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quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

7 ALIMENTOS PRÓ-IMUNIDADE



Oi, amigos, tudo bem ??

Olha só que texto bom do site WRUN, a respeito de alimentos que ajudam na imunidade de nosso organismo. Lá vai :


"De modo geral, incluir frutas e vegetais na alimentação diárias (duas ou três porções de cada) já é uma maneira de fornecer minerais e vitaminas essenciais o funcionamento do organismo e torná-lo mais resistente a doenças. Mas, pensando em corredores e quem treina regularmente, não tem como não falar na importância dos antioxidantes. “Eles são fundamentais no combate aos radicais livres, que têm produção aumentada em treinos de alta intensidade e podem predispor o atleta a diversas doenças, inclusive câncer”, observa Luciana de Oliveira, nutricionista da Equilíbrio & Sabor, marca de culinária light gourmet (www.equilibrioesabor.com.br).
Alguns nutrientes e ingredientes são mais diretamente associados ao reforço da imunidade e combate à oxidação das células, que danifica os tecidos e favorece o aparecimento de problemas de saúde. Porém, tão importante quanto incluir na dieta os alimentos a seguir é controlar o consumo de gorduras (que atrapalham a absorção de nutrientes) e sal (pode desidratar o organismo e prejudicar a produção de anticorpos).


Gengibre: vai além de aliado para tratar enjoos e problemas de estômago e aliviar a inflamação na garganta. É também um anti-inflamatório poderoso e repleto de antioxidantes. Rico em vitaminas C e B6, tem ação antifúngica e bactericida, o que colabora para fazer dele alternativa contra gripe, resfriado e infecções do trato respiratório.
Alho: fonte de alicina e vitaminas A, B e C, ajuda a estimular a resposta imunológica, prevenindo gripe e resfriado. Também possui ação antibiótica e anti-hipertensiva e ajuda a regular o colesterol. Os benefícios são melhor aproveitados quando a planta é consumida crua – um dente de alho por dia é suficiente. Experimente preparar uma pasta com queijo cottage ou ricota, azeite, ervas e um dente de alho bem picadinho para servir como patê.
Tomate: é uma das melhores fontes de licopeno, substância antioxidante potente, capaz de varrer radicais livres do organismo e regular o mecanismo de oxidação das células. O licopeno é melhor absorvido quando o tomate é aquecido, ou seja, na forma de molho, mais do que cru.
Chá verde: estudos mostraram que pessoas que bebem chá verde regularmente ficam menos gripadas e resfriadas, o que se deve à sua ação antimicrobiana, ou seja, que impede vírus e bactérias de aderirem às células, causando doenças. A bebida também favorece o mecanismo de eliminação de toxinas do organismo, o que faz dele alternativa tanto para emagrecer e controlar o peso como para prevenir doenças.
Vegetais verde-escuros: espinafre, couve e brócolis, além de cogumelos, feijão e fígado, são boas fontes de ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos do sangue, responsáveis pelas
defesas do organismo.
Aveia: fornece também boas quantidades de vitaminas B e E, cálcio, magnésio, potássio, zinco, selênio e ferro, além de proteínas, carboidratos e fibras solúveis, que têm a capacidade de reduzir o colesterol. Consumir 60 g de aveia em flocos (o equivalente a ¾ de xícara) por dia é o ideal para conseguir os benefícios.
Frutas vermelhas: além de vitamina C, as frutinhas desse grupo são altamente antioxidantes porque têm em comum as antocianinas. Morango, framboesa e cereja contêm ácido elágico, que estimula a eliminação de toxinas. Tem mais: “Estudos mostram que o mirtilo possui antocianidinas e proantocianidinas, compostos antioxidantes capazes de forçar células cancerosas ao suicídio”, diz Luciana."


quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

BANHO DE CACHOEIRA

 Corrida de Natal, 2015, 
5. Lugar na Categoria.


 Oi, amigos, tudo bem ?? Lá vai uma dica muito legal da amiga  Andreia. Aliás, além de ser uma corredora maravilhosa, ela é excelente educadora física. 

