Páginas

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

MUSCULAÇÃO E LESÃO !!!

Oi, amigos, tudo bem ?

 
Hoje quero deixar um texto do educador físico Givanildo Matias, a respeito de atividade física, grupo muscular e lesões. As pessoas pecam por esquecer determinados grupamentos, ou mesmo fazem excessivamente em determinados músculos e deixam outros a desejar e tudo isso pode acarretar algum problema ou lesão. Lá vai o texto :

 

"Exercitar mais um grupo muscular do que outro pode causar lesões

Focar apenas nas pernas ou nos braços levará a problemas para o organismo com o passar do tempo

Algumas pessoas exercitam mais os braços e não dão tanta atenção para as pernas. Já outras fazem exatamente o contrário. Isso acontece geralmente por conta de alguns desejos estéticos que diferenciam homens e mulheres. 
As mulheres normalmente querem mais coxas e bumbum enquanto os homens mais braços, peito e costas, enfim, membros superiores. A preocupação que essa situação vai com certeza gerar um desequilíbrio que poderá trazer alguns danos no futuro. 
Isso ocorre porque nas nossas atividades cotidianas, como trabalhar, estudar, dirigir, caminhar, praticar algum esporte, ir ao banheiro, etc. Existe a solicitação do corpo como um todo, pois todos os músculos tem suas funções e por isso precisam ser desenvolvidos. Então, para imaginar os prejuízos basta apenas pensar que em algum momento o músculo que você precisa para realizar tal atividade pode não estar preparado para atender suas necessidades e isso poderá gerar um tombo, uma lesão, um desequilíbrio, uma dor e por ai vai. 
Normalmente os adolescentes e jovens adultos não se preocupam muito com isso, mas quando passarem dos 40 anos e se aproximarem da terceira idade esse desequilíbrio certamente vai trazer algum dos problemas acima citados. 
Os métodos de treinamento de força (musculação) mais tradicionais preconizam uma divisão dos grupos musculares de forma que em algum dia vai ficar justamente só o grupo que o indivíduo deseja menos trabalhar. Por exemplo: um dia só de pernas para homens e um dia só de braço para as mulheres e o que acontece é que isso gera um fator desmotivacional para muitos que acabam boicotando esse dia de treino. 
 
Devo reforçar que isso não quer dizer que o método é errado e nem que esse tipo de trabalho desmotiva todo mundo, mas sabemos que uma boa parcela não consegue ter a mesma eficiência que nos outros dias treino.  
Minha sugestão pessoal que aplico com meus alunos é fazer uma divisão no treino que possa trabalhar músculos dos membros inferiores e superiores em uma única sessão de treino, e claro, que por razões estéticas a região que mais deseja ter resultados pode ser enfatizada. 
Devo lembrar também que todos os princípios do treinamento devem ser minuciosamente seguidos principalmente o da supercompensação que é o que respeita o tempo de recuperação do grupo muscular que foi trabalhado antes de fornecer a ele um novo estímulo. 
O tempo médio de recuperação varia de acordo com a densidade do treino que inclui carga de treino, tempo de recuperação, volume de repetições e quantidade de séries, mas a literatura recomenda um período médio de 48 horas.  
Devemos lembrar também que para mexer nessa estrutura de treino a frequência semanal do praticante deve ser considerada, pois a divisão é diferente de uma pessoa que tem uma frequência de duas, três, quatro, cinco, seis ou sete vezes por semana. Se esses fatores não forem considerados e por acaso o princípio da supercompensação não for respeitado seu resultado pode ser comprometido. Esse problema é bem comum com alunos novos nas academias, que chegam falando que vão ir cinco vezes por semana, mas na verdade acabam indo duas ou três vezes por semana. "
 
 
Alguns corredores, depois da Corrida de domingo.

 

5 comentários:

  1. Olá Ivana.
    Por isso meu professor me orienta a treinar os braços também, além das pernas.
    Além de tudo as pessoas esquecem, mas o movimento dos braços é importante para a corrida.
    Abraxx

    ResponderExcluir
  2. Texto super informativo.
    Beijo e boas corridas Ivana.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. boa dica...eu tenho condromalacia patelar...
    era patinadora agora nao posso mais fazer nada com impactos...nao posso correr e patinar entaum nem pensar pois nao consigo fazer os saltor por conta no impacto...
    sapato tbm nao eh qualqr um q posso usar mais...
    complikdo...as dores saum terriveis...muitas delas as vezes q nao permite me mexer...nao consigo caminhar nem de um comodo ao outro...

    mais por isso q estou em luta com o peso...
    pois depois q larguei os treinos de patinação e tudu mais por conta da dor...soh fui 'inxando" hehehe...e issu me prejudica muita...

    bj bj
    bom findi

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post..e é bom mesmo exercitar todos os músculos...fica estranho né principalmente os homens com braços fortes e pernas secas...rsrsrs
    ou mulheres com coxas grosas e braços finos e molengos kkk

    Beijos
    * Blog da Pâm #SobreDietas

    ResponderExcluir