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segunda-feira, 20 de outubro de 2014

MINIGUIA PARA PERDER PESO COM A CORRIDA !!

"Falta pouco menos de três meses para a chegada do verão e 11 a cada 10 mulheres querem estar com o corpo em dia para deixar a canga de lado e vestir o biquíni na estação mais quente do ano. A corrida é uma ótima alternativa para eliminar os quilinhos a mais e conquistar o shape sonhado. “Praticada de forma regular e disciplinada, elaborada e prescrita respeitando os objetivos e individualidades de cada pessoa, a corrida contribui para o processo de perda de peso, pois acelera o metabolismo e, consequentemente, aumenta o gasto calórico”, explica o treinador e preparador físico de corredores e triatletas, Rogério Carvalho.
Se você não tiver problemas de lesões e não estiver passando por uma reabilitação pós-lesão, é possível correr quase todos os dias da semana, segundo o especialista. “Desde que o volume e a intensidade das cargas de treinamento sejam bem distribuídos entre os dias. Contudo, ótimos resultados podem ser alcançados com uma periodicidade de três a quatro vezes por semana”, comenta.
Para secar a barriguinha, Carvalho indica os treinos intensos. “A comunidade científica já tem evidências de que corridas com duração de 30 a 40 minutos, no máximo, são os mais eficazes para quem quer emagrecer, já que mantêm o metabolismo acelerado por, até, oito horas após o fim da atividade”, conta. “São treinamentos de alta intensidade, próxima ou acima do limiar anaeróbico, e, até mesmo, os treinos de VO2 Máx. (volume máximo de oxigênio que o corpo consegue pegar do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos por meio do sistema cardiovascular e usar na produção de energia).” Ele lembra que é importante que um profissional habilitado elabore, aplique e monitore o treino para que a pessoa obtenha bons resultados sem riscos de lesões.
Vale ressaltar a importância do trabalho de fortalecimento muscular que, de acordo com o treinador, tem duas funções básicas. “Primeiro, desenvolver um aporte muscular para que o corredor não se lesione e, desta forma, possa treinar sempre e com qualidade. Segundo, os exercícios de força em conjunto com o treinamento de corrida também contribuí para um maior aumento do gasto calórico”, completa.
Controle a alimentação
Com todo esse esforço físico – e o aceleramento do metabolismo –, é inevitável que uma outra coisa aumenta: a fome. “É nesse momento que a aluna precisa procurar um nutricionista que possa orientá-la quanto ao que comer e a quantidade certa. Desta forma, a perda de peso é potencializada.” Não adianta se matar de correr e, em seguida, comer tudo o que ver pela frente e em quantidades descontroladas, certo? “O nutricionista é importante para auxiliar a atleta não só para os dias de treino, mas também nos dias de descanso. Tenha em mente que a perda de peso efetiva está diretamente relacionada à atividade física somada à alimentação saudável.”
Potencialize o emagrecimento
Nos dias em que optar por não correr, você pode investir em outras modalidades esportivas. “A musculação, justamente para trabalhar a força, spinning, treinos de remo, natação, crossfit, além de atividades diferentes, como jogar tênis ou squash”, diz. “Ou seja, é aconselhável outros esportes que não necessariamente sejam de longa duração, mas que podem ser praticados em intensidade elevada.”
 
** FONTE : SITE SUACORRIDA (autor do texto, Olavo guerra).
 
 
Rústica de Araricá, junho/2014.
 
 


sexta-feira, 17 de outubro de 2014

DICA DE CORRIDA !!

Oi, amigos, tudo bem ??
 
Ando com o tempo meio escasso, pois tenho me dedicado em outras atividades primordiais, por isso não tenho publicado todos os dias. Mas vamos lá,  trago hoje uma orientação bem CERTEIRA da Andréia 'Lagartixa'. Lá vai :
 
 
"DICAS DE ANDREIA LAGARTIXA
1. Antes de partir para a rua, você precisa ter um mínimo de experiência com corrida para que o organismo esteja adaptado tanto na parte cardiopulmonar como em relação aos impactos gerados com as passadas sobre articulações, ossos, ligamentos, tendões e músculos. Para iniciantes, o mais indicado é começar na esteira, que oferece um local controlado, dá noção de velocidade e quilometragem.
2. Escolha percursos conhecidos e áreas com pequena circulação de veículos.
3. Reserve os treinos longos ou contínuos para o asfalto e opte por outros pisos para o trabalho de velocidade.
4. Use tênis com um bom amortecimento, por conta do piso muito duro.
5. Hidrate-se antes de sair para correr e, se o treino ultrapassar 30 minutos, leve um squeeze com água em um cinto de hidratação, por exemplo, caso faça um trajeto sem nenhum local para comprar a bebida.
Bora lá!
Atividades físicas diárias fazem bem a saúde!"
 
