Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

SUOR E CORRIDA ...

Oi, amigos, tudo bem ??


Deixo com vocês um texto bem reflexivo sobre corrida e sudorese ... A autoria é de  Miguel Sarkis:
 
"Suar não é sinal de que está emagrecendo, apenas de que suas funções metabólicas estão em funcionamento. Entenda a relação do suor com a corrida

Quantas vezes você suou na sua carreira de corredor? Você acredita que ao suar esta gastando a sua gordura corporal? A sua sensação de bem-estar aumenta quando você sua?
E ai, quando esta naquela reunião complicada e começa a suar, é o mesmo sentimento de prazer? Puxa vida, e quando ao calor, como o que experimentamos nos últimos dias, será que nos causam o mesmo prazer?
Suar é bom? Suar muito é muito bom? Ou não suar é melhor?
Vamos entender o que vem a ser o suor, em relação à corrida e as diferenças que nosso corpo presencia e sente, produzindo água, quando do nosso sentimento e esforço físico.
É fato que para haver movimento, do tipo corrida, é necessário aumentar a temperatura corporal e, com isso, obrigatoriamente, termos que eliminar o calor na forma de suor, para não comprometer o bom funcionamento do nosso metabolismo. Pronto, é só suar e o nosso organismo estará protegido?
Não, claro que precisamos interagir com essa forma de metabolismo, de dentro para fora e de fora para dentro, possibilitando o manusear do harmonioso andamento do metabolismo energético.
Por que harmonioso? Harmonia porque se o calor que produzimos internamente, durante o processo de queima de energia, não for dissipado, possibilitando assim a diminuição da temperatura corporal e uma defesa para que não ocorra a desidratação do organismo de quem corre, sob o risco de diminuir a velocidade da corrida, por exemplo, e poderá ser só uma questão de quem pode mais e quem chora menos.
Então, a corrida deve causar o aumento da sudorese e por fim, a interferência do corredor, neste caso, será o de hidratar-se, conforme já falamos anteriormente, de meia em meia hora, casos de dias mais quentes e secos e de aproximadamente, entre quarenta e quarenta a cinquenta minutos, em dias menos exigentes. Mas, ainda fica a recomendação de que obtenham uma indicação mais precisa de um nutricionista, que informará a melhor forma de hidratação.
Agindo assim, você ajuda o metabolismo que continua a dar as ordens internas do seu corpo e você colabora com o líquido precioso. Bom, não é? É imprescindível colaborar com este importante sistema e ter garantida a permanência, por logo tempo, no esforço medido e controlado, em quaisquer condições climáticas e de distâncias programadas.
Enquanto o suor do corredor é mais justo e define o ritmo da corrida que ele permanecerá, às vezes, certos corredores não demonstram sudorese aumentada, o que dá a impressão de que o indivíduo não sua. Às vezes, o vento e a temperatura seca fazem com que o suor não fique no corpo, dando a impressão de que não se está suando. Enquanto que as pessoas que correm em esteiras, dentro de salas fechadas, têm a impressão de que estão suando mais e, portanto, estão emagrecendo mais.
Suar não é sinal de que se está emagrecendo, apenas o sinal de que suas funções metabólicas estão em pleno funcionamento. Então, suar é bom. Emagrecer depende do total de reposição que você providencia após cada treino e a cada dia.
É fácil observarmos em nosso meio pessoas que treinam durante uma hora e comem por três dias. Ai, não há suor que vença esta matemática. É preciso emagrecer com equilíbrio e equilíbrio depende de uma descoberta de funções do metabolismo individual que definam o caminho mais harmonioso.
Suar não é feio, é natural. Suar quando estamos nervosos é apenas uma questão de defesa, então, suar é uma questão de situação. A cada vinte ou trinta minutos de corrida ininterrupta somos capazes de suar em torno de 200 ou 300 ml, conforme registros científicos.
Então, para uma corrida em torno de uma hora, é necessário ingerir algo em torno de 600 a 900 ml, antes, durante e após o tempo sugerido. Algo como 200 antes, 200 durante e 200 após o exercício.
Devemos lembrar ainda que o suor não é composto apenas por água, e sim por sais minerais, que devem ser repostos a partir de treinos de uma hora ou mais de duração. Então, escolha o seu isotônico preferido e passe a presentear o seu organismo, pela eficiência alcançada a cada 4 ou 5 quilômetros de um treino ou prova com duração superior a uma hora.
Corra, sue e se hidrate, para fazer ótimos caminhos de treinos e corridas."

TREINO DE HOJE :

55  MINUTOS DE CAMINHADA

+ MUSCULAÇÃO


Circuito Adidas, 2012.


9 comentários:

  1. Nossa Ivana, que interessante! A gente tem essa mania de achar que tem que transpirar pra queimar...

    Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Ivana, adorei. Nossa transpiro muito quando corro, mas tenho o cuidado principalmente com a hidratação. Durante o treino eu não