Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

ALIMENTOS DITO SAUDÁVEIS QUE PREJUDICAM A DIETA !!!!!

Alimentos considerados diets e saudáveis podem ter muitas calorias e, conseqüentemente, vão prejudicar nossa dieta no tocante ao emagrecimento.

Alguns exemplos :

REFRIGERANTE ZERO :
Muitos acreditam que por ter zero calorias é liberado mesmo para quem quer emagrecer, porém é preciso analisar a composição nutricional dos alimentos. O refrigerante zero por exemplo, tem mais quantidade de sódio, do que o tradicional. Se consumido em grandes quantidades, este sódio em excesso faz com que você retenha líquido, prejudicando o emagrecimento. 
(Minha nutricionista sempre comenta isso !! Mas, raramente eu bebo líquidos com a comida, muito menos refrigerantes !)
GRANOLA :
As pessoas geralmente associam alimentos saudáveis e poucas calorias. Um alimento pode ser saudável, mas pode conter muitas calorias, portanto deve ser consumido, mas com moderação. A granola é um ótimo exemplo. Ela é sim indicada para quem está de dieta, mas desde que se respeite muito bem a quantidade adequada dentro do cardápio. Para você ter uma ideia, apenas uma xícara de granola pode fornecer mais de 300 kcal.

CHOCOLATE DIET :
O chocolate diet é indicado para pessoas que possuem restrições quanto ao consumo de açúcar, já que é isento dessa substância. Geralmente a verão diet possui maior quantidade de gordura em sua composição, tornando-se mais calórico. Por isso se você não possui este tipo de restrição, prefira o chocolate tradicional.

CAFEZINHOS :
Vários cafezinhos durante o dia parece ser a saída para se manter firme na dieta e não extrapolar em doces e guloseimas, certo? Errado! Se este café for adoçado com açúcar, pode prejudicar muito emagrecimento, já que uma colher de sopa de açúcar possui aproximadamente 80kcal, e dependendo da quantidade de cafezinhos que você tomar no dia, facilmente você ultrapassa essa quantidade, que serão calorias extras.

FRUTAS :
Elas devem ser o alimento companheiro na hora de fazer uma dieta. Além de ser fonte de vitaminas, fibras, minerais, é de fácil digestão e prática. Algumas têm pouquíssimas calorias. Porém, o consumo também deve ser adequado.
(Eu, muitas vezes, peco no excesso de frutas, sei disso !! Minha nutri me orienta a comer, NO MÁXIMO, 5 frutas por dia !)

SOPA PRONTA :
Sabe aquela sopa pronta de saquinho com pouquíssimas calorias? Mais uma vez o sódio entra em ação. Apesar de não ter quase calorias, a quantidade de sódio presente é grande. Observe na embalagem nutricional dos alimentos: se o alimento tiver mais do que 400mg de sódio em 100g do produto é considerado um alimento com muito sódio. Algumas sopinhas têm mais do que 700mg no pacotinho com aproximadamente 20g.
(Se observarem os rótulos verão a veracidade deste argumento, eu sempre verifico ! O melhor mesmo é fazermos sopas caseiras, são tão fáceis de serem confeccionadas, não custa !)

SALADA :
Algumas pessoas, pensando em "economizar" calorias e fazer uma refeição mais saudável, acabem substituindo o almoço, por exemplo, por uma salada e nem sempre essa é uma boa opção.
Comer uma salada com frango ou atum, folhas variadas, legumes pode ser uma saída. Mas muitas vezes acrescenta-se batata palha, maionese, croutons, queijos amarelos, molhos prontos para salada e ela acaba ficando mais calórica do que uma refeição com arroz, feijão, salada e carne.    

**   Este texto recebi por mail, a autoria dele é de Camila Rebouças de Castro, uma nutricionista.


TREINO DE HOJE : 5,5 KM CORRENDO + MUSCULAÇÃO + CAMINHADA DE 2,3 KM.



3 comentários:

  1. Post maravilhooooso mesmo!!! E melhor ainda é a AF que fez!!! Maravilhaaaa!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Mesmo que o alimento seja saudável temos que cuidar das quantidades e do tipo de alimento,.
    Ótimo dica amiga ;)
    Beijosss

    ResponderExcluir
  3. É isso mesmo! Não compro chocolate diet, refri zero, sopa pronta e granola de jeito nenhum. As frutas, como uma porção por vez; salada, é acompanhamento, nunca refeição.
    Ótima informação!

    ResponderExcluir