Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

A IMPORTÂNCIA DO AQUECIMENTO.

Repasso aqui um texto que recebi por mail, sobre aquecimento, escrito de maneira correta :

Ao iniciar um exercício físico, o organismo humano sofre alterações em seu funcionamento visando adaptar o coração, os pulmões, os músculos e a circulação para a atividade. Dependendo dos antecedentes e hábitos da pessoa, essas modificações resultarão em maior ou menor eficácia na produção energética. Esse processo é fundamental para a realização de qualquer tipo de atividade física.
Por isso é preciso que o início das atividades seja menos intenso, uma vez que nessa fase de ajustes qualquer movimento mais brusco pode gerar lesões. O processo de aquecimento existe exatamente para que o atleta se prepare física e até mentalmente, evitando tais complicações. O foco do aquecimento é aumentar a temperatura muscular e, para isso, são feitas caminhadas e corridas mais leves, seguidas de exercícios de alongamento (pois a temperatura muscular afeta a flexibilidade).
Para corredores, os músculos específicos devem ser utilizados no aquecimento de forma a simular a corrida e a produzir toda a amplitude dos movimentos articulares. Os aquecimentos devem ser feitos gradualmente e respeitando os limites individuais, pois não devem causar fadiga nem reduzir as reservas de energia.

                                                                              * * * * * * *

TREINO DE HOJE : 5 KM CORRENDO NA ESTEIRA  + MUSCULAÇÃO + 1,8 KM CORRENDO NA RUA + 1,5 KM DE CAMINHADA.



Um comentário:

  1. Olá!
    Muito bom esse texto sobre aquecimento.
    É bem verdade que muitas vezes ele é ignorado, assim como o alongamento.
    Por mais focada e determinada que uma pessoa esteja, uma lesão pode colocar tudo a perder.
    Amei o seu treino!
    O meu sonho é ter uma esteira.
    Parabéns!
    Bom final de semana!
    beijossss

    ResponderExcluir