Oi, amigos, tudo ok ?
Hoje deixo um texto de Patrícia Orlando, matéria que saiu na Revista W Run, sobre a fadiga muscular, vejam :
Hoje deixo um texto de Patrícia Orlando, matéria que saiu na Revista W Run, sobre a fadiga muscular, vejam :
"Como evitar a fadiga muscular
O incômodo é comum em quem exagera na intensidade do treino
Uma dor aqui, outra acolá... Elas podem ser normais após um treino forte. Porém, quando isso se torna algo incessante, é sinal que é hora de modificar algum hábito. Se não der a devida importância à prevenção da fadiga muscular, ela irá ser uma pedra no caminho no seu treinamento.
O problema é causado por diversos fatores – e o exagero nas atividades físicas é o principal deles. “Com um esforço maior do que a musculatura agüenta, há uma tensão muscular excessiva, que depois acaba causando fortes dores”, explica a fisioterapeuta Tânia Fleig, do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur. Isto é, você precisa reconhecer os seus limites para continuar praticando o exercício de forma saudável. “Além disso, muitas mulheres não fazem o repouso correto entre os treinos. Emendam uma sessão na outra, sem dias para descanso”, alerta. Segundo a fisioterapeuta, esse pode ser um agravante para o aparecimento da fadiga muscular, pois não deixa o corpo se recuperar.
Outro conselho da fisioterapeuta é a realização do alongamento após o treino. “Ele diminui a tensão muscular e articular – fazendo o caminho inverso da atividade física.” Uma técnica (que não é nada dolorosa) também pode ser utilizada: a da massagem com bolinhas de borracha. “Com movimentos circulares e leve pressão, os músculos relaxam e a circulação do corpo melhora”, aponta Tânia.
Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o incômodo pode ser mais presente se você tiver uma vida sedentária e uma alimentação desequilibrada. Assim, seguir um estilo de vida saudável e tomando todos esses devidos cuidados, a fadiga irá passar longe do seu dia a dia.
TREINO DE HOJE :
4,200 KM CORRENDO,
ENTRE A ORLA E A AV. CEL. MARCOS
(asfalto, areia da praia, grama, areia compactada)
+ MUSCULAÇÃO
+ 2 KM DE CAMINHADA
Guaibão ... dia nublado ...
Nosso Guaiba é lindo olhando dessa forma, mas parabéns treino lindo como sempre, bjs.
ResponderExcluirIvana Querida,
ResponderExcluirCorrer é bom, sem descuidar da saúde. Qualquer alerta de fadiga exaustiva ou dor é bom dar uma olhada.
Parabéns pelos treinos.
super beijos
Helena
correndodebemcomavida.blogspot.com
Treino é importante. mas temos que ficar atentas com as dores
ResponderExcluirbjus
otimo o texto de hj!!!!
ResponderExcluirbjos
obrigada pela dica
ResponderExcluirbeijo e bom dia
Amiga seus treinos são belissimos ,quando eu crecer quero ser assim.
ResponderExcluirbjos.
Oi Ivana, tudo joia?
ResponderExcluirPois é essas questões de fadiga muscular acaba me afetando. Percebo que dois fatores são os que causar mais esse problema. o 1º é quando faço um treino muito puxado (acima do programado) e o 2º é a falta de descanso, principalmente com relação à qualidade de sono. Li um texto recentemente falando da importância de "escutarmos" nosso corpo ao nos exercitarmos, achei interessante. O link para o texto é o seguinte:
http://www.aminhacorrida.com/escute-o-seu-corpo-e-corra-melhor/
Bom é isso aí. Bons treinos para você.
Abraços,
Danilo Confessor
Blog Confissões de um Confessor
Matéria interessante!
ResponderExcluirbj