Páginas

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

FLEXIBILIDADE PARA SALTAR MAIS RÁPIDO

 
 
"Flexibilidade para saltar mais alto
Alongar depois dos exercícios pliométricos melhora a eficiência dos saltos e aperfeiçoa o movimento da corrida
 
Como a pliometria trabalha em um ciclo de alongamento e contração muscular, nada mais natural do que encerrar a sessão de treino com exercícios que alonguem a musculatura envolvida, otimizando os benefícios. O treinamento continuado traz como efeito crônico o aumento de flexibilidade, o que resulta em maior amplitude para os movimentos, melhorando a execução da próxima sessão de exercícios, com ganhos diretos e crescentes sobre a eficiência da corrida.
Entre as regiões que devem merecer mais atenção no alongamento pós-pliometria está a musculatura posterior da coxa (os isquiotibiais), explica Paulo Correia, mestre em fisiologia do exercício. Junto com os isquiotibiais, é preciso alongar também os grupos mais utilizados nos saltos, como quadríceps, adutores, flexores de quadril e panturrilhas. “Como esses músculos são muito solicitados, é importante relaxar as fibras musculares e evitar a dor tardia”, alerta Hayla Jatobá, fisioterapeuta da Fisio Run, de São Paulo.
Antes de começar, um alerta: é importante esperar alguns minutos para resfriar o corpo, que acabou de passar por um período intenso de atividade, para então iniciar o alongamento. “Indico o desaquecimento para que a musculatura volte à posição fisiológica normal”, recomenda Maurício Garcia, coordenador de fisioterapia e gestor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte. A opinião é compartilhada pela fisioterapeuta Hayla. “Um alongamento muito forte após um exercício intenso pode causar lesões como estiramento ou mesmo ruptura de fibras musculares”, alerta.
Nunca é demais lembrar que o alongamento é importante na prevenção de dores e machucados, diz Hayla. “O músculo sem flexibilidade está mais suscetível a ter um estiramento durante os exercícios pliométricos, em que são muito exigidos.”
 
** texto de Ainá Vietro, Site SuaCorrida.
 
 
 
 
 
 

 
 

Um comentário: