIDRATOS, muito falados durante a reeducação alimentar ... 


 "Responsável por garantir a energia e o bom-humor, os carboidratos são essenciais. Mas não é verdade que pão e macarrão não engordam? Estudos recentes comprovam que a melhor forma de emagrecer é manter uma dieta equilibrada, sem restrições. De acordo com a nutricionista e secretária-geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, Vanderli Marchiori, se ingeridos na proporção certa, o alimento não contribui para o ganho de peso. 'Se a ideia é emagrecer, nada de eliminar nutrientes, mas consumir em quantidades adequadas', afirma a nutricionista. Os carboidratos, encontrados principalmente em pães e massas, são os responsáveis por garantir a energia necessária para que o nosso corpo funcione bem, por isso o alimento é tão importante para quem precisa enfrentar as múltiplas tarefas do dia a dia. A nutricionista explica que para ter uma alimentação saudável é recomendado que 60% do total das calorias ingeridas em cada refeição sejam compostas por carboidratos, 25% por gorduras e 15% por proteínas. De outro lado, a nutricionista Flávia Ferazzo Figueirêdo fala que apesar dos carboidratos serem alimentos que produzem energia, nem todos são iguais. Segundo ela, os piores carboidratos estão presentes em alimentos, em sua maior parte, de grãos excessivamente refinados, como: pão branco, arroz branco e massas. 'Açúcares e doces são os grandes vilões. Estes carboidratos estimulam insulina, hormônio de armazenamento, onde sua tarefa é pegar o excesso de glicose dos carboidratos nutricionais e armazená-los nos tecidos adiposos como gordura', ressalta."
(Texto de Paula Perdiz)



TREINO DE HOJE : 4,5 KM CAMINHANDO + MUSCULAÇÃO


Imagens de hoje, na orla, o dia está maravilhoso !!!



quinta-feira, 17 de maio de 2012

CIRCUITO ADIDAS, LÁ VOU EU !!!!

E neste domingo, dia 20, tem mais uma corrida, é o Circuito Adidas, Inverno. A largada vai acontecer às 8 horas, no local de sempre, av. Edvaldo P. Paiva, ao lado do Parque Marinha do Brasil. Um excelente visual, às margens do Rio Guaíba. Vou correr 5 km (se o meu pé esquerdo me permitir ... ). A querida amiga Rosângela Barbieri  também estará por lá, correndo.

*******

 TREINO DE HOJE : 4 KM CORRENDO (ainda cuidando do pé ...)  + MUSCULAÇÃO + 3 KM DE CAMINHADA.


O kit é bem legal, conforme a imagem abaixo (a jaqueta é do kit vip). As medalhas este ano são de forma diferente, muito bonitas !!




terça-feira, 15 de maio de 2012

OS BENEFÍCIOS DA ROMÃ, VOCÊ SABIA ???

Olá, pessoal !!


Saiu no jornal Zero Hora do dia 08-5-2012, na seção bem-estar, sobre a Romã, muito legal a matéria, leiam :


"A romã é uma fruta amplamente reconhecida por suas propriedades antioxidantes que combatem os radicais livres.
 Atenta a esses benefícios, a indústria cosmética lança linhas de produtos utilizando extratos da fruta nas fórmulas de sabonetes, xampus e cremes. O uso da romã nas fórmulas é considerado uma tendência no ramo dos cuidados pessoais.
Para a pele, a romã possui excelente propriedade antioxidante, favorecendo a renovação da pele. O óleo de romã também contém propriedades nutritivas e hidratantes que ajudam a melhorar a elasticidade e a maciez da pele.
Nos cabelos, os ativos antioxidantes da romã ajudam a potencializar o brilho dos fios.
 O extrato da fruta é um bom aliado para quem tem cabelos tingidos, pois suas propriedades atuam na manutenção da cor por mais tempo.
A fragrância da fruta é suave e envolvente. Conta-se que a árvore da romã foi consagrada à deusa Afrodite, pois se acreditava em seus poderes afrodisíacos."

** Grifo meu.
******

TREINO DE HOJE : 4 ,5KM CAMINHANDO + MUSCULAÇÃO (meu pé ainda dói).






Imagem Romã : Zero Hora.


segunda-feira, 14 de maio de 2012

RECEITINHA SAUDÁVEL E RÁPIDA !!

Olá, pessoal !!


