Páginas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

CAIMBRA, QUEM TEM ??

Olá, pessoal, tudo bem ?
 
Andei lendo um texto estes dias, que achei muito legal, fala sobre caimbras ... É de autoria de Aulus Sellmer, consultor da Webrun. Lá vai pra leitura :
 
"A inclusão da banana, rica em potássio, na dieta habitual dos adultos e idosos normalmente é recomendada pelos especialistas. Uma banana média fornece um terço das necessidades diárias recomendadas de potássio. Cada banana contém cerca de 100 calorias, principalmente sob a forma de frutose e amido, que o corpo converte em energia. E por isso, um dos alimentos favoritos dos atletas, que a consideram um anabolizante natural. Mas a preferência dos atletas por bananas para combater as cãibras, dolorosas contrações involuntárias dos músculos, não é verdadeira. A banana por ter grande quantidade de potássio não alivia as cãibras, na verdade o sódio é responsável pelo desequilíbrio químico no músculo gerando as famosas cãibras.
Apesar de existirem muitas causas para cãibras musculares, grandes perdas de sódio e líquidos costumam ser fatores essenciais que predispõem atletas a cãibras musculares. O sódio é um mineral importante na iniciação dos sinais dos nervos e ações que levam ao movimento nos músculos. Por isso, um déficit desse elemento e de líquidos pode tornar os músculos sensíveis. Sob tais condições, uma leve tensão e um movimento subseqüente podem fazer o músculo se contrair e se contorcer incontrolavelmente.
Consumir bebidas
esportivas que contêm uma quantidade adequada de sódio também é uma maneira sutil de repor o sódio. Gatorade contém 90 mg de sódio por 200 ml, a mesma quantidade de sódio em um copo de leite ou fatia de pão. Esta é uma quantidade que ajuda a repor o sódio perdido.
Previna as cãibras antes que elas comecem, segue abaixo algumas recomendações:
1. Beba líquidos antes, durante e depois da sua sessão de exercícios;
2. Tente repor os níveis de sódio durante os intervalos de exercícios pesados ou transpiração abundante com uma bebida isotônica;
3. Realize uma reposição nutricional adequada (particularmente para o sal) e descanse os músculos após um treino intenso.
Quando as cãibras aparecerem você pode tomar algumas medidas como:
1. Alongar. Como as cãibras são normalmente relacionadas à mudança na capacidade de peso, alongamento e exercícios sem peso são tratamentos efetivos.
2. Massageie a área. Esfregar o músculo afetado pode ajudar a aliviar a dor e também auxilia no estímulo à corrente sangüínea e ao movimento de líquidos na área.
3. Estimule a recuperação. Descanso e reidratação adequada com líquidos que contenham eletrólitos, particularmente sódio, irão rapidamente trazer melhora.
Como vemos você pode continuar comendo bananas, principalmente para repor os carboidratos e eletrólitos perdidos, mas exagerar na ingestão para solucionar problemas com cãibras na verdade pode provocar um desconforto estomacal."
 
TREINO DE HOJE :
 
5   KM   CORRENDO, ENTRE A ORLA E A AV. CEL. MARCOS
(1,5 KM NA AREIA DA PRAIA )
 
+    MUSCULAÇÃO
 
+  2  KM   DE CAMINHADA
 
 
Foto : Corrida Pela Vida
 
 
 

7 comentários:

  1. Eu tinha muita câimbra, acordava quase todos os dias gritando de dor.
    Agora nem lembro mais quando foi a ultima vez que tive, mas todos os dias como banana. Ótima postagem, muito bem lembrado. Bjs!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, faz mto tempo q não tenho caimbra, mas tbm como banana quase todo os dias...rs
    bjo amiga!

    ResponderExcluir
  4. Caimbra é ruim mesmo né ...

    desejo uma ótima sexta e desde já excelente final de semana ... abraços

    ResponderExcluir
  5. Tinha muitas na época da natação ... Horrível ! Nunca mais tive ! Graças a Deus !

    ResponderExcluir
  6. ei!
    adorei o texto!!! como uma banana quase todos os dias e quase nunca tenho caimbras!

    bjos

    ResponderExcluir
  7. Eu não lembro a última vez que tive.
    Mas também, banana pra mim é igual água, não passo um dia sem.

    ResponderExcluir