Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

DICA DE NUTRIÇÃO !!

Alô amigos  !
Há pessoas que exageram na ingestão de calorias, somente porque o frio chega, mas não precisamos 'chutar o balde', por causa do inverno, não é mesmo ?? O texto é de autoria do TRT da minha Região. Lá vai : 
 
"O inverno é a estação mais aconchegante do ano. A temperatura cai e a gente já começa a pensar em lareira, cobertor, e, principalmente, nos pratos típicos da estação, como massas, fondues, queijos, feijoadas, chocolates. O problema é que essas delícias que invadem a nossa mesa no inverno costumam ser bastante calóricas e gordurosas. Você normalmente engorda no inverno? Não consegue resistir e exagera na comida?
Para cair em tentação sem brigar com a balança, preparamos uma lista de adaptações que você pode fazer para tornar a sua comida mais leve nesse inverno. 
1. Massas: Troque a massa refinada por integral, que tem mais fibras e mantém a saciedade por mais tempo. Dê preferência a molhos à base de tomate, que são menos calóricos e gordurosos do que os molhos à base de queijo.
2. Sopas: saudáveis e quentinhas, as sopas de legumes são uma ótima opção. Para engrossar a sopa, use aveia, que é rica em fibras e nutrientes. Evite o creme de leite, que é fonte de gordura ruim. 
3.Fondues: dê preferência aos de queijo, preparados com leite desnatado, e troque os queijos amarelos por queijos brancos. Substitua o pão refinado por pão integral, legumes ou verduras, como cenoura, pepino, couve-flor e brócolis.
4. Bebidas de inverno: chocolate quente e capuccino são bebidas extremamente calóricas. Então, dê preferência aos chás. Leite quente polvilhado com canela e adoçante é uma opção gostosa e menos calórica. Entretanto, se não resistir à tentação, use leite desnatado e achocolatado light ou cacau em pó no preparo do chocolate quente ou capuccino.
5. Doces: nesse caso, a palavra-chave é moderação. Tente se satisfazer com uma única porção ou pedaço. E, sempre que possível, faça substituições inteligentes: as frutas são as melhores opções
pedaço. E, sempre que possível, faça substituições inteligentes: as frutas são as melhores opções para substituir os doces, mas gelatina, pudins e flans light também são alternativas menos calóricas.
A boa notícia é que o inverno não precisa ser o vilão da balança. Pelo contrário: segundo especialistas, as baixas temperaturas podem ser aliadas da boa forma. Isso porque o frio faz com que o organismo aumente o gasto calórico em até 10%. Então, se o objetivo é emagrecer, aproveite que o seu corpo está gastando mais energia para manter uma alimentação balanceada e inserir exercícios físicos à sua rotina."
 
 
TREINO DE HOJE :
 
 
6   KM   CAMINHANDO
 
+  
 
MUSCULAÇÃO
 
 
 
Circuito Athenas, 2 etapa, 2012
 
 
 
 

4 comentários:

  1. é tenho que me preocupar com minha alimentação no inverno,,,


    bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá querida adoreoi as dicas,muito ulteis.
    Obrigada pela atênçaõ e a força lá no blog.
    Voltei a luta novamente.]
    bjos.

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, eu to aprendendo a usar aveia agora, mas nunca usei pra engrossar sopa. Vou tentar \o/

    ResponderExcluir
  4. que boa dica Ivana, obrigada, adoro aveia
    beijos

    ResponderExcluir