Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

CORRENDO COM DOR, O QUE FAZER ???

Sabe aquela dorzinha que dá do lado (fala-se em dor do vazio) quando a gente está correndo ?? Pois, seguidamente, ela me atormenta ... Começo a respirar fundo e tentar sincronizar a passada com a respiração ... Enfim, é uma dorzinha muito chata ... Pesquisei de deixo aqui um texto bem interessante, que expõe sobre este assunto !

"Esta dorzinha, também chamada de nó no flanco, acontece quando a musculatura ventilatória não consegue atender a demanda de oxigênio que o organismo exige. Durante a busca do controle respiratório na corrida, o corpo procura meios de se adaptar ao novo ambiente
Em algumas situações, os músculos respiratórios são os primeiros a dar sinais de fadiga, e a sensação é a de uma fisgada profunda na lateral do abdômen. A dor é localizada, mas é resultado de um desequilíbrio sistêmico, por isso não há como fazer um aquecimento específico para o local.
Uma boa sessão de aquecimento muscular geral e o desenvolvimento gradual do exercício, com velocidade progressiva e respiração controlada, são ótimas maneiras de evitar que esta dor aconteça.
Se o desconforto surgir durante a corrida, o ideal é diminuir a velocidade e respirar gradualmente, diminuindo o déficit de oxigênio e aliviando a dor, sem a necessidade de parar com o exercício.
A ingestão de água durante a prática também pode ajudar a restabelecer o organismo, variando a quantidade de acordo com a perda hídrica de cada um.
Em lugares muito frios, em que o ar inspirado é muito gelado, a incidência de nó no flanco pode ser maior, exigindo ainda mais controle no ritmo inicial da corrida”.

Danys Queiroz é professor da cadeira de musculação e personal trainer da Faculdade Novafapi, em Teresina (PI).
** grifos meu.

TREINO DE HOJE :
6 KM CORRENDO (NA ESTEIRA, POIS ESTAVA MUITO CHUVOSO)  + MUSCULAÇÃO + 2 KM DE CAMINHADA.

Foto : Pistorius.

4 comentários:

  1. Eu tinha isso as vezes. Achava que era porque no auge do cansaço, acabava respirando pela boca. Mas também não parava não. kkkk
    beijossss

    ResponderExcluir
  2. Que coincidência vc postar sore isso logo hoje, que senti essa dorzinha chata, já ia procurar no google o que podia ser, agora não preciso mais procurar, né??? Obrigada por compartilhar, viu, Ivana???
    Bom final de semana, beijossssss

    ResponderExcluir
  3. Nossa, também sinto essa dor. Adorei o post!

    Está rolando sorteio de um kit de make LUXO no blog, não deixe de participar!
    Beeeijo!

    www.blogmundoparalelo.com

    ResponderExcluir
  4. obrigada =)!

    Aiii eu sei que dor e essa e ja coloquei ela na minha familia de dorzinha rsrsrs....

    quando ando eu tomo muita agua!

    Um beijo, tenha um lindo final de semana e capriche nos saudaveis!

    Quel =^^=

    Sraredonda.blogspot.com

    ResponderExcluir