Páginas

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

MAU JEITO NOS TREINOS

O texto é de Bruno Lopes, no Site SuaCorrida.

"Mau jeito nos treinos
Postura errada e articulações desalinhadas podem ser um dos motivos para esse tipo de lesão


A maioria dos praticantes de atividades físicas, no momento da execução de um exercício, já sentiu aquele desconforto relacionado a algum mau jeito, não é mesmo? Se sim, é porque alguma coisa não estava de acordo. “Isso pode ocorrer devido a postura errada ou articulações desalinhadas, carga excessiva para um determinado exercício, abdômen relaxado, um aquecimento mal feito antes do treino, falta de concentração no momento de executar os exercícios ou falta de técnica para a execução – antes de realizar um exercício mais técnico devemos usar educativos para depois realizá-lo”, explica Rafael Boaventura, professor da Cia Athletica, da unidade Anália Franco.
Este tipo de imprevisto pode deixar o atleta por um período de tempo considerável sem treinos. Por isso, deve-se evitá-lo ao máximo com algumas prevenções. “Devemos, em primeiro lugar, respeitar nossos limites e cada fase do treinamento. O aquecimento para o treino é muito importante, pois ele ativa nosso corpo, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos os deixando preparado pra produzir força. A coluna e todas as articulações devem estar alinhadas e o abdômen sempre rígido (contraído). E a concentração é um fator que ajuda muito, tanto para o rendimento quanto para evitar lesões”, recomenda Boaventura.
Mesmo com todos os cuidados, os atletas estão sujeitos a esse incômodo. Caso ele apareça, Boaventura faz uma recomendação. “Se acontecer algum tipo de lesão, o atleta deve parar imediatamente seu treino e avisar seu professor. Depois, é muito importante procurar um médico ortopedista para que ele faça todo o processo de análise clínica ou exames mais detalhados caso seja necessário”, diz.
Apesar de muitos praticantes de atividades físicas não darem a mesma importância de um treino aos alongamentos, eles são de mero fundamento. Portanto, quando for se exercitar, deixe um tempo do seu horário disponível aos treinamentos para eles. Respeitar as fases é muito importante para obter os resultados e não se lesionar."
 
 

6 comentários:

  1. Realmente alongamento é super importante antes e depois de qualquer atividade física.
    Bom final de semana!
    Bjs
    Ca

    ResponderExcluir
  2. Desde que tive o primeiero problema fisico em 2010(pubalgia)que não dispenso alongamentos no fim do treino , assim como antes do banho , nos treinos mais longos massagem com gelo...resulta muito.bjs

    ResponderExcluir
  3. ÓTIMA DICA IVANA
    PARABÉNS PELO POST
    UM FORTE ABRAÇO
    BONS TREINOS E ALONGAMENTOS RSRSRSR
    LUIZ BITENCOURT

    ResponderExcluir
  4. Ainda não corro, mas já percebi que sou toda torta kkkkk Minhas sapatinhas ficam super desgastadas só de um lado, acho que minha pisada é mega torta. Quando faço caminhada ou corro ou qualquer coisa do tipo me dá muita dor, principalmente na canela... e ai tenho que parar. Fui em um ortopedista mas ele disse que isso é por conta do peso... então acho que sou vou poder me exercitar de verdade quando emagrecer mais. Já reparei que quando faço musculação essa dor demora mais para chegar, acho que preciso exercitar mais os músculos né!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo post Ivana! Praticar exercícios também exige disciplina, para que tudo sai certinho, e você alcance os resultados esperados! Eu adooro os alongamentos!! Beijo querida e boa semana!!

    ResponderExcluir
  6. Eu dei mau jeito no tenis :(

    ResponderExcluir