Recebi por mail, da minha amiga Renata, uma receitinha bem fácil e saborosa :

SALADA CORES DE MAIO  (p/2 porções)

INGREDIENTES :

1 embalagem de mistura para saladas
200 gramas de cenoura, ralada
30 gramas de cebola vermelha, fatiada
10 tomates cereja
100 gramas de peito de peru grelhado, fatiado
2 fatias de queijo magro, fatiado
Azeite 

Vinagre Balsâmico
Sal


PREPARO :

Junte a mistura para saladas, as cenouras e a cebola num recipiente para saladas. Regue com o azeite e o vinagre e salpique com um pouco de sal. Divida o preparado por dois pratos e por cima disponha as fatias de peru grelhadas, os tomates cereja e o queijo.
(180 calorias por porção)

TREINO DE HOJE : 6,5 KM CORRENDO + MUSCULAÇÃO + 2,5 KM DE CAMINHADA.





domingo, 13 de maio de 2012

MÃE !!


Ser mãe é viver sem medir dificuldades, carinho e amor !! (by ivana)

Parabéns a todas as mamães nesta data tão especial !






sábado, 12 de maio de 2012

SÁBADO É DIA DE CORRIDA !!

E hoje corri na orla ... Seis quilômetros. Estava ótimo, temperatura agradável, umidade do ar, creio que baixa, excelente. Depois, academia, musculação. Meu pé ainda incomoda, um pouco, mas mesmo assim fui correr ... de leve, claro ...
Um bom sábado a todos, de noite eu volto para ler os amigos !!

6 KM CORRENDO + MUSCULAÇÃO + 2,5 KM DE CAMINHADA.

Foto : Poa Day Run.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

CORRIDA E HIPOGLICEMIA !!

Nesta semana, após correr dez quilômetros, ao chegar em casa eu comecei a sentir um mal-estar, senti náuseas, um pouco de tremedeira, sensação de fraqueza ... Fiquei assustada, tomei água, bem devagarinho e me reestabeleci ... Após, procurei ingerir algum carboidrato ... Depois, tudo passou ...Associei o mal-estar à falta de carboidrato, eis que eu tinha me alimentado erroneamente no almoço e antes do treino, também, deixei a desejar com relação ao carboidrato. Tenho praticamente certeza que isso aconteceu em função da alimentação errada, porque estou em dia com minha saúde, exames tudo ok.



Vocês sabem quais as causas da hipoglicemia ??

A baixa de glicose no sangue pode acontecer nos indivíduos portadores de diabetes quando a dose de insulina injetada é excessiva, acontecendo o mesmo com os comprimidos que se toma para baixar a glicose no sangue (antidiabéticos orais) ou por omissão de uma refeição;

ou

por ingestão insuficiente de hidratos de carbono (vulgarmente chamados de farináceos) na alimentação diária; ou por atividade física intensa e inadequada; ou, ainda, por uma combinação de vários destes fatores.


Resumindo, pessoal, temos que nos alimentar corretamente, antes da atividade física mais intensa. Fica o alerta !!


TREINO DE HOJE : CORRI 3 KM + MUSCULAÇÃO + 3 KM DE CAMINHADA.




Foto : Poa Day Run





quinta-feira, 10 de maio de 2012

AINDA SOBRE REFRIGERANTES - UM EXCELENTE TEXTO !

Amigos, e a propósito de refrigerantes diet e afins, olha o que recebi hoje, em Dicas de Musculação (http://dicasdemusculacao.com), de Marcelo Sendon. É um pouco extenso, mas vale a pena ler :

 

"Será que realmente a água é a melhor bebida para usarmos durante as refeições? E os refrigerantes são tão vilões assim? Saiba neste artigo!

Um dos hábitos mais antigos do ser humano ao alimentar-se com comida sólida é ingerir algum tipo de bebida. Bebida essa que pode variar de acordo com cada cultura, cada findalidade, cada disponibilidade e, claro, com cada preferência. Mas, não é pra menos: O corpo humano basicamente é composto por água e líquidos são fontes de água também. Por conseguinte, a água auxilia na dissolução de diversos compostos e, na grande parte dos casos, auxilia nesses compostos iniciados na digestão.
Ingerir líquidos com alimentos significa não só uma questão de gosto ou cultural, mas fisiológica também. Indiretamente como líquido, a saliva possui papel fundamental no processo digestivo, pois, além de ajudar na lubrificação do alimento, possibilitando uma melhor movimentação no trato gastrointestinal, ainda auxilia na dissolução de alguns compostos, possui como principal enzima a amilase, responsável por hidrolisar as primeiras cadeias de amido. Entretanto, apesar de toda a função fisiológica dos líquidos na digestão, muito se tem falado nos últimos tempos sobre a ingestão combinada de alimentos e bebidas, em suas diferentes formas. Com isso, diversas opiniões são formadas a respeito desse assunto. Então, vamos começar a entender algumas delas.
Primeiramente, é importante deixarmos claro que não existe um consenso que defina se ingerir ou não líquidos durante as refeições interfere positivamente ou negativamente em algum dos processos de digestão ou absorção dos nutrientes e, tampouco, quais são as melhores bebidas para tal momento. Porém, o que se tem e o que se pode afirmar de mais correto é que cada caso deve ser individualizado, respeitando as necessidades de cada um.

Os Refrigerantes Zero

Refrigerantes basicamente são bebidas saborizadas e coradas com adição de gases e alguns outros nutrientes/compostos como açúcar ou edulcorantes, além dos conservantes, é claro! Sinteticamente elaborados, os refrigerantes hoje dominam grande parte da gandulas de supermercados na área de bebida e, também fazem parte do grupo das bebidas mais consumidas mundialmente. O excesso de consumo, inclusive hoje, é um sério problema que vem aumentando com toda essa sociedade obesogênica que temos.
Os refrigerantes inicialmente possuíam, para o sabor adocicado, a adição de açúcar em diferentes quantidades que, aos poucos passou a ser padronizada com determinadas legislações. Porém, depois de anos, com toda essa implementação por de hábitos saudáveis de vida (e depois de decorrerem diversos problemas de saúde ou problemas de saúde agravados por tal), a indústria sentiu-se na necessidade de elaborar refrigerantes que atendessem a determinados grupos como pessoas que estivessem acima do peso, diabéticos, pré-diabéticos e outros, fazendo-os possíveis de consumo.
Inquestionável é que essa tecnologia melhorou muito dos primeiros produtos. A adição de sódio foi reduzida, compostos menos prejudiciais foram adicionados nos lugares dos mais prejudiciais, os teores de alguns compostos ainda prejudiciais foram também reduzidos. Porém, não podemos ser hipócritas e dizer que refrigerantes se tornaram a bebida mais saudável do mundo. Eles ainda possuem seus malefícios como adoçantes não muito interessantes como o aspartame, que apesar de não haver nada que comprove cientificamente, existem especulações de que o mesmo pode ocasionar problemas relacionados ao câncer, a problemas durante a gestação, problemas relacionados ao sistema nervoso, mal de Alzheymer etc. Além disso, ingerir muitas substâncias sintéticas em alguns casos está associado com causar algum tipo de mutação gênica. Porém, como já dito, tudo é especulação.
O que se tem de mais preciso sobre os refrigerantes tradicionais, diet, light ou mais recentemente os “zero” é o fato de conterem gás. Quando ingerimos tais bebidas, por questões físicas, os gases tendem a se expandir. Porém, se eles estão no estômago, irão se expandir para o estômago e, posteriormente encaminhados para a digestão no intestino delgado e grosso, ou voltando pelo esôfago. O resultado é que teremos produção de… gases, isso mesmo! Além do mais, pessoas com algum tipo de gastrite ou problemas genéricos podem ser extremamente afetadas pelo consumo excessivo dessa bebida, devido a expansão do estômago. Isso, sem contar que muitos desses produtos contém quantidades significativas de fenilalanina e, isso pode ser extremamente prejudicial para fenilalanínicos.
Não podemos ser céticos e dizermos também que de tudo refrigerantes só fazem mal. Eles podem ser úteis, quando não contém açúcar, para ajudar no controle da saciedade, ou até mesmo no controle pela busca por doces. Portanto, mais valerá a moderação e a baixa frequência no consumo do que qualquer outra coisa.

Os sucos de frutas

Os sucos de frutas talvez sejam tão antigos quanto qualquer outra bebida. Por mais que não estejamos falando da preparação “suco” onde racionalmente se extrai a parte líquida das frutas ou a processamos de forma a ser misturada com algum líquido ou triturada a ponto de tal, o simples fato de consumi-las in natura, já pode ser considerado um consumo de seu “suco”, ou parte líquida, como citado.
Com toda a evolução do homem ,cada vez mais técnicas alimentares foram implantados nos alimentos in natura para diversas finalidades, como conservá-los, obter melhores valores nutricionais, obter preparações relativamente mais saborosas, entre outras. E obviamente, os sucos não poderiam ficar por fora dessa. Hoje, temos uma infinidade de sucos e nectars. Aliás vale salientar que a maioria do que encontramos nos supermercados são, na verdade, nectars e não sucos. Sucos são obtidos de forma natural a partir da extração da parte líquida da fruta. Já nectars são compostos de sucos de frutas, aditivos químicos, água, açúcar ou adoçante e outras substâncias mais em alguns casos.
A primeira vista, os nectars que contém açúcar refinado já não são lá boas opções: Alto índice glicêmico, carboidratos simples, baixo teor de nutrientes etc. Mas, como nosso enfoque é, propriamente nos sucos naturais, então deixemos o fator “açúcar refinado” de lado e falemos especificamente do açúcar presente em maior quantidade nas frutas: A frutose.
A frutose é um carboidrato simples e que durante muito tempo foi idolatrada por não causar picos glicêmicos, inclusive sendo utilizada largamente e até hoje por diabéticos. Entretanto, com o decorrer de pesquisas, começou-se a notar que a frutose poderia ser muito mais maléfica do que benéfica, propriamente dita. Entre outras muitas coisas, hoje a frutose é associada com o acúmulo de gordura corpórea, com o aumento na produção de triglicerídeos, com a resistência à insulina, com sobrecargas hepáticas, com problemas cardiovasculares entre alguns outros.
O metabolismo hepático da frutose pode facilmente ocasionar o aumento da gordura corpórea, isso porque, a frutose basicamente não seguirá o mesmo caminho da glicose, inicialmente. Do contrário, ela será metabolizada em forma de glicogênio hepático. Acontece que, quando esses níveis já estão completos ou relativamente completos, qual será a próxima via de utilização? Quem pensou “para estoque de energia em forma de gordura”, acertou.
Mas, não condenemos por completo os sucos de frutas. Eles possuem vitaminas e sais minerais que são de extrema importância para a manutenção do metabolismo. Além disso, seus antioxidantes importantes para combater radicais livres, são fundamentais não só para o praticante de musculação nem tampouco para o atleta, mas para qualquer um que deseja obter uma melhor qualidade de vida. Entretanto, devo dizer que, entre sucos de frutas e as frutas, propriamente ditas, acho uma opção mais válida as frutas, pelo maior teor de fibras e também, no caso das frutas de alto índice glicêmico, pela redução do mesmo justamente pela presença de fibras.

Água

A água dispensa qualquer tipo de comentário sobre sua importância. Cerca de 60-70% do corpo é formado por água, mostrando logo de início sua importância.
Entre diversos papéis, a água possui a função de ser solvente universal, possibilitar que as reações químicas aconteçam em nosso corpo (visto que elas só acontecem em meio aquoso), possibilita a dissolução de compostos enzimáticos ou não, hidrata as células, mantendo sua tonicidade e volume corretos, ajuda na excreção, na digestão (inclusive na eliminação fecal), promove a lubrificação de diversas estruturas (por exemplo, ela é presente no líquido sinovial), dilui secreções, auxilia na manutenção da temperatura corpórea etc etc etc
A água dificilmente será um nutriente que poderá fazer mal em algum momento a não ser em casos de patologias específicas que requerem algum tipo de restrição. Mesmo durante a alimentação, a água não trará prejuízos. Alguns céticos, costumam dizer que a água irá atrapalhar os processos digestivos através de inibições ou dissoluções enzimáticas, alteração do pH, dissolução dos sucos digestivos entre outras bobagens. Porém, comprovação científica, não há. Portanto, vale a moderação no consumo durante a refeição apenas para evitar desconfortos gástricos (o que também não é algo que todos costumam sentir).
A água ainda pode ser vantajosa na medida em que não apresenta valor calórico e pode auxiliar na saciedade momentânea pós-refeição.
Conclusão:
Afinal, qual seria a melhor bebida? Na realidade, não existe a melhor bebida ou a bebida ideal. Todas apresentam vantagens e desvantagens de acordo com a individualidade de cada um e principalmente de acordo com a forma de tais líquidos podem ser ingeridos. Enquanto refrigerantes diet/light/zero não possuem calorias e podem ser utilizados sem medo nesse aspecto, eles possuem bons teores de sódio e adoçantes sintéticos, podendo não ser convenientes se consumidos em excesso. Os sucos de frutas, entretanto, possuem vitaminas e sais minerais, porém, grande quantidade de carboidratos simples, em especial a maléfica frutose e, se consumidos em excesso podem estar associados com o ganho de gordura, aumento na resistência a insulina etc. Já a água, mesmo sendo um nutriente sem calorias e teoricamente liberado, pode interferir em algumas pessoas no que se diz respeito a desconfortes gástricos pós-refeição (assim como quaisquer outros líquidos).
Acima de tudo, vale não a restrição total por todas as bebidas, mas uma moderação e um equilíbrio entre elas, mesclando funcionalidade, necessidade e preferência."[

* * * * * * *

TREINO DE HO JE  :  3 KM CORRENDO NA ORLA + MUSCULAÇÃO + 3,8 KM  CAMINHANDO.


Não sei não, minha nova aquisição NÃO é confortável para correr ... Não aprovei na pista e nem na esteira ... Vou ver o que posso fazer com este modelo (foi bem oneroso e mesmo assim desconfortável ?? dói meu calcanhar... ).


quarta-feira, 9 de maio de 2012

~^~ A ALIMENTAÇÃO E A CORRIDA ~^~

 

Um texto que recebi, há tempos atrás sobre  a 'dupla'  ALIMENTAÇÃO E CORRIDA !


"Apesar de ser uma prática saudável e recomendada, a corrida é muito desgastante e exige muitos cuidados com a alimentação e hidratação, pois o excesso de perda de peso durante essas provas pode provocar no atleta câimbras, dores musculares e outros danos.
Para ter um bom rendimento durante o exercício é fundamental ter uma alimentação saudável, composta por todos os nutrientes como carboidratos, lipídeos, proteínas, vitaminas e sais minerais, além de uma boa hidratação. Deixar de realizar alguma refeição pode atrapalhar muito nos treinos, diminuindo o rendimento e fazendo com que a massa magra seja degradada, tornando-se ideal a adaptação da alimentação de acordo com o horário da prática do exercício. Importante lembrar que a boa alimentação deve ser contínua não só em época ou véspera de competições.

Hidratação :

A corrida resulta em uma grande perda de líquido para o atleta, pois perdemos muito com o suor. O principal objetivo da hidratação é restabelecer o volume sanguíneo para que o controle da temperatura possa ser normalizado. A melhor bebida para a reposição é a água, mas se o exercício for de longa duração ou realizado em período de calor muito forte, deve-se fazer o uso de bebidas isotônicas.
Alimentação Antes da corrida:

O ideal é consumir alimentos ricos em carboidratos com baixo índice glicêmico, ou seja, carboidratos que são absorvidos lentamente pelo organismo. Mas isso deve ser ingerido de 2 a 4 horas antes do treino. Assim, eles são liberados aos poucos durante a corrida, evitando a hipoglicemia, que é a queda da taxa de glicose no sangue. Um pouco antes do treino, mais ou menos 15 minutos, pode-se consumir uma fruta. Considerando-se, que se a pessoa possui tolerância a alimentos sólidos nesses momentos, devem-se utilizar as soluções de carboidratos. Soluções em torno de 4-8% de carboidratos são capazes de cumprir duas funções ao mesmo tempo: hidratar e fornecer carboidrato lentamente. Uma boa opção são as bebidas esportivas ou o preparo em pó de maltodextrina/dextrose.

Alimentação Durante a corrida :

Quando for longa ou durar mais que 1 hora a ingestão de carboidrato ou de suplemento melhora o rendimento do exercício. Se não for consumido pode levar a uma hipoglicemia ou fadiga muscular e redução do rendimento.

Alimentação Depois da corrida ;

Logo após o exercício, para a recuperação das energias é preciso ingerir carboidratos, repondo os estoques de glicogênio. Preferir os carboidratos de alto índice glicêmico (batata, melancia, biscoitos, banana, etc.), pois a absorção é mais rápida. A ingestão de barrinhas ou gel de carboidratos também pode ser uma ótima opção."

*     Não tenho a fonte.
**  Grifos meus.


