Páginas

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

FRUTA X BARRA DE CEREAL

Oi, amigos, tudo bem ?


Percebo que as pessoas, de uma maneira geral, são adeptas do consumo de barrinhas de cereais.  Muitas, até, consomem em grande quantidade, achando que estão ingerindo alimento saudável ... Pecam pelo excesso de consumo, obviamente ... Particularmente, NÃO sou muito adepta deste tipo de alimento, sempre acho tudo muito artificial, só em última, última, última instância comer barrinha de cereal. Vou deixar um texto da nutricionista Daniela M. Tobaja, que explica sobre as propriedes nutricionais da barra de cereal, traçando observações, juntamente com as frutas. Lá vai :

"FRUTA X BARRA DE CEREAL

 Não há substituição para as frutas. Entre e
las a composição já difere muito, tanto em vitaminas, como minerais, carboidratos, fitoquímicos (compostos associados a benefícios a saúde), entre outros. As barrinhas de cereal por sua vez, na grande maioria apresentam poucas quantidades de vitaminas e minerais, maior quantidade de carboidratos, adição de conservantes, corantes, entre outros aditivos químicos associados à intoxicação. Os adoçantes são associados a perda de paladar, aumento da absorção de glicose (açúcar), disfunção na tireoide (como o hipotireoidismo), ou  até mesmo favorecendo ao aumento da pressão arterial (como no caso do ciclamato monossódico). A maioria das barras de cereal ainda podem conter leite ou derivados (associados a aumento da inflamação, por conterem a proteína Beta-lactoglobulina, que esta associada a processos alergênicos), além de chocolate ao leite, glúten, entre outros aditivos químicos.  No caso das barrinhas orgânicas, vale destacar que são boas opções de lanche, porém não substituem as frutas, que são ricas em antioxidantes, favorecem ao controle dos oxidantes (reações aumentadas principalmente no estresse). Na banana, por exemplo, temos o triptofano um importante precursor de serotonina.
O que quero demonstrar com estes exemplos é que a comparação de alimentos de mesma caloria ou mesmo grupo (carboidratos, proteínas, gorduras) não é suficientes para classifica-los como equivalentes, pois terão respostas metabólicas diferentes.  As diferentes respostas metabólicas vão ainda além dos nutrientes, temos que considerar a biodisponibilidade (quantidade do nutriente presente no alimento que será realmente absorvida) e a individualidade bioquímica de cada um, afinal o que é remédio para uns é veneno para outros."


Circuito W Run


4 comentários:

  1. Eu também não gosto de barra de cereal, tem gosto muito ruim, milhões de vezes as frutas, amiga.Bem colocado. bjk Jaque.

    ResponderExcluir
  2. Gosto de barras de cereais. São fáceis de levar na bolsa, não fazem sujeira, mas procuro comprar as de menos calorias. Não adianta achar que é saudável, que é super natural porque não é. Algumas pessoas comem em grande quantidade como se fosse alface.

    ResponderExcluir
  3. Eu até gostava ,mas enjoei totalmente ,prefiro as frutas apesar das barrinhas serem mais praticas ...bjs

    ResponderExcluir
  4. eu dou sempre preferencia às frutas
    beijos, lindo dia

    ResponderExcluir