Páginas

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

GRAVIDEZ E TREINOS !!!!


 
Oi, amigos, tudo bem ?
Hoje deixo um texto bem legal de Mário Sérgio Andrade Silva, a respeito de GRAVIDEZ e TREINOS ... Lá vai :
 
"Quando o teste de gravidez dá positivo, é natural que a cabeça da mulher se encha de dúvidas. Mas a corredora tem uma questão a mais: “Vou poder continuar treinando?” Elas logo vêm nos perguntar se podem malhar ou não e se há alguma recomendação especial sobre atividade física, sua intensidade e duração.
Essas respostas devem ser dadas pelo médico. É ele quem precisa avaliar se a paciente está em condições de praticar atividade física, se a gestação é normal, se não há riscos e checar diversos outros fatores que envolvem a saúde da mãe e do bebê. Mas a pergunta que fica é: depois do sim do médico, as gestantes saudáveis devem ou não fazer exercícios?
Desde a década de 50, o Colégio Americano de Medicina Desportiva (ACSM) revisa a literatura médica sobre exercícios na gestação. Naquela época, a recomendação era bem conservadora: as grávidas só podiam caminhar 1 milha (1,6 km) por dia. Na década de 80, as gestantes eram orientadas a treinar três vezes por semana, entre 15 e 20 minutos por sessão. Atualmente, porém, especialistas dizem que mamães podem e devem se exercitar em níveis leves (60%-70% da frequência cardíaca máxima, ou FCM) a moderados (75%-85%). Estudos feitos com animais mostram que atividades intensas (acima de 85% da FCM) prejudicaram a oferta de oxigênio ao bebê.
As pesquisas também apontam que atividades físicas de até 1 hora não oferecem risco de elevação excessiva da temperatura corporal, fator que poderia oferecer complicação à gestante e ao feto. Com relação à frequência, há algumas décadas, recomendava-se limitar a três sessões semanais, mas atualmente a orientação é de que é possível se exercitar entre três e cinco vezes por semana. Ainda de acordo com os estudos, não há restrição quanto ao tipo de atividade a ser praticada.
O histórico da atleta também é muito importante. Sempre levando em conta o aval do médico, é possível dizer que, se a gestante já corria antes da gravidez, a chance de poder continuar treinando é maior. Quanto mais condicionada, mais tranquilo será esse processo. Já para mulheres que começaram a correr há pouco tempo ou não têm muito condicionamento, minha orientação é pegar bem leve pelo menos nos três primeiros meses da gravidez. Para aquelas que estão pouco ou mal condicionadas, até um trote pode ser excessivo. Lembrando sempre que o treinador tem que atuar de acordo com as recomendações médicas.
A corredora deve ainda evitar percursos mal iluminados, esburacados e até mesmo o sobe e desce das calçadas. A última coisa que queremos é uma queda. Assim, a esteira pode acabar sendo uma alternativa mais segura nessa hora.
Por fim, gostaria de lembrar a gravidez de uma profissional de educação física que pode inspirar as mamães. Ela tinha um excelente condicionamento e manteve uma rotina de treinos equilibrada durante a gestação. Engordando praticamente apenas o peso do bebê, deu à luz de parto normal a uma criança saudável.
MÁRIO SÉRGIO ANDRADE SILVA é diretor técnico da assessoria esportiva Run & Fun e técnico pentacampeão da Maratona Disney em 1998, 1999, 2000, 2001 e 2002."
 

10 comentários:

  1. é legal sempre ouvir o médico e adaptar os treinos de acordo com os períodos, tanto de mulheres como homens, a própria idade é um fator tbm, né Ivana? beijoka

    ResponderExcluir
  2. Ai, que sustooo! Como o título estava em letras maiúsculas, já achei que você ia anunciar alguma coisa, hahaha!

    ResponderExcluir
  3. Pois é, eu deveria ter me cuidado durante a minha gestação que assiim não teria tantos prejus, más agora é correr atrás do tempo perdido!

    depois-da-gravidez.blogspot.com ∞

    ResponderExcluir
  4. nossa adorei o post!!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. hahah acho que não foi só eu que achei que a gravidinha da história era você! Mas é realmente importante junto com a gestação, se não tiver nenhum impedimento manter-se ativa. Saúde e movimento estão sempre relacionados!

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  6. Muito bom!
    Exercitar-se sempre!
    Bjs!
    Cássia (http://cassinhags.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  7. ...traigo
    ecos
    de
    la
    tarde
    callada
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    COMPARTIENDO ILUSION
    IVANA

    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...




    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE ZOMBIS, EXCALIBUR, DJANGO, MASTER AND COMMANDER, LEYENDAS DE PASIÓN, BAILANDO CON LOBOS, THE ARTIST, TITANIC…

    José
    Ramón...


    ResponderExcluir
  8. Agora fiqeui preocupado.
    E meus treinos para a maratona?

    rsrsrs.

    Brincadeira, mulheres, nada de perder a vida, mas cuidando do maior bem que Deus pode lhes dar, a maternidade.
    Abraços

    ResponderExcluir
  9. O certo é fazer um treininho leve para não prejudicar o baby e ainda ficar em forma né...

    Beijão, e obrigada pela visita!

    nutrininja.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. QUANDO DIGO QUE IVANA É FORA DE SÉRIE!!!
    ISSO SIM QUE É UM POST QUE INTERESSA A TODOS!!! PAPAIS E MAMÃES
    PARABÉNS IVANA
    UM FORTE ABRAÇO
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir