Páginas

quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

BANHO DE CACHOEIRA

 Corrida de Natal, 2015, 
5. Lugar na Categoria.


 Oi, amigos, tudo bem ?? Lá vai uma dica muito legal da amiga  Andreia. Aliás, além de ser uma corredora maravilhosa, ela é excelente educadora física. 

"BANHO DE CACHOEIRA
Benefícios!
Aumenta a agilidade
Entrar em baixo da queda da cachoeira e sentir a água gelada escorrendo pelo corpo parece mais assustador do que reconfortante. No entanto, a respiração profunda em resposta ao choque do nosso corpo nos ajuda a manter o calor, pois aumenta a ingestão de oxigênio. Assim, a nossa frequência cardíaca também aumenta, liberando uma onda de sangue. Isso nos dá uma dose natural de energia para continuar o dia.
Melhora a imunidade e a circulação
A água fria pode melhorar a circulação sanguínea incentivando o sangue a correr entre os órgãos, o que ajuda a combater alguns problemas de pele e coração. Quando essa água atinge o corpo, a capacidade de circulação do sangue leva as artérias a bombear o sangue de forma mais eficiente, aumentando assim a saúde do coração. De acordo com o Dr. Alexandre Costa, especialista em saúde natural, a água fria também pode baixar a pressão arterial, limpar artérias bloqueadas e melhorar o sistema imunológico.
Acelera a recuperação muscular
É comum atletas tomando banhos de gelo após o treino para reduzir a dor muscular, mas uma ducha fria rápida pode também ser muito eficaz. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos analisou mais de 360 pessoas que ficaram imersos ou tomaram banho em água fria após treinamentos de resistência. Foi constatado que banhos de 24 minutos de água fria são eficazes no alívio da dor muscular de um a quatro dias após os exercícios. Nos experimentos a temperatura da água era de 10 a 15 graus Celsius.
Acalma o estresse
Um banho de cachoeira, um chuveiro com água fria ou entrar no mar sem esperar o corpo acostumar com a temperatura, podem acalmar o estresse e aliviar os sintomas de depressão devido ao impacto intenso de receptores de frio na pele. Esses receptores enviam uma enorme quantidade de impulsos elétricos a partir das terminações nervosas periféricas para o cérebro o que produz um efeito antidepressivo e melhora o humor. Outro estudo do instituto americano descobriu que a hidroterapia fria tem um efeito analgésico. O tratamento incluía uma sequência de banhos frios com períodos de adaptação.
Vamos?"

Parte da turma, na Corrida de Natal, 
dezembro de 2015.


4 comentários:

  1. Oi Ivana! Parabéns pela excelente colocação. Você é um exemplo pra nós!
    Imagino que seja uma delícia tomar banho de cachoeira, mas eu tenho medo acredita?
    Já ouvi tantas histórias que peguei medo de rios e cachoeiras.
    Moro numa região que não tem praia, mas em compensação tem muito rio, riacho, açude, cachoeira... e todos os dias nos jornais locais tem notícias de pessoas que se afogaram, ou se machucaram nas pedras. Quem sabe um dia eu tomo coragem de experimentar né? rs
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Ahhh se aqui tivesse uma cachoeira eu tava no deleite... essa vida de Inglaterra tá me matando... to precisando visitar o Brasil e desfrutar as belezas e benefícios dessa terra! kkk

    ResponderExcluir
  3. AMIGA, TENTEI TOMAR BANHO DE CACHOEIRA, NÃO ROLOU, ÁGUA MUITO FRIA. FIQUEI ACHO QUE 1 MINUTO OU MENOS. RSRSS.
    PRATICAMENTE MOLHEI SÓ OS PÉS.
    SÓ EU QUE FIQUEI DE FORA. TAMBÉM,
    AGORA, SE EU TIVER VOLTADO DE UMA CORRIDA, PEDAL, E TIVER COM O CORPO QUENTE E MUITO CALOR, TALVEZ CONSIGA FICAR UM ´POUCO MAIS NA CACHOEIRA. RSRS.

    ResponderExcluir
  4. Amiga Ivana estou atrasado mas é valido muito bom parabéns amiga adorei e parabéns pelo pódio.
    Abs e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir