Páginas

domingo, 7 de outubro de 2012

CONDROMALÁCIA PATELAR

Oi, pessoal, tudo bem ??
 
 
Vocês sabem o que é condromalácia patelar ?? Algo muito comum entre as mulheres ... Pois então, na minha ressonância, ficou diagnosticada a condromalácia, ou condropatia ...  Vou deixar um texto da fisioterapeuta Laís Bittencourt de Moraes. Vale a pena ler ...
 
"O joelho humano é formado por uma articulação composta de três ossos. O fêmur, que é o osso da coxa; a tíbia, que é o osso da canela e a patela (antigamente chamada de rótula), que é um pequeno osso situado na parte anterior (da frente) do joelho.
A condromalácia patelar é uma patologia inflamatória que resulta no amolecimento da cartilagem articular (estrutura que recobre as extremidades ósseas). Essa doença também é conhecida como "joelho de corredor" ou de síndrome de dor patelo-femoral. Sua ocorrência é mais freqüente no sexo feminino e nos atletas que realizam grandes esforços com as pernas. É uma patologia degenerativa que danifica a estrutura do joelho, gerando desconforto e dor, principalmente na região localizada atrás e ao redor da patela. Se não tratada corretamente e em tempo hábil, essa doença pode evoluir para um quadro de incapacidade articular, inclusive, com perda de movimento.
Devido às mudanças internas que são causadas pela inflamação da articulação, a condromalácia patelar é dividida em três níveis; (1, 2, e 3). Essa condição clínica varia de acordo com a deterioração da cartilagem articular, podendo danificar o joelho de forma leve, moderada ou grave.
Sinais e sintomas como estalos, crepitações, inchaços e dores no joelho são comuns nessa doença. E nos quadros mais avançados pode haver dificuldade de flexionar o joelho, de se agachar, de subir e descer escadas e de ficar com o joelho apoiado no chão.
Essa doença articular pode ser causada por muitos motivos: como traumatismo no joelho, contusão patelar, excesso de fricção entre a patela e o "trilho" do fêmur, e por anomalias biomecânicas articulares que resultem em alterações na posição da patela.
É possível realizar o diagnóstico da condromalácia patelar por meio da história relatada pelo paciente, de teses específicos para o joelho e de exames como raios-x e ressonância magnética.
Normalmente, é recomendado repouso relativo durante o tratamento, principalmente para evitar as atividades que possam causar a lesão. Podem ser recomendados, também, medicamentos, Fisioterapia, órteses patelares e até mesmo intervenções cirúrgicas nos quadros clínicos de maior gravidade.
Para evitar o surgimento dessa patologia, alguns cuidados podem ser de grande valia, como evitar traumatismos e impactos no joelho, reforçar as musculaturas fracas da perna com exercícios terapêuticos adequados, manter um bom alongamento muscular dos membros inferiores, evitar subir e descer escadas
em demasia e utilizar calçados confortáveis durante os exercícios físicos e nas atividades cotidianas. Previna-se, cuide do seu joelho."
 
TREINO DE HOJE :
 
8,5   KM   CAMINHANDO
(fiz um pouco de trote na areia da praia de Ipanema ...)
 
+  EXERCÍCIO DE PROPRIOCEPÇÃO
 
 
 
 
Foto : Corrida Pela Vida
 
 
 
 
 

6 comentários:

  1. Parabéns pelos treinos Ivana e pela matéria .. temos que cuidar dos nossos joelhos mesmo ..
    Abração

    ResponderExcluir
  2. ei!
    nossa! nao sabia sobre isso! tem q tomar cuidado!!!
    parabens pelos treinos!!!!
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Eita Ivana ainda não melhorou...melhoras aeeee e enquanto nao melhora 100% pega leve nos treinos, ve se começa a fazer esses exercicios abaixo, serve para quem está lesionado ou não eu faço e recomendo a todos os corredores.
    http://www.jmaratona.com/2009/02/exercicios-para-melhorar-sua-dor-no_13.html

    Bjs e bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Ivana,

    Conheço muito bem a condromalácia patelar, antes mesmo de iniciar no mundo da corrida meu ortopedista diagnosticou uma no meu joelho esquerdo.

    Procurei o médico quando decidi começar na musculação. De lá para cá tenho seguido o tratamento e a dores já diminuíram bastante. No meu caso tomo Sulfato de Glucosamina.

    Espero que dê tudo certo na sua recuperação Ivana.

    Abraços,

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivana,

    Nem tudo está perdido. Sofri muitos anos com este problema, e hoje tenho uma vida normal.

    Combinando aplicações de próloterapia com sessões de cadeias musculares o meu problema foi resolvido.

    Forte abraço e votos de melhoras.
    Turi

    ResponderExcluir
  6. FLÁVIA CAROLINAmaio 16, 2013

    ADOREI ler sobre o que me acompanha desde meus 15 anos e já no grau 2 nos dois joelhos!
    Aff.
    A luta está sendo para emagrecer,pois aeróbico é a solução e não posso fazer atividade física mais do que 2 horas por dia.
    Tá difícil!!!
    Mas vms que vms!!!

    ResponderExcluir