Páginas

sábado, 11 de agosto de 2012

VOCÊ FAZ AVALIAÇÃO FÍSICA ? SABE O QUANTO É IMPORTANTE ????

Olá, pessoas, tudo bem ?

Baseada num fato triste que soube ontem, quero falar sobre um assunto muito importante. Ontem à tarde, fiquei sabendo do falecimento de um menino, corredor. Ao fazer avaliações físicas e, depois, certamente, uma avaliação cardíaca, soube que tinha um problema de coração ... pois bem, ele foi a óbito na data de ontem, pelo que me contaram, subindo uma escadaria ... Claro que ele já sabia que tinha um problema de saúde, ao certo estava se tratando. Mas este fato serve pra gente ficar alerta e pensar na importância de uma avaliação física, incluindo aí todos os exames de rotina necessários e, principalmente, uma avaliação cardíaca completa. Esta avaliação não significa somente fazer um eletrocardiograma comum (daqueles que a gente fica deitado), é primordial fazermos uma ergometria de esforço e todos os outros exames que um BOM PROFISSIONAL deve pedir. Eu, por exemplo, antes de começar a me exercitar mais intensamente, voltei ao meu cardiologista (aquele mesmo que disse que eu deveria emagrecer) e comecei a fazer exames mais precisos, tais como ergometria de esforço e outros. Aliás, quero deixar aqui a minha gratidão e respeito a este competente cardiologista,  dr. Lignati, um MARAVILHOSO PROFISSIONAL ! Além disso, ele também corre rsrs ... obviamente, que entende bastante do assunto  !!
E vocês, já fizeram suas avaliações físicas e cardíacas ??

E amanhã tem corrida, a POA DAY RUN !


Foto, Desafio Ipanema



6 comentários:

  1. nossa que chato isso...
    aqui tambem teve dois casos no mes passado igual...

    Realmente e importante...

    obrigada por estar no meu cantinho.

    bjo

    ResponderExcluir
  2. Concordo que não da pra brincar. Sempre fazer avaliação e não exagerar na cota de exercicios.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ivana, que triste!!
    Moderação nos exercícios e avaliação física são primordiais para o bem estar e prática do exercício, seja ele qual for.
    Abraço, Karinne.

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz avaliação há uns 14 anos atrás. Naquela época deu tudo do bom para o ótimo, e mesmo estando sedentária, o médico ficou impressionado com a minha capacidade na esteira. Disse que eu estava com um tipo de quase atleta, ou sei lá que termo técnico ele usou. Diz ele, né? Acreditei. MAS penso que deva fazer outra avaliação, é importante, você está certa.

    ResponderExcluir
  5. Olá Ivana, tudo bem?

    Fiquei sabendo do caso do rapaz pelo facebook, realmente uma pena acontecer isso com uma pessoa tão nova.

    Sobre a avaliação física, você tem toda razão. Eu incluiria também para quem quer correr, testes fisiológicos como os de ventilometria que derminão o VO2 máx. Eu fiz um a algum tempe e pretendo repetir a dose.


    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor

    ps.: Dei uma sumida dos blogs dos amigos na última semana e estou com vários posts para me atualizar (rsrsr). Vou lendo e comentando, prometo =)

    ResponderExcluir