Páginas

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

CORRIDA E MUSCULAÇÃO

 
Oi, amigos, tudo bem ??

Vocês sabiam que a musculação é primordial para os praticantes de corrida ?  Tem gente que não gosta e acha que não precisa fortalecer a musculatura, porque corre e acha suficiente. Mas o fortalecimento dos músculos é muito importante. Vou deixar um texto bem legal sobre isso :


"CORRIDA X TREINO DE MUSCULAÇÃO

Para ganhar rendimento e otimizar a energia aplicada nos movimentos, é fundamental trabalhar o fortalecimento muscular de maneira certa
 
Um dos princípios do treinamento é a continuidade. Para que isso aconteça, é necessário manter-se motivada ao longo de todo o ciclo de preparação e evitar lesões que impeçam você de se exercitar, desenvolvendo uma boa estrutura muscular e base aeróbia.
A musculação precisa ser específica para corrida. O melhor é fugir do método tradicional das academias, muitas vezes com ênfase em trabalhos de força máxima e hipertrofia. primeiro porque o aumento de peso, mesmo que seja proveniente de massa muscular, aumentará o gasto energético nas passadas. segundo porque a musculação com cargas elevadas será concorrente das sessões específicas de corrida, já que a pessoa acaba não tendo tempo suficiente para recuperação.
Treinamento funcional deve ser feito para um objetivo específico se a meta é correr, devem-se praticar exercícios similares aos gestos da corrida. Não será funcional realizar atividades com padrões de movimento que não se assemelhem aos da modalidade. e é importante considerar algumas variáveis ao organizar um programa de reforço muscular ou treino funcional para corrida:
- Com qual frequência semanal se deve fazer musculação ou treino funcional.
- Como combinar as sessões de qualidade na corrida com a musculação.
- Que exercícios devem ser feitos, qual número de séries, repetições ou tempo de exposição a cada movimento e as pausas de descanso.
- Como será o ritmo de execução de cada exercício.
O objetivo é corrigir desequilíbrios e prevenir lesões por esse motivo, inclua na programação exercícios que melhorem a estabilidade na região abdominal. com uma postura e um gesto melhor de corrida, é possível economizar energia no movimento, usando menos oxigênio em um determinado ritmo.
Como fazer costumo indicar a musculação ou treino funcional nos dias de treino de rodagem (corrida leve). Mas, de qualquer forma, vale o bom-senso na hora de montar a planilha, focando em atividades que sejam eficientes para o seu objetivo."
** Texto de Heleno Fortes, SuaCorrida.
 
 
 
 
Corrida da Sogipa, ano passado !!
 
 
 
 

2 comentários:

  1. Ate que sei... os professores tem pego muito no pé da galerinha dizendo que nosso fôlego depende de trabalhar os músculos antes... mas ... ... kkk é difícil mas tem que se esforçar né? Kkk bjsss

    ResponderExcluir
  2. To fortalecendo também,amiga. bjk Nessa.

    ResponderExcluir