Páginas

segunda-feira, 22 de abril de 2013

CORRER COM CAUTELA ...

Oi, amigos, tudo bem ??
 
Mais uma semana começando,  os treinos meio devagar por aqui ... Quero deixar pra leitura, um texto, a respeito de corrida, do grandioso treinador Miguel Sarkis. Boa leitura :
 
"Quanto mais corremos no calor, proporcionalmente, gastamos mais água. Mas, não se trata de uma simples água. é uma água preciosa que vem com sais minerais e açúcares, que custamos repô-las de imediato. Sempre é bom colocarmos detalhes a frente de nossas intensões, quando se trata de correr em temperaturas elevadas. Sempre gastaremos mais, em se tratando de elevadas temperaturas. Mas, o que devemos considerar como temperatura elevada? Acima dos 25 graus, ela já se torna imprópria a espécie humana. Acima dos 30 graus, o que se dá em nosso organismo? Bem, só para ilustrar, as temperaturas acima dos 25 graus, em provas de maratona, segundo a IAAFF e a OMS, já podem ser fortes motivadores a cancelamento do evento, mas, é difícil observar ordens para o cancelamento da prova, salvo a de Chicago em 2009, quando os organizadores, após ter mais da metade da prova evoluída, e os problemas se tornaram muito alarmantes, é que se iniciou a tentativa de cancelamento e que para muitos corredores se tornou um pesadelo. Quem é que ao ir a uma maratona, sonhos e promessas de terminar e com ótimo tempo, e se vir nesta situação, deixaria a prova sem pestanejar? É quase impossível uma pessoa treinada para ir a tais eventos, aceitar a interrupção da tão sonhada prova. Mas, nem só de provas se vive o corredor e estamos experimentando altas temperaturas e que tem transtornado os melhores corredores do país. Melhor é treinar ao anoitecer ou logo pela manhã, deixando os horários compreendidos entre 9 e 17, para os que realmente são muito bem treinados e não possuem outra alternativa. Quando treinando, lembre-se de levar consigo, quantidade proporcional a 200 ml de água ou isotônico, para cada 30 minutos de corrida continua. Após a primeira hora, melhor pensar em alimentos concentrados, isotônicos e água. Sempre que verificar ou sentir que as temperaturas estejam elevadas, lembre-se de engatar a marcha lenta, só para fazer constar um treino de manutenção. Não vale a pena, nós corredores para a saúde, elevarmos a intensidade dos treinamentos, em temperaturas acima dos 25 graus. Então, aproveitando o alto verão, faça os treinos de transição e se for necessário, treine cautelosamente para sobreviver ao próximo verão. Bons treinos."
 
TREINO DE HOJE :
 
3,5   KM   CORRENDO,
entre a orla e a av. Cel. Marcos
 
+   MUSCULAÇÃO
 
+   2,5   KM   DE   CAMINHADA
 

5 comentários:

  1. Treino leve, né Vana?! Hahahaha.

    Bom texto mesmo. As vezes as pessoas querem só ver o ponteiro da balança baixar e não pensa (ou não sabem) nas consequências.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. tbm não podemos esquecer de hidratar o corpitcho....

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi Ivana boa noite, como sempre nos deixando boas dicas e isso aeee e não importa se o treino foi devagar ou pouco o importante é estar se mexendo...Boa semana e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Ivana Querida, boa semana pra ti. Não importa a distância do seu treino, o que vale é se divertir com a atividade física. super beijo,
    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivana, gostei dessas informações, tb adoro caminhar e treinar... correr eu ainda não consigo, mas o importante é fazer o corpo cansar né, e isso eu faço mesmo.

    vou te seguir gostei de seu blog, tem muita coisa para eu aprender

    Bju!

    ResponderExcluir