TREINO DE HOJE   : 10 KM CORRENDO, NA ESTEIRA (na esteira porque ainda estou um pouco debilitada).





terça-feira, 8 de maio de 2012

OS RISCOS DO REFRIGERANTE DIET

Recebi por mail este texto, que achei muito importante, eis que a maioria das pessoas 'se atiram' nos refrigerantes diets, porque acham que ingerindo um produto diet estão livres de quaisquer problemas ...


"Refrigerante diet em excesso eleva consideravelmente o risco de se ter um infarto ou derrame, segundo estudo que acompanhou adultos consumidores da bebida durante uma década.
A probabilidade de incidência de doenças coronárias entre aqueles que ingeriram refrigerante diet foi significativo: 44% maior do que os que não tomaram. Para detectar as diferenças entre os dois grupos, um deles bebeu drinques diet todos os dias.
Dos 2.564 adultos com idade média de 69 anos, 591 (homens e mulheres) sofreram um infarto ou um derrame ou morreram por causas cardio vasculares ao longo de dez anos.
Os autores, pesquisadores da Escola de Medicina Miller, da Universidade de Miami (EUA), salientam que não há provas de que os drinques sem açúcar são os responsáveis pelo quadro, mas sim que há uma associação entre beber muito refrigerante diet e desenvolver uma doença do coração.
Hannah Gardener, que participou do monitoramento, diz que quem bebeu refrigerante diet diariamente apresentou mais fatores de risco como pressão arterial elevada, diabetes e colesterol alto.
Ela lembra que a forma como a bebida diet interfere na saúde não está muito clara, e que mais estudos precisam ser feitos para entender essa relação.
A pesquisa foi publicada na versão on-line do “Journal of General Internal Medicine” de 27 de janeiro."


(FONTE: Gardener H et al (2012). Diet soft drink consumption is associated with an increased risk of vascular events in the Northern Manhattan Study. Journal of General Internal Medicine. DOI 10.1007/s11606-011-1968-2.)
** Grifo meu.
*******


TREINO DE HOJE : 6 KM CORRENDO NA ESTEIRA + MUSCULAÇÃO + 2,5 KM CAMINHANDO.

Foto : Pistorius, meu ídolo

segunda-feira, 7 de maio de 2012

RESULTADO DA CORRIDA DE ONTEM - RECEITINHA

Ontem à noite que fiquei sabendo o resultado da POA DAY RUN,  fiz um tempo de 27minutos13segundos, fiquei em 6 Lugar na minha categoria ... O tempo foi 58 segundos pior que a Poa do ano passado, mas tudo bem ... O clima estava esquisito mesmo, achei muito sufocante e mais a chuvinha pra atrapalhar ... Agora é treinar para fazer um tempo melhor na próxima corrida.

Deixo aqui uma receitinha bem gostosa :

BOLO LIGHT DE AMEIXA

INGREDIENTES :

INGREDIENTES :

  • 1/2 xícara(s) (chá) de margarina  light
  • 1/2 xícara(s) (chá) de açúcar mascavo
  • 2 colher(es) (sopa) de adoçante
  • 2 unidade(s) de ovo
  • 0,3 xícara(s) (chá) de leite desnatado
  • 2 colher(es) (sopa) de uva passa branca
  • 1 xícara(s) (chá) de farinha de trigo especial
  • 1/2 xícara(s) (chá) de aveia em flocos
  • 1/2 colher(es) (chá) de canela-da-china em pó
  • 1/2 colher(es) (chá) de noz-moscada moída(s)
  • quanto baste de água de ameixa
  • 10 unidade(s) de ameixa preta
PREPARO :

Cozinhe as ameixas e as uvas passas em 1/2 xícara (chá) de água com 1 colher (chá) de adoçante, após cozidas, pique e reserve as ameixas. Bata a margarina com o açúcar e o adoçante até ficar cremoso, acrescente em seguida os ovos uma de cada vez,batendo bem até ficar um creme fofo.
Acrescente as ameixas picadas,batendo mais um pouco,em seguida coloque o leite. Acrescente em seguida os ingredientes secos,misturando bem, sem bater muito. Coloque em forma untada com margarina light e enfarinhada. Por último,acrescente as uvas passas,passadas na farinha de trigo,distribuindo sobre a superfície da massa. Asse em forno médio. Molhe o bolo, ainda morno, com a água da ameixa.

TREINO DE HOJE : 4 KM DE CAMINHADA + MUSCULAÇÃO  (não estou me sentindo bem ).


Foto : Corrida de ontem, com meu amado afilhado (parceiro dos iogurtes, rsrs ...)