Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

PEIXE ENLATADO ??

 
 
Oi, amigos, tudo bem ?

Olha só que texto bom do Site SuaCorrida (da redação), a respeito de peixe enlatado ... A gente sempre fica desconfiado, não é mesmo ? Então vai a informação :
 
 
"Peixe enlatado ?
A lata de aço conserva todas as propriedades nutricionais do pescado e por mais tempo – sem necessidade de conservantes ou aditivos químicos
 
Não pode faltar peixe em uma dieta balanceada, pois suas gorduras “do bem” ajudam a diminuir o nível do colesterol, prevenir doenças cardiovasculares e ativar a memória. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, a recomendação é que o pescado seja consumido pelo menos duas vezes por semana.
Mas essa está longe de ser a realidade do brasileiro. A Pesquisa de Orçamentos Familiares de 2008/2009 revelou que o consumo anual de peixe é de 9 kg por habitante, sendo que o ideal, segundo o Ministério da Saúde, são 12 kg.
 
Um dos motivos para o baixo consumo pode estar relacionado à dificuldade de preparo. Ao comprar o peixe fresco, é necessário limpá-lo e, em alguns casos, retirar as escamas. Por isso, uma alternativa mais prática – e ao mesmo tempo saudável – são o peixes enlatados, como o atum e a sardinha.
 
Se você desconfia desse tipo de produto, saiba que há vantagens em consumi-lo. No caso da sardinha, por exemplo, a espinha – rica em cálcio, mas normalmente retirada quando o peixe é comprado in natura – é cozida dentro da própria lata de aço. Neste caso, ela pode ser consumida, pois fica mole, fácil de mastigar, engolir e digerir.
 
A lata de aço também preserva todas as propriedades nutritivas e o sabor do alimento, sem que haja necessidade de conservantes ou aditivos químicos. “O pescado, quando conservado em óleo de soja ou em azeite na lata, não tem seus nutrientes dissipados”, garante Thais Fagury, engenheira de alimentos e gerente executiva da Associação Brasileira de Embalagens de Aço (Abeaço). “Isso porque o processo de preparo é diferente. O peixe é colocado cru dentro da lata e, depois de ser hermeticamente fechada, a embalagem é levada para fornos em altas temperaturas, garantindo a preservação dos nutrientes, como o ômega 3”, explica.
O tempo de conservação dos peixes enlatados é outro diferencial. Peixes congelados duram no máximo seis meses, enquanto a versão enlatada até dois anos."
 
 
Corrida Pela Vida, 2013.
 

4 comentários:

  1. Post muito interessante...obrigada pela informação super útil!
    Beijinhos e um excelente fim de semana!
    Maria

    ResponderExcluir
  2. Ok...confessionário: eu devo ser a habitante que consome menos de 1kg/ano. Tenho dificuldade com peixe, frutos do mar...não consigo gostar e me esforço para comer quando compramos. Mas esse artigo me animou, pois eu não pensava que os enlatados pudessem ser bons. Claro, só não comer o óleo, né? kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Eu como muito atum enlatado ,mas ficava meio cabreira ,agora continuar consumindo sem neuras !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Amiga, sou louca por peixe...pena que fica caro comer todos os dias...é um absurdo num pais como o nosso ser o peixe um alimento tão caro...ainda mais aqui no sul que a carne vermelha impera soberana, né?
    Beijos, amiga e uma ótima semana

    ResponderExcluir