Páginas

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ALONGAMENTO DINÂMICO PARA AQUECER.

Oi, amigos, tudo bem ?

Para quem pratica atividade física, o alongamento é de extrema importância, mas muitas pessoas não  se preocupam com este item.  Ele, o alongamento, é primordial para antes da corrida ou outra atividade física. Lá vai um texto constante no Site SuaCorrida :
 
"Para muitos corredores – e praticantes de esportes, em geral –, alongar é apenas puxar a perda para trás, esticar a panturrilha e a parte posterior da coxa. Entretanto, uma técnica simples pode promover o estiramento controlado das fibras musculares e, ao mesmo tempo, aquecer essa musculatura: o alongamento dinâmico (ou balístico).
“O músculo pode ser colocado na posição de alongamento e assim ser mantido por algum tempo, cerca de 30 segundos, caracterizando o alongamento estático”, explica a fisioterapeuta Beatriz Peres, do Instituto do Atleta (INA), em São Paulo. “O objetivo desse trabalho é o ganho de flexibilidade”, completa. Por outro lado, o alongamento dinâmico visa aquecer e estirar – de forma controlada – as fibras musculares. “O mesmo músculo pode ser alongado na posição de maior tensão e, em seguida, na posição contrária, por movimentos ritmos, com cerca de 15 repetições.” Um exemplo é fazer repetições de chutes, esticando as pernas para frente e para trás. Os membros inferiores também podem ser movimentadas lateralmente, entre outras atividades.
“Em geral, o alongamento dinâmico pode ser feito antes do treino ou competição, atuando na prevenção de lesões”, comenta Beatriz. “Já o estático, pode ser trabalhado durante e após a atividade física, para o ganho de flexibilidade e relaxamento muscular.”
De acordo com a fisioterapeuta, para que haja o efeito desejado, são necessárias, em média, três repetições de cada alongamento. “No caso do dinâmico, o grupo muscular se adapta à variação de movimento, aproveitando a velocidade de estiramento e retorno à posição normal, aquecendo e preparando o corpo apara a atividade.” Vale lembrar que a posição e amplitude de movimento durante o alongamento deve respeitar o limite individual de cada corredor. “A atividade é indicada até que o atleta sinta o estiramento e não dor ou uma sensação desconfortável”, explica.
Os músculos isquiotibiais, quadríceps, adutores e abdutores são alguns dos principais a serem alongados pelos corredores – todos dos membros inferiores."
 
 
Correndo por aí ...

 



Um comentário:

  1. OLÁ IVANA BOA NOITE
    OLHA O ALONGAMENTO É DE EXTREMA NECESSIDADE PARA UM ATLETA!!! EVITA LESÕES E AJUDA NA FLEXIBILIDADE MAS MUITOS CORREDORES NÃO SE PREOCUPA COM ESSE PONTO EM QUESTÃO.
    SEGUE UM DICA DE POST E OS EXERCÍCIOS EDUCATIVOS QUE TAMBÉM VAI CONTRIBUIR COM OS LEITORES DO BLOG EMAGRECENDO COM PACIÊNCIA E SUPER SAUDAVELMENTE
    UM FORTE ABRAÇO
    BONS TREINOS
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir