Páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

MOTIVO PARA CORRER !!!!

Olá, amigos ... Ainda sem correr, recuperando o dedo ... Deixo um texto de Gilberto L. Paiva, no Site ativo.com, a respeito de corrida e progressos, muito bom ! :

"MOTIVO PRA CORRER = ESPORTE SAÚDE E LAZER
Corrida realizada de forma imprópria geralmente acarreta inflamações e lesões. Lesões de tendões, ligamentos, ossos e músculos, geralmente são provocadas pelo efeito progressivo ou persistente e intenso de carga de exercício desmedida e não programada. Desta forma elas permitem a sobrecarga excessiva.
Mas o que vem a ser uma carga progressiva, uma carga persistente ou uma carga intensa?
Por carga, simplesmente, entendemos que é a quantidade de força necessária que teremos que dispor através dos músculos, ossos, tendões e ligamentos, com a finalidade de corresponder com a contra força que se produziu no momento da prática esportiva. Também entendemos por carga, a quantidade de atividades extra-esportes que acumulamos durante um dia de trabalho ou no nosso relacionamento familiar.
A soma das duas condições, extra-esportes e esportiva, como já comentamos em outro artigo (Soma), é uma das mais temíveis possibilidades de se lesar, sem a percepção do todo. O maior pretexto para se manter em ativo é conclusivo, pois o corredor se exercita por vários motivos e, principalmente, para emagrecimento, relaxamento e conquistas de novos desafios.
O trabalho desmedido, profissionalmente falando, é sem dúvida a forma mais justificada e consciente de se lesar, pois se sabemos o custo desta sobrecarga e, no entanto, continuamos, e assim garantimos nosso trabalho, ao final de uma dura jornada de trabalho é possível verificar os efeitos nocivos que se produziu.
Quando um corredor inicia seus treinamentos, seja com um treinador ou por uma planilha de treinamentos pré-elaborada, pode correr riscos ao realizar a carga sugerida ou imaginada, sem, no entanto, ter sua jornada esportiva vistoriada por alguém que faça o papel do “Advogado do Diabo”. As correções e medidas capazes de conduzir ao bom e ao mau treinamento são importantes de serem verificadas em tempo, até por que nosso estímulo é para correr e não observar e prever problemas. Quem deseja ter um problema? Ninguém!
Em não desejar ver problemas, o corredor segue tranquilo em suas sessões de treinos, sem imaginar se é muito ou pouco o treino proposto para si. Para esclarecer alguns pontos vitais para o treinamento esportivo de corredores, vamos analisar algumas variáveis de cargas para treinamento de corrida:
Carga Progressiva
Não importando a velocidade de início de sua corrida, a progressividade do treino é justificada por um início, meio e um fim de sessão diária e ou da periodização do treino. Ao aumentar a velocidade e ou a quantidade de quilômetros, o corredor estimula seu organismo a atuar mais intenso ou resistente, na medida em que aumenta a velocidade ou distância de deslocamento. 
Progressiva pode ser a velocidade, distância percorrida em dias, semanas e meses. O exemplo da carga progressiva de quilometragem, o corredor pode em alguns meses atingir a quantidade de 50, 60, 70, 80 ou mais quilômetros semanais e se sobressair, desde que tenha sido planejado em acordo com a sua condição física, emocional e profissional.
Quem deveria praticar a carga progressiva? A carga progressiva deve ser almejada por pessoas que já tenham passado pela adaptação I e II do programa de Condicionamento Físico. Depois desta fase, o organismo já se adapta melhor as cargas progressivas de velocidade e ou de quantidade de quilômetros.
Ao respeitar o período para realizar a carga progressiva, o corpo seguirá se adaptando à carga sugerida, sem prejudicar o bom funcionamento do organismo.
Carga Persistente
A carga persistente é favorável ao corpo do corredor, quando a programação da mesma está em equilíbrio com as demais sessões de treinos. Elas podem ser representadas por treinos mais velozes (tiros e ritmos), e ou treinos mais longos do que os de costume (exemplo clássico fica para os treinos mais longos e conhecidos como longão).
Ao permanecer correndo em velocidade elevada por determinado tempo quando se dificulta a respiração (tiros e ritmos), e ou manter-se por longo tempo a frequência de passadas, como nos treinos longos, os treinos são considerados persistentes.
Estes tipos de treinamentos servem às pessoas que ultrapassaram o estágio III do programa de adaptação física para correr. Ao ingressar no programa de corrida de alto rendimento, os treinos longos, médios, lentos e rápidos, se justificam para serem encaixados na periodização de treinamento do corredor.
Carga Intensa
É caracterizada por treinos que produzam altas frequências cardíacas e ou largadas rápidas e ainda tiros em rampas e morros. Sua utilização deve ser preferencialmente por atletas mais treinados e que possuam mais do que dois anos de treinos regulares.
As distâncias devem ser menores ou apropriadamente escolhidas pelo profissional de corridas e os intervalos condizentes com a recuperação do corredor."




Foto : Circuito Adidas, Primavera, 2012.


7 comentários:

  1. Olá Ivana,

    Estou torcendo por sua melhora o quanto antes.

    Esse tema abordado no texto é um pouco complexo né. Saber dosar o treino levando em conta as outras atividade diárias é realmente importante.
    Eu costumo treinar a noite, então quando passo um dia muito stressante o rendimento no treino cai sensivelmente. Acho que o mais importante é achar o equilíbrio, não é mesmo?

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ResponderExcluir
  2. ---------\\\\|/---------
    --------(@@)-------
    --ooO--(_)--Ooo--
    Ivana paciencia nessa hora com certeza vc se recuperar o mais rapido possivel estou na torcida este texto é bom demais obrigado pela informação.

    Boa semana,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. A Ivana é show.
    Não importa o que acontece está sempre feliz o nos incentivando.
    Deus te abnçoe amiga!

    ResponderExcluir
  4. Passou uma reportagem no domingo no globo esporte sobre o crescimento no número de corridas no Brasil. A globo lançou até um projeto chamado "Eu Atleta". Vc viu? É um portal onde praticantes de corridas podem compartilhar experiências, treinos, etc, etc, etc. Vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  5. Ivana espero que esteja 100% logo, para voltar ao seus fortes treinamentos e fazer bonito nas corridas.

    Forte Abraço

    Léo

    www.pisandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Oieee! vc me da dicas p/ ficar mais resistente na corrida? parabensss e recuperaa logo p/ vc voltar a tona! bjss

    ResponderExcluir