"BANHO DE CACHOEIRA
Benefícios!
Aumenta a agilidade
Entrar em baixo da queda da cachoeira e sentir a água gelada escorrendo pelo corpo parece mais assustador do que reconfortante. No entanto, a respiração profunda em resposta ao choque do nosso corpo nos ajuda a manter o calor, pois aumenta a ingestão de oxigênio. Assim, a nossa frequência cardíaca também aumenta, liberando uma onda de sangue. Isso nos dá uma dose natural de energia para continuar o dia.
Melhora a imunidade e a circulação
A água fria pode melhorar a circulação sanguínea incentivando o sangue a correr entre os órgãos, o que ajuda a combater alguns problemas de pele e coração. Quando essa água atinge o corpo, a capacidade de circulação do sangue leva as artérias a bombear o sangue de forma mais eficiente, aumentando assim a saúde do coração. De acordo com o Dr. Alexandre Costa, especialista em saúde natural, a água fria também pode baixar a pressão arterial, limpar artérias bloqueadas e melhorar o sistema imunológico.
Acelera a recuperação muscular
É comum atletas tomando banhos de gelo após o treino para reduzir a dor muscular, mas uma ducha fria rápida pode também ser muito eficaz. Um estudo realizado pelo Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos analisou mais de 360 pessoas que ficaram imersos ou tomaram banho em água fria após treinamentos de resistência. Foi constatado que banhos de 24 minutos de água fria são eficazes no alívio da dor muscular de um a quatro dias após os exercícios. Nos experimentos a temperatura da água era de 10 a 15 graus Celsius.
Acalma o estresse
Um banho de cachoeira, um chuveiro com água fria ou entrar no mar sem esperar o corpo acostumar com a temperatura, podem acalmar o estresse e aliviar os sintomas de depressão devido ao impacto intenso de receptores de frio na pele. Esses receptores enviam uma enorme quantidade de impulsos elétricos a partir das terminações nervosas periféricas para o cérebro o que produz um efeito antidepressivo e melhora o humor. Outro estudo do instituto americano descobriu que a hidroterapia fria tem um efeito analgésico. O tratamento incluía uma sequência de banhos frios com períodos de adaptação.
Vamos?"

Parte da turma, na Corrida de Natal, 
dezembro de 2015.


terça-feira, 22 de dezembro de 2015

3a. CORRIDA DE NATAL, EU FUI !!

A galera, após a corrida !



Oi, amigos, tudo bem ??

Este domingo que passou, dia 20, eu participei da 3a. Corrida de Natal, aqui em Porto Alegre. Uma corrida de conotação solidária, onde foram arrecadados inúmeros brinquedos para uma casa de crianças. A corrida foi realizada pelo Jornal Sprint Final, da amiga Lisiane e do seu esposo Renato.
Fui na distância menor. A corrida foi à tardinha, nas imediações do Gasômetro, próximo à orla da nossa cidade. 

Tivemos vários pódiuns, na categoria.  Fred e Saraiva, como sempre, arrasaram nas classificações gerais. 
Consegui um 5. Lugar na minha categoria. Mesmo ainda sem fôlego, consegui um podiun'zinho'.   Conseguir recuperar o fôlego anterior à minha cirurgia, tem sido bem difícil, mas  eu chego lá. 



5. Lugar na categoria !




segunda-feira, 23 de novembro de 2015

DICAS LEGAIS PARA QUEM QUER COMEÇAR A CORRER


Oi, amigos, tudo bem ? Hoje deixo um texto do Fernando Rocha, constante no site SuaCorrida, a propósito de dicas para quem quer começar a correr. Lá vai :



''4 dicas para quem é iniciante
Fique por dentro de conselhos especiais para iniciantes no mundo esportivo da corrida

Para tudo na vida tem um começo. E se o inicio for algo que beneficie a nossa saúde é melhor ainda. Correr, por exemplo, não é simples, já que exige um esforço físico e mental. Muitas pessoas têm dificuldade para começar a praticar esporte. Além da falta de tempo, o cansaço do dia a dia pode atrapalhar quem precisa sair do sedentarismo. O SUA CORRIDA está aqui para dar dicas e ânimo para você iniciar a prática da corrida.

O estresse do nosso cotidiano nos traz mau humor e pouca vontade de frequentar uma academia, por exemplo. Correr, então, nem pensar!  Mas as atividades físicas servem para dar mais disposição e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, a prática esportiva libera o hormônio da endorfina – produzido pelo organismo na glândula hipófise (localizada na base do crânio e responsável pela produção de diversos hormônios) –, que causa sensação de bem-estar e plenitude.

Algumas dicas são fundamentais para quem vai iniciar no mundo da corrida. Para isso, é necessário criar uma rotina em sua vida e sempre manter o foco. Conquistar um objetivo e enfrentar desafios podem servir de combustível. Ser estimulado por alguém também pode ser primordial.
1. Interação com outras pessoas
Para o treinador da Lobo Assessoria, Henrique Batistela, o melhor para quem está começando é sempre estar acompanhado. “Interação com outras pessoas pode tornar a atividade física mais agradável. Traçar uma meta também pode fazer diferença. Procurar um acompanhamento especializado com um profissional que saiba estipular os limites e criar um planejamento adequado para o novo atleta pode ser o diferencial”, explica.
2. Cuidado com as lesões
Precisam ter cuidado com lesões, já que não estão acostumados com esforço físico. De acordo com Batistela, os treinos intercalados e exercício de musculação funcionam de forma eficaz. “Alternar corrida e caminhada deve ser a base do treino. Realizar fortalecimento especifico para corrida, como séries de agachamento e exercícios para panturrilha”, diz o treinador.
3. Atenção com a dieta 
A alimentação é outro ponto essencial para quem está começando. E nela que se encontra a fonte de energia para um melhor desempenho. Comer a cada três horas é a regrinha básica. Sempre aposte 

nos alimentos leves antes de começar a correr, como frutas e barras de cereais. Isso dará vigor suficiente para você conseguir conquistar seus objetivos.
4. Pós-treino
Após a corrida, alguns cuidados são necessários para evitar lesões. O alongamento é importante para evitar dores musculares e problemas futuros. Outra dica é para a estação mais fria do ano. Seguindo Batistela, depois da atividade física ficamos com a imunidade baixa e, portanto, é fundamental trocar a roupa molhada pelo suor.
Bom, agora só falta você iniciar. O importante é termos qualidade de vida. Sedentarismo nem pensar! Que tal começar a correr hoje?
+ Dicas do professor Henrique Batistela:

  • É preciso fazer alongamento antes e depois da atividade física.
  • Coma algo leve antes de correr. O ideal é consumir alimentos ricos em carboidrato.
  • No começo, alterne corrida com caminhada.
  • Faça disso uma rotina para conseguir o condicionamento físico."

    terça-feira, 17 de novembro de 2015

    22a. CORRIDA PELA VIDA, eu fui !!!

    Oi, amigos, tudo bem ?

    Neste domingo, dia 15 de Novembro, ocorreu aqui em Porto Alegre, a 22a. Corrida Pela Vida, do ICI-RS, Instituto do Câncer Infantil. A corrida tem conotação solidária, a renda é destinada ao Instituto. Um evento pra lá de especial, não é mesmo ?  Fui na distância de 5 km. Ainda me sinto avariada, depois da cirurgia, mas aos poucos vou normalizando tudo. E o amigo André Castro 'me puxou' no final. Obrigada, amigo !


     As meninas que participaram da corrida, 
    com a prof. Rita Abero (Rita, baita treinadora e corredora).

    segunda-feira, 9 de novembro de 2015

    POR QUE ALIMENTOS ORGÂNICOS ??

    Boa noite, amigos ! Lá vai uma dica da amiga Andreia :


    "DICAS DE ANDREIA LAGARTIXA
    POR QUE ALIMENTOS ORGÂNICOS?
    Nem precisa pensar muito.
    1. Evita problemas de saúde causados pela ingestão de substâncias químicas tóxicas. Pesquisas e estudos tem demonstrado que os agrotóxicos são prejudiciais ao nosso organismo e os resíduos que permanecem nos alimentos podem provocar reações alérgicas, respiratórias, distúrbios hormonais, problemas neurológicos e até câncer.
    2. Alimentos orgânicos são mais nutritivos. Solos ricos e balanceados com adubos naturais produzem alimentos com maior valor nutritivo.
    3. Alimentos orgânicos são mais saborosos. Sabor e aroma são mais intensos – em sua produção não há agrotóxicos ou produtos químicos que possam alterá-los.
    4. Protege futuras gerações de contaminação química. A intensa utilização de produtos químicos na produção de alimentos afeta o ar, o solo, a água, os animais e as pessoas. A agricultura orgânica exclui o uso de fertilizantes, agrotóxicos ou qualquer produto químico; e tem como base de seu trabalho a preservação dos recursos naturais.
    5. Evita a erosão do solo. Através das técnicas orgânicas tais como rotação de culturas, plantio consorciado, compostagem, etc., o solo se mantém fértil e permanece produtivo ano após ano.
    6. Protege a qualidade da água. Os agrotóxicos utilizados nas plantações atravessam o solo, alcançam os lençóis d’água e polui rios e lagos. 
    Cuide-se, seu corpo sua casa!em rios e lagos."


    Circuito Track & Field, 
    domingo retrasado.


    segunda-feira, 2 de novembro de 2015

    TRACK & FIELD RUN SERIES, ETAPA PRAIA DE BELAS

    Oi, amigos, tudo bem ??
    Ontem participei da primeira corrida pós cirurgia, aqui em Porto Alegre. Foi a Track & Field, Praia de Belas.  Esta corrida, neste local, foi a primeira vez que ocorreu na minha cidade. Estava bem legal, organizada.  A temperatura estava ótima para correr. Fresquinho, não tinha muita umidade no ar. 
    Corri ainda sem fôlego. Estou reiniciando, afinal, fiquei bom período parada ...  Consegui ficar em 6 Lugar na minha Categoria. Dois colegas da assessoria conseguiram pódium, um primeiro lugar (feminino) nos 10 km e um quinto lugar (masculino) nos cinco km.  foi aquela festa !!!
    Muito feliz em poder voltar a correr. 


    Grande parte da turma, reunida 
    na foto, antes da corrida.