Páginas

quinta-feira, 26 de abril de 2012

ATIVIDADE FÍSICA, SÍNDROME DAS PERNAS INQUIETAS E DIETAS !!!!


Vou deixar um texto para todos lerem, que é bem útil. Eu tenho a síndrome das pernas inquietas, descobri há 3 anos, a minha é leve, mas me incomodava bastante. De madrugada, eu sempre acordava com uma sensação horrorosa nas pernas ... Depois de muito consultar e fazer exames, finalmente cheguei a um pneumologista e médico especialista em doenças do sono. Este médico maravilhoso descobriu a tal síndrome em mim. No momento em que aumentei a intensidade da atividade física, melhorei muito !! Atualmente, não tenho tido quase sintoma desta síndrome. Tenho certeza que a atividade física e a corrida me ajudaram 100%. Não tenho a autoria do texto comigo, porque está nos meus documentos há 3 anos:

Síndrome das Pernas Inquietas (RLS - RESTLESS LEGS SYNDROME ou SPI) é a principal causa de privação do sono em 2% a 5% da população. Muitos pacientes gastam suas noites andando pela casa ou se exercitando vigorosamente para aliviar a necessidade incontrolável de movimentar as pernas.
As pessoas que apresentam esta síndrome relatam uma sensação desagradável nas pernas, como formigamentos, câimbras, repuxões e pontadas, no final da tarde e início da noite, que só apresenta algum alívio se permanecerem em movimento. A conseqüência é uma dificuldade de relaxar e pegar no sono, o que vai ocorrer apenas de madrugada. Os sintomas consistem em sensações desagradáveis nas pernas, sobretudo região da panturrilha (batata da perna) e um impulso a mover estes membros, levando a movimentos descontrolados, marcar passo ou esfregar as pernas para aliviar temporariamente o desconforto.
Embora a maioria das pessoas que procuram atendimento médico com estas queixas são de idade mais avançada, estudos mostram que algumas destas pessoas apresentam história de desconforto e dor nas pernas desde a infância.
Esta Síndrome crônica pode ocorrer esporadicamente ou ser hereditária. Ela pode ser um distúrbio do Sistema Nervoso Central ou, algumas vezes, devido a um tipo de disfunção dos nervos periféricos, chamada Neuropatia. Ocasionalmente pode estar associada a alcoolismo crônico, anemia por deficiência de ferro, gravidez ou diabetes. Alguns cientistas sugerem que esta Síndrome pode refletir um leve defeito na forma que o sono é organizado pelo cérebro.
A sonolência excessiva pode ser causada não só por uma noite mal dormida, mas também por problemas como depressão (tristeza profunda, desânimo, nervosismo) ou problemas de respiração durante o sono. A sonolência diurna pode prejudicar a atenção, a concentração, o humor e até os relacionamentos familiares.
Movimentos periódicos durante o sono são movimentos rítmicos, repetidos e estereotipados de pernas, ocasionados por contrações musculares tipo extensão do dedão do pé, dorso flexão do tornozelo ou graus variáveis de flexão e extensão do joelho ou do quadril. A contração muscular recorre a intervalos regulares de 10 a 120 segundos.
A incidência destes movimentos periódicos aumenta com a idade e com a presença de doença metabólica ou neurológica. Podem causar insônia ou sonolência excessiva durante o dia ou podem passar assintomáticos para o paciente. Com freqüência os movimentos acompanham a síndrome de apnéia do sono e podem ser o primeiro sinal que conduz o paciente ou seu cônjuge a solicitar intervenção médica.

O diagnóstico da síndrome é, atualmente, baseado na história fornecida pelo paciente. Nenhum exame complementar ou teste de laboratório é necessário ou útil para fornecer um diagnóstico mais acurado. Resumidamente, os critérios analisados pelo médico para o fornecer o diagnóstico são:
. o desejo de mover os membros, associado geralmente a parestesias (sensação de dormência e formigamento das pernas);
. falta de coordenação motora (de movimentos);
. sintomas exacerbados exclusivamente em períodos de descanso;
. e a piora dos sintomas durante o fim da tarde ou à noite.
Determinados movimentos incômodos e periódicos dos membros (pernas), ocorrem durante o sono na maioria dos pacientes portadores desta condição.
O tratamento da síndrome das pernas inquietas apresenta diversas controvérsias devido ao desconhecimento de sua causa. Os medicamentos usados são a carbamazepina, também útil em outros distúrbios neurológicos como a epilepsia e a carbidopa-levodopa, um medicamento utilizado no tratamento da doença de Parkinson.
 
 
 
Dietas Malucas podem causar síndrome das pernas inquietas
Segundo a reumatologista Evelin Goldenberg, do Hospital Albert Einstein, problema que atinge até 10% da população e aparece com freqüência a partir dos 25 anos, está entre as principais causas de insônia na população. A síndrome também é desencadeada por dietas exageradas que deixam o organismo com deficiências de ferro e ácido fólico.



 
A síndrome das pernas inquietas, que aparece com mais freqüência a partir dos 25 anos, provoca câimbras, arrepios, formigamentos, puxões, dores, coceiras ou queimações nos membros inferiores. Essas sensações desagradáveis costumam piorar no fim de tarde e à noite. Ficar muito tempo sentado ou deitado torna-se um pesadelo.
Segundo a reumatologista Evelin Goldenberg, do Hospital Albert Einstein, quem sofre com a síndrome das pernas inquietas realiza uma série de exames para detectar problemas em nervos ou vasos sangüíneos. Os testes são frustrantes e os pacientes não encontram solução. "Infelizmente a maior parte das pessoas sofre sem saber que tem tratamento", afirma a reumatologista.
Além disso, essa síndrome pode esconder problemas como fibromialgia, insuficiência renal crônica, além da artrite reumatóide. Segundo Evelin, muitas mulheres que se submetem a dietas malucas e ficam com deficiências de ferro e ácido fólico também podem apresentar a síndrome. "Os portadores passam anos dormindo mal e procurando tratamentos para distúrbios do sono sem atacar a causa", alerta a especialista.

*******

TREINO DE  HOJE : 900 METROS DE CORRIDA + MUSCULAÇÃO + CAMINHADA DE 1,5 KM  (hoje faltou tempo para a corrida, amanhã compenso !!).


Foto : Circuito Eco Run (22-4-2012).

 

2 comentários:

  1. acho que a atividade fisica ajuda em td ne?hehehehe
    ta nanado melhor agora???rsss

    ai ando apagando!

    bjao

    ResponderExcluir
  2. Oi querida, vim agradecer o carinho e comentário no post do Chica Mimus. Gostei de ver sua força de vontade e atitude. Parabéns! Bjks vivi

    ResponderExcluir