Páginas

terça-feira, 12 de novembro de 2013

ALTERNÂNCIA DE TREINOS !!

Oi, amigos, tudo bem ??


Vocês já se depararam com a rotina de treinos e o quanto eles vão se tornando enfadonhos ? Sabia que se deve dar uma alternada, uma variada, para fazer valer a sua meta ??  Então vou deixar parte um texto, de autoria de Kauana Araújo, do Site SuaCorrida. Vale a pena conferir :


"Chega de mesmice e de fazer sempre os mesmos exercícios toda semana! Segundo o educador físico e especialista em ginástica Evandro Siqueira, quando não há variação ou alternância adequada nas atividades realizadas no dia a dia, o organismo tende a entrar no estado de homeostase, isto é, acostuma-se aos estímulos e para de apresentar evolução física. Cair na rotina é também desestimulante, diminuindo a motivação para alcançar suas metas. Portanto, que tal ativar o metabolismo, a mente e a queima de calorias incrementando o seu PROJETO VERÃO com novos desafios e exercícios?
Ao variar as atividades dentro da academia, o programa pode se tornar ainda mais prazeroso – e trazer muito mais resultados para seu corpo. Uma combinação já indicada nas primeiras planilhas é a corrida com a bike (indoor ou outdoor), que traz uma série de benefícios: perda de peso, fortalecimento muscular e redução da gordura corporal. Entretanto, mesmo já cumprindo essas duas atividades, acrescentar exercícios como aulas de ginástica, zumba, squash, aulas na piscina e treinamento neuromuscular é ótima alternativa para aumentar a eficiência do seu treinamento.
Para evitar o aparecimento de lesões, o preparador físico André Trombini sugere alguns cuidados: “o ideal é não sobrecarregar o corpo com muitas atividades no mesmo dia e determinar dias específicos para cada tipo de exercício: duas a três vezes por semana exercícios intensos, como a corrida ou a bike, duas vezes por semana exercícios neuromusculares, uma vez na semana um exercício para trabalhar o equilíbrio, como o pilates, e um dia na semana exercícios que trabalhem o alongamento”.
Lembre-se de nunca fazer no mesmo dia, ou em dias seguidos, as atividades com muito impacto, e tente não passar das duas horas na academia. Nas primeiras aulas, vá devagar e preste atenção aos sinais do seu corpo. Se sentir enjôos, dores musculares agudas ou qualquer incômodo mais grave, não os ignore e procure um médico.
A escolha é sua!

Quer saber qual a melhor opção de exercício para você? Primeiro é necessário entender o efeito de cada aula em seu corpo. Siqueira explica que as aulas de bodycombat ou bodystep, por exemplo, trabalham os membros superiores e inferiores com um alto gasto calórico – cerca de 700 calorias por hora. Portanto, essas são boas apostas para quem quer ter um bom gasto de energia – e voltar a entrar naquele shorts apertadinho até o verão.

A zumba, ao contrário do que muitos pensam, não é só um ritmo, mas, sim, uma modalidade que mistura dança e ginástica, inspirada nos ritmos latinos. Ela está se tornando queridinha das mulheres na academia e não é por menos: em cada aula de zumba, você pode, sem perceber, perder entre 500 e 1000 calorias, dependendo da intensidade dos movimentos. Já o squash é uma modalidade que combina diversão, alívio do estresse e condicionamento físico. Em uma hora de jogo, é possível perder entre 1.000 e 1.500 calorias, além de ganhar força muscular. Marino Oliveira, pentacampeão brasileiro e campeão sul-americano Master, que pratica o esporte há mais de 35 anos, diz que um dos segredos da prática é o seu dinamismo. “Os praticantes se movimentam pela quadra com rapidez, gerando um intenso trabalho cardiovascular. A bola utilizada, que tem metade do tamanho de uma bola de tênis, atinge uma grande velocidade e, nesse momento, exige muita precisão na batida”.
                                                  Foto : A orla hoje, com muito vento !



4 comentários:

  1. por isso que sempre faço alguma atividade diferente
    beijos, lindo dia

    ResponderExcluir
  2. Eu também,sempre alterno,pois sei que dá resultados. Bjk Jaque.

    ResponderExcluir
  3. Eu tento intercalar os treinos na academia com corridinhas na rua, queria fazer zumba, mas minha coordenação motora não permite kkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Aqui na minha cidade a Zumba ta em alta, é o chamariz de várias academias!!

    Beijooo, espero visitinha sua!!
    nutrininja.blogspot.com

    ResponderExcluir