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segunda-feira, 29 de junho de 2015

VIII JOGOS DE INTEGRAÇÃO DO TRT4R EU FUI !!!!!!!

Oi, amigos !


No dia de ontem, 28 de junho, participei do VIII JOGOS DE INTEGRAÇÃO, do Tribunal Regional do Trabalho da 4a. Região. 


Este evento estava destinado a servidores e dependentes, magistrados, peritos, advogados que atuam na área trabalhista e outros.

Fui na prova de 3 km (maior distância) e nos 400 metros rasos e meu esposo participou do Torneio de Xadrez. 


Nos 3 km consegui obter pódium na minha categoria, ficando em Terceiro Lugar. 
Nos 400 metros fiquei em quarto lugar (o pódium era até o terceiro lugar). 

Ele conseguiu o título de Campeão na Categoria B. 

Ou seja, a família se superou rsss ... 



Troféu do Xadrez  
e Medalha de 3o. Lugar dos 3 km 

Pódium 



quarta-feira, 17 de junho de 2015

32a. MARATONA INTERNACIONAL DE PORTO ALEGRE.


Olá amigos. 

Ando um pouco sumida, ainda, mas em breve tudo retomará a sua rotina normal e conseguirei postar mais seguidamente. 

Domingo participei da Maratona Internacional de Porto Alegre, sua trigésima segunda edição.  Fui na Rústica. Este ano tinham três distâncias, ao contrário dos outros anos.  Fiz o percurso de 5 km. 
Uma corrida bem organizada, mas bem concorrida, porque em função da maratona, vem gente de inúmeros Países. 
O dia estava muito úmido, tinha chovido à noite e ameaçava chover a todo momento.  Prova bem organizada, percurso quase cem por cento plano. Alguns pódiuns aconteceram para a assessoria R.A.  Graças ao treino bem feito, à dedicação dos corredores, houve premiação nos revezamentos e na Rústica. E o pessoal que correu a maratona também foi muito bem, com ótimos tempos. Fui um pouquinho melhor o que a penúltima corrida (mas ainda estou um pouco longe do meu melhor ... aos poucos vou retomando). 

Ainda não tenho muitas fotos, quando comprar, posto no blog. 


segunda-feira, 8 de junho de 2015

APOSTE NO OVO PARA O SEU PÓS-TREINO.

Olá, amigos. Hoje deixo um texto de Bruno Lopes (SuaCorrida), sobre o ovo e o pós treino. Lá vai :


''APOSTE NO OVO PARA O SEU PÓS-TREINO. 
Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, esse é o alimento. 
Para os frequentadores de academia que têm o intuito de ganhar massa muscular, saber o que ingerir após o treino é fundamental para os ganhos serem positivos. É nesse período que o corpo – e os músculos – “pedem” as famosas proteínas. É o momento certo para a ingestão de ovo, por exemplo. “O alimento possui 7g de proteínas na clara. Além disso, é rico em vitamina A, que tem efeito oxidante e é essencial para a visão, vitamina E, zinco, selênio, magnésio e minerais importantes para o desenvolvimento cerebral e da memória”, explica Moisés Cohen, diretor do Instituto Cohen de Ortopedia, Reabilitação e Medicina do Esporte."APOSTE NO OVO PARA O SEU PÓS-TREINO. Se o seu objetivo é ganhar massa muscular, esse é o alimento. 

SUA CORRIDA, para sanar todas as dúvidas de seus leitores, entrevistou o especialista e perguntou as maiores incertezas entre os praticantes de academia. Confira:
Consumir ovo todos os dias é aconselhável?
Para quem tem o colesterol alterado, o indicado é reduzir a gema. A clara pode ser consumida sempre após os treinos. Uma unidade contém 77 calorias, 5,5 g de gordura na gema e 7g de proteína na clara.
Quanto ingerir no pós-treino?
Fazer um omelete de 3 claras e queijo branco ajuda bastante na ingestão de proteína para o ganho de massa magra.
Consumi-lo sempre acompanhado de um carboidrato?
Para quem busca performance e aumento de massa magra, o carboidrato associado é fundamental, como por exemplo, pão integral, tapioca, batata doce, entre outros.
Para ganho de massa, é a melhor opção de alimento proteico?
É uma boa opção. Podemos citar também o leite, iogurte, queijos e as carnes magras.
O consumo da gema não é aconselhado?
A gema é rica apenas em gordura e a clara em proteína. Caso a pessoa esteja com problema de colesterol alterado ou tenha histórico de hipercolesterolemia familiar, o indicado é reduzir o consumo da gema.

segunda-feira, 1 de junho de 2015

POR QUE É PRECISO FORTALECER PARA CORRER ????

"Por que é preciso fortalecer para correr?
Entenda a importância do trabalho muscular para quem é corredor (ou quer ser)
 
 
 
Se você é corredor há bastante tempo, com certeza sabe que o trabalho de fortalecimento muscular é indispensável para qualquer atleta. Se você entrou para o esporte há pouco tempo, já deve ter escutado isso também. Mas, afinal, por que é tão importante fazer musculação na academia ou apostar em métodos alternativos se, no final, você só quer correr?
Segundo Sandro Barone, professor da Fórmula Academia de Osasco, na Grande São Paulo, a falta desses exercícios afeta a performance e deixa o corredor mais propenso a sofrer lesões – mais sérias ou não –, como condromalácia patelar, síndrome do trato tibial, no menisco, ligamentos e musculares.
 
“O trabalho de fortalecimento muscular deve ser feito em todos os músculos, mas, sobretudo, nos membros inferiores e core”, explica Barone. “Das pernas, é importante fortalecer quadríceps, posteriores de coxa e panturrilha, mas, principalmente, o glúteo médio e mínimo, pois durante a corrida, tem-se o chamado valgo dinâmico do joelho e o fortalecimento destes músculos minimiza tal problema. Quanto aos músculos do core, estes devem ser trabalhados como um todo, tanto com exercícios isométricos como dinâmicos.”
O treinador indica que esse tipo de atividade seja feita de duas a três vezes por semana, sempre respeitando a periodização de treinos de cada pessoa. Ele ainda cita alguns cuidados a serem tomados. “Aliados a eles, os corredores devem realizar treinos de alongamento, para evitar a perda de flexibilidade articular. Além disso, quando pensamos em treinamento de corrida, alguns estudos científicos apontam que corredores podem apresentar lesões precoces devido ao incremento do volume e/ou intensidade a cada microciclo (semana de treino).” Outra pesquisa que Barone lembra diz que o aumento do volume e/ou intensidade do treinamento não pode ser maior que 10% entre uma semana e a seguinte, já que o atleta poderá apresentar uma grande probabilidade de, a médio ou longo prazo, desencadear lesões nos membros inferiores ou na coluna."
 
Texto de Olavo Guerra, do site SuaCorrida.
 
Poa Day Run, domingo retrasado.
 

segunda-feira, 25 de maio de 2015

MEIAS DE COMPRESSÃO, eu uso !!

Oi, amigos, aí vai um texto muito legal sobre as meias de compressão. É bem esclarecedor. A autoria é de Marina Oliveira :
 
"Conheça as reais vantagens das meias de compressão
Performance, rápida recuperação, menor esforço e ganhos de postura estão entre os benefícios do produto
 
As meias de compressão se tornaram uma verdadeira febre entre os amadores que buscam performance na corrida. Em troca de um melhor desempenho e rápida recuperação em treinos e provas, já são muitos os adeptos do produto que, apesar do grande número de defensores, ainda não possui comprovação científica de todas as propriedades apresentadas.
Segundo Gustavo Magliocca, diretor-médico da consultoria esportiva Run&Care, os estudos atuais demonstram que não há ganho em performance nos que utilizam a compressão durante as passadas. “Contudo, nenhum deles aborda a melhora subjetiva mecânica relatada pela maioria. Isso representa maior eficiência e, consequentemente, melhor rendimento”, avisa.
Vantagens na prática
Kasuo Miyake, cirurgião vascular e diretor presidente da Clínica Miyake, é firme ao garantir os benefícios das meias de compressão durante as provas e treinos. Ele explica: “Durante o esporte, o fluxo sanguíneo aumenta e, principalmente em atividades longas, existe uma tendência a retenção de líquido. A compressão elástica aumenta a pressão entre as células e dificulta a saída do líquido dos vasos. Ela melhora também o retorno venoso, pois comprime mais nos pés e tornozelos (100%), menos na panturrilha (70%) e menos ainda no final da meia (20%)”.
O médico vascular salienta que, como o sangue circula melhor, as trocas metabólicas são mais eficientes. Isso diminui a sensação de peso nas pernas e o cansaço muscular. Outra vantagem é a diminuição da vibração ao impacto com o solo, que pode causar tendinites.
Casos especiais
A fisioterapeuta Tatiana Abreu, diretora da clínica Fisio Run, faz uma relação do uso da compressão aos corredores com fratura por estresse na tíbia. “Alguns problemas vasculares podem ser associados a essa lesão, como a tromboflebite. Nesse caso, o uso das meias seria benéfico para evitar a complicação de outro caso. Se evitaria a fratura de estresse em si, não podemos afirmar com 100% de certeza. Mas acredito que diminuiria os efeitos da vibração óssea durante as passadas”, completa.
Uso no pós-treino
Ao contrário das vantagens durante as passadas, os benefícios do uso das meias após a corrida são bem conhecidos. “Ela melhora eventuais inchaços pós-treino, diminuindo as dores”, diz Tatiana.
“Ao aumentar o retorno venoso, diminuir o edema entre as fibras musculares e controlar a perda do calor, a compressão atua na otimização do período de recuperação pós-exercício no caso de estímulos acima de intensidade moderada, que causam inflamações e micro-lesões musculares”, complementa o médico Magliocca.
Fábio Rosa, diretor-técnico da assessoria esportiva MPR, acrescenta: “Optar pela meia de compressão no dia a dia, como maneira de acelerar a recuperação, é a forma mais adequada de usá-la. Além disso, é importante tomar alguns cuidados, tanto na compra – as ideais são as feitas sob medida – quanto na hora de vesti-las”.
Mais cuidados
Magliocca destaca os perigos do uso prolongado das meias: “Ela pode estimular contrações, decorrentes da falta de oxigênio. Isso pode levar a baixa demanda energética local, que pode causar maior predisposição para lesões e fadiga pós-atividade”, avisa."
 
Poa Day Run, domigo retrasado.
 

segunda-feira, 18 de maio de 2015

POA DAY RUN, EU FUI !!

Olá, amigos, tudo bem ?

Ontem participei da POA DAY RUN, circuito de corrida que tem tido três etapas, a cada ano. Uma corrida bem legal, organizada, repleta de atrativos. Este ano teve uma novidade, premiação por categorias, até o terceiro lugar.  Ainda me recuperando de alguns itens, fui no percurso de 5 km  'sem stress' ... Meu objetivo, atualmente, não tem sido melhorar tempo e afins, mas continuar correndo e não interromper atividade física, seja corrida ou musculação (e tenho conseguido !).
Houve vários pódiuns, 10 pra assessoria R.A. Runners. No interior teve dois pódiuns, também. O pessoal 'se puxou' ... PARABÉNS A TODOS !!
 
 
 
Algumas das gurias e eu.
 


A galera toda !
 

quarta-feira, 13 de maio de 2015

DICAS PARA CORRER MAIS RÁPIDO.




"É comum que no início dos treinos surjam muitas dúvidas. Mesmo quem já corre tem seusquestionamentos quanto a melhora do desempenho. Para esclarecer algumas das questões mais levantadas com relação ao aumento da velocidade, seguem algumas informações importantes.


1 - O peso faz muita diferença no meu desempenho?
Sim, essa relação é essencial para o corredor. Procure ficar o mais magro possível. Um percentual de gordura entre 7 e 10% para eles e entre 13 e 16% para elas, é uma parte do caminho para você atingir objetivos ambiciosos. Quanto menos peso suas pernas carregarem, mais rápido elas correrão.
2 - Treinar de manhã é melhor?
Não, a melhor hora para treinar é a hora em que você pode fazer o treino com mais qualidade. Pode ser de manhã, à tarde ou à noite. O corpo se adapta as condições da sua vida. É importante planejar a sua alimentação em função dos seus horários, e estar bem alimentado e pronto para o que virá no dia. Entretanto, se você tem uma agenda bem agitada e, de uma hora para a outra, pode aparecer um compromisso de trabalho imperdível, talvez seja melhor treinar logo pela manhã. Simplesmente por minimizar as chances de algum imprevisto sabotar a sua corrida e você perder o dia.
3 - Posso competir toda hora?
Talvez isso não seja uma boa ideia, principalmente se você for um iniciante. Muitas provas em pouco tempo geram um desgaste desnecessário. Mesmo que você encare a experiência como um treino, a tendência é que você acelere mais do que o programado. Varie as distâncias dos objetivos e procure programar seus treinos e provas mais longas para o período do inverno (fugir de treinos longos no calor do verão talvez prolongue a sua carreira por alguns anos). Treine em busca de dois ou três excelentes resultados por ano, e de preferência, em distâncias diferentes.
4 - Vou precisar suplementar a minha alimentação?
Sim, se o seu negócio é performance, não vai conseguir, na prática, tirar todo o combustível de que precisa dos alimentos. Então, além de comer bem, você deve procurar o apoio de um nutricionista para completar a sua dieta com vitaminas e outros nutrientes.
5 - A musculação vai me deixar mais veloz?
Provavelmente as corridas longas e os treinos de velocidade sejam as melhores alternativas para produzir as mudanças necessárias para uma corrida mais rápida. A musculação pode ajudar na construção de um corpo mais forte, mais capaz de resistir as lesões. E para alguns resultados, você precisará de anos de treino contínuo sem se machucar.
* As informações e opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do Globoesporte.com / EuAtleta.com." 

fonte : EUATLETA, texto de GUSTAVO LUZ. 


Corrida de São Jorge