Páginas

terça-feira, 24 de outubro de 2017

OS BENEFÍCIOS DO AÇAÍ PARA QUEM CORRE


"Os benefícios do açaí para quem corre
Descubra suas vantagens, quando ingerir e, de quebra, confira algumas receitas para incluir em sua dieta

Tradicional da gastronomia brasileira, o açaí consegue unir sabor e diversos nutrientes importantes para o corpo. Dentre as suas principais características nutricionais, destaca-se a reposição de energia, importante para quem pratica esportes. Atualmente, sua forma mais comum é na tigela, onde a polpa é acompanhada de outros ingredientes como frutas ou cereais. Além disso, o alimento pode ser consumido em forma de sucos, geleias e até mesmo em pó em suplementos nutricionais. Mas, além da alta carga energética, o açaí possui outros benefícios muito interessantes para quem corre. São eles:
Melhora o sistema imunológico
Graças à presença de antocianina, um composto que dá cor ao alimento, o consumo de açaí ajuda a melhorar o perfil imunológico e diminui a produção de radicais livres, prevenindo envelhecimento precoce. “O açaí ainda é fonte de iodo, que ajuda a evitar os males da tireoide, e de manganês, mineral importante para combater a Tensão Pré-Menstrual (TPM) e que aumenta a capacidade de absorção de cálcio”, complementa a nutricionista Andréia Carrara
Age como anti-inflamatório
Depois de um longão, é comum que algumas dores musculares surjam. O açaí, por sua vez, pode ajudar a diminuir esse processo inflamatório, acelerando na recuperação pós-treino. Tudo isso se deve à presença de flavonoides, substâncias antioxidantes e anti-inflamatórias, que também atuam na prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer e até de doenças degenerativas, como Alzheimer ou Parkinson.

Antes ou depois do treino?
Por ser grande fonte de energia, o açaí é melhor para o pré-treino. Mas, comê-lo depois de uma corrida longa ou depois de pegar firme na academia também não é uma má ideia. Isso porque, ele irá ajudar você a recuperar as energias perdidas. “Um shake ou uma tigela de açaí com frutas ou granola são ótimas opções para o pré-treino. Mas é importante que este açaí seja uma opção sem açúcar e sem aditivos artificiais.” indica a nutricionista Bruna Pavão.
Fique atento com a quantidade!
Assim como qualquer alimento, ingerir açaí de forma excessiva pode ser prejudicial – a fruta pode causar desconforto estomacal durante os treinos, influenciando no seu desempenho. Procure comer pelo menos 1h antes de correr. Andréia sugere uma porção de 100g de açaí para o pré-treino (a quantidade varia de acordo com a necessidade energética de cada atleta).
Como encontrar o açaí certo?
Com tantas opções no mercado, é fácil achar um açaí que não seja saudável ou com procedência desconfiável. Opte pelas grandes marcas. Apesar de serem mais caras, as marcas mais conhecidas são as que possuem maior credibilidade. Procure também por produtos que são aprovados pelas agências sanitárias. “Hoje o Brasil é um grande exportador de açaí. Com isso, os critérios utilizados pelas agências de higiene e de saneamento ficaram muito mais rigorosos.” afirma Andréia."

**Fonte : SuaCorrida 



5 comentários:

  1. AÇAÍ, após uma boa corrida. Muito bom mesmo.
    Abraços;

    ResponderExcluir
  2. Gostei da dica! Valeu a pena ler... agora só preciso abolir as caldas e complementos do meu açaí... kkkk zoeira pq nem tenho tomado... snif
    xoxo

    ResponderExcluir
  3. AMEI SUA FOTO GATAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA. AMOR SEUS POSTS DE CORRIDA.

    ResponderExcluir
  4. Adooooro açaí. Seu blog é maravilhoso, obrigada por compartilhar com seus leitores. Um beijo, Lorena.

    ResponderExcluir
  5. Sempre postando boas dicas de nutrição né Ivana? rsrs
    Parabéns.
    Abraço e sucesso.


    Att, Tutta Maratonista
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir