Páginas

sexta-feira, 28 de junho de 2013

MITOS A RESPEITO DE EXERCÍCIOS FÍSICOS.

Oi, amigos !

Por hoje deixo um texto da Patrícia Orlando, na Revista W Run, a respeito de expressões utilizadas em academias, que é bem comum. Estas ocorrências não são verdadeiras. Lá vai :
 
"É comum que, durante um treino, apareçam algumas dúvidas sobre como conseguir melhores resultados: um fala uma coisa, outro fala outra... Assim, começam a circular mitos sobre exercício físico. “Existem alunas que, por ouvir algum papo na academia ou por ter visto alguma notícia na internet,  enxergam essas declarações como verdade absoluta. Porém, é preciso ter cuidado com essas crenças, que podem prejudicar a evolução na atividade”, explica o treinador Rodrigo da Silva, da Smart Fit, em Brasília. A seguir, ele desvenda cinco boatos do mundo da malhação.
 
1.            Abdominais exterminam a gordura da barriga
 
Exercitar o músculo dessa região não faz com que os excessos sejam eliminados. Esse tipo de exercício enrijece e define a musculatura que está embaixo da camada de gordura. Nesse caso, o indicado é praticar exercícios aeróbios.
 
2.     Treinar em jejum emagrece mais
 
Pelo contrário: malhar em jejum pode ocasionar vertigem e até desmaios. O indicado é fazer uma refeição bem leve antes de treinar. Caso você tenha comido muito, o ideal é esperar pelo menos 2 horas para que a digestão se complete.
 
3. Fazer exercício com agasalho faz suar mais e perder mais calorias
 
Esse é um dos maiores mitos. O exercício realizado nessas condições promove a elevação da temperatura corporal – e você corre o risco de se desidratar, acelerando ainda mais o processo de fadiga.
 
4. O ideal é malhar todos os dias
 
A recuperação nunca deve ser deixada de lado. Além de evitar lesões, tirar um dia de descanso ajuda você a conquistar melhores resultados. O ideal é fazer uma programação intercalando trabalho muscular, cardiorrespiratório e de alongamento – além de reservar pelo menos um dia de folga.
 
5.  Se você parar de malhar, seus músculos viram gordura
 
Isso é fisiologicamente impossível, pois são dois tecidos distintos. O que acontece, muitas vezes, é a perda de massa muscular e o aumento da porcentagem de gordura. Assim, se você parar de treinar,  tem que controlar as calorias ingeridas para não engordar."
 
 
Foto : Rústica,
na Maratona de Porto Alegre,
após a prova (junho/2013)
 

4 comentários:

  1. Ivana muito esclarecedor, principalmente o 3 e 5...


    bjus

    ResponderExcluir
  2. gostei das dicas muito boas,depois de tanto tempo voltei a malhar,falta aérobica,logo volto com tudo

    ResponderExcluir
  3. Muito bom como sempre, Vana.

    É sempre bom estarmos atentas a esses detalhes e fazer tudo certo para proteger o corpo.


    Beijão!

    ResponderExcluir
  4. "Se você parar de malhar, seus músculos viram gordura." - desculpe, mas tive que rir desse, nunca ouvi. É impossível mesmo!

    Já pratiquei exercício de estômago vazio, mas não por achar que emagrecia mais, mas por ignorância mesmo, preguiça, pois acordava bem cedo e já queria me mexer. Mas logo a minha nutricionista avisou e tudo foi resolvido.

    Muito bom compartilhar esse tipo de informação. Quanto mais soubermos, melhor, claro.

    ResponderExcluir