 
 
Circuito Valpi, domingo passado.
As fotos compradas ainda não estão disponíveis :(
 
 

terça-feira, 14 de outubro de 2014

CIRCUITO VALPI, EU FUI !!

Oi, amigos !

Tempo escasso por aqui, estou me dedicando a outras atividades primordiais, por isso não tenho postado todos os dias. E para comentar os amigos, também, será na medida que tiver condições.

Domingo, dia 12, participei do Circuito Valpi, aqui em Porto Alegre. Era percurso único, 5 km para todo mundo. Uma prova muuuuito forte, pois tinha premiação em dinheiro e o pessoal de nível profissional se jogou ... O que sobra para uma Ivana, não é mesmo ? rsrs ...  Um tempo bem abafado, umidade relativa do ar em torno de noventa e sete por cento, demais, demais. O percurso era plano, mas a gente tinha que dar quatro voltas no local, totalizando os cinco quilômetros. Prova bem organizada, com muitos participantes. Fiquei em oitavo lugar na minha categoria. Não corri muito bem, dado o calor.
 
Amigos José, Pricila e Sadi.
 

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

PÓDIUM, PÓDIUM !!!

Oi, amigos, tudo bem ?

Hoje quero falar de uma pessoa, muito querida. É a Deyse Santos. Esta menina está se sobressaindo nas corridas aqui pelo meu estado.
Em um evento de atletismo, que ocorreu há poucos dias na cidade de Caxias do Sul, na serra Gaúcha, ela conquistou o primeiríssimo lugar numa prova de três quilômetros. Fez a marca impressionante de
 
11'37''     -     onze minutos e trinta e sete segundos !!   Gente, ela é fera mesmo.
 
Conheci a Deyse num evento de corrida aqui na Grande Porto Alegre. Ela é muito simpática e alegre, amiga de todos !!   Treinada por seu marido, Flávio. Um trabalho impecável dos dois, treinador e atleta.
 
 
Palavras do esposo dela :
 
"SEGUNDO REGISTROS E HISTÓRIAS AS MAIORES VITÓRIAS SÃO QUANDO APARECEM TEMPESTADES,OBSTÁCULOS E OUTRAS BARREIRAS,MAS SE SUPERAMOS E PASSAMOS CADA DIFICULDADE DA MELHOR MANEIRA POSSÍVEL...E SABE POR QUE?POR QUE A VIDA É MARAVILHOSA TEMOS APENAS QUE VIVER E O RESULTADO É ESSE DA FOTO MINHA NEGUINHA CAMPEÃ DOS 3KM(ABERTO DE ATLETISMO NO SESI-CAXIAS) UMA BAITA MARCA ANDANDO EM ALTO NÍVEL SUA MELHOR PERFORMACE DO ANO OS DIZERES NA FOTO FALAM POR SI PRÓPRIO PARABÉNS MEU AMOR NÃO VOU FICAR EM CIMA DO MURO MAS POSSO AFIRMAR VOCÊ ESTÁ PARA SER NUM FUTURO PRÓXIMO A MELHOR ATLETA DO ESTADO ESTAMOS TRABALHANDO PARA ISSO SEM PATROCÍNIO,COM ALGUNS CONTRA TEMPO,MAS COM A MÃO DIVINA DE DEUS SOBRE NÓS OBRIGADO POR ME DAR A OPORTUNIDADE DE RELATAR ESSA GRANDE MARCA E CONFIAR NO MEU TRABALHO E LEVAR O NOSSO NOME - Flávio Running"
 
 
Na foto, a amiga Deyse  no pódium
 

terça-feira, 7 de outubro de 2014

QUER EMAGRECER RÁPIDO ????

Dica da amiga Andréia 'Lagartixa' :
 
 
"QUER EMAGRECER RÁPIDO :
Pratique exercícios aeróbicos
Caminhada, corrida, dança, corrida, spinning ou step, natação.
Com eles, você vai suar a camisa de verdade e poderá garantir um emagrecimento mais rápido, que chega a 10% do peso corporal, no intervalo de 15 a 30 dias. 
E sem milagre! Afinal, estamos falando de exercícios que queimam de 400 a 800 calorias em meia hora de prática! 
É claro que, para colher todas essas vantagens, o ideal é treinar no mínimo 40 minutos por dia, três vezes por semana.
"O mais importante é respeitar o seu ritmo, começar devagar e ir aumentando os treinos gradativamente, conforme for ganhando resistência".
MEU SEGREDO ... aliar 2 dias de MUSCULAÇÃO...
Bora lá sucesso!
Você consegue!"
 
 

 
1a. Corrida Pelos Animais, setembro/2014
sétimo lugar na categoria.
Tinha aclive e declive :(





quinta-feira, 2 de outubro de 2014

MAU JEITO NOS TREINOS

O texto é de Bruno Lopes, no Site SuaCorrida.

"Mau jeito nos treinos
Postura errada e articulações desalinhadas podem ser um dos motivos para esse tipo de lesão


A maioria dos praticantes de atividades físicas, no momento da execução de um exercício, já sentiu aquele desconforto relacionado a algum mau jeito, não é mesmo? Se sim, é porque alguma coisa não estava de acordo. “Isso pode ocorrer devido a postura errada ou articulações desalinhadas, carga excessiva para um determinado exercício, abdômen relaxado, um aquecimento mal feito antes do treino, falta de concentração no momento de executar os exercícios ou falta de técnica para a execução – antes de realizar um exercício mais técnico devemos usar educativos para depois realizá-lo”, explica Rafael Boaventura, professor da Cia Athletica, da unidade Anália Franco.
Este tipo de imprevisto pode deixar o atleta por um período de tempo considerável sem treinos. Por isso, deve-se evitá-lo ao máximo com algumas prevenções. “Devemos, em primeiro lugar, respeitar nossos limites e cada fase do treinamento. O aquecimento para o treino é muito importante, pois ele ativa nosso corpo, aumenta o fluxo sanguíneo para os músculos os deixando preparado pra produzir força. A coluna e todas as articulações devem estar alinhadas e o abdômen sempre rígido (contraído). E a concentração é um fator que ajuda muito, tanto para o rendimento quanto para evitar lesões”, recomenda Boaventura.
Mesmo com todos os cuidados, os atletas estão sujeitos a esse incômodo. Caso ele apareça, Boaventura faz uma recomendação. “Se acontecer algum tipo de lesão, o atleta deve parar imediatamente seu treino e avisar seu professor. Depois, é muito importante procurar um médico ortopedista para que ele faça todo o processo de análise clínica ou exames mais detalhados caso seja necessário”, diz.
Apesar de muitos praticantes de atividades físicas não darem a mesma importância de um treino aos alongamentos, eles são de mero fundamento. Portanto, quando for se exercitar, deixe um tempo do seu horário disponível aos treinamentos para eles. Respeitar as fases é muito importante para obter os resultados e não se lesionar."
 
 

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

1a. CORRIDA PELOS ANIMAIS, eu fui !!


Oi, amigos !!!

 
Ontem participei de uma corrida na cidade de São Sebastião do Caí, distante de Porto Alegre uns 77 quilômetros.  Era uma corrida de conotação solidária, a Primeira Corrida Pelos Animais. A gente, além de se inscrever, no dia da corrida, doamos ração para animais. O organizador, Jader, vai entregar as doações para uma ONG desta cidade, em prol dos nossos amigos peludos. Sensacional, não acham ??? 
Só tinha uma distância para os adultos, 5 km.  Para as crianças tinham 4 distancias diferenciadas. Meu afilhado correu 1,5 km.   Um tempo meio danado pra correr, estava muito abafado. Eu fiquei em Sétimo Lugar na minha categoria. A premiação e pódium era até o quinto lugar nas categorias. Não consegui, afinal, tinha gente de nível altíssimo concorrendo. Mas o que vale mesmo, neste tipo de corrida, é ajudar ao próximo. Estava bem divertido, a criançada curtiu muito o evento. Além disso, foram levados alguns animaizinhos para adoção. Show de bola. PARABÉNS, Jader, pelo brilhantismo de tuas provas.
 
Meu pequeno GRANDE afilhado (só tem doze anos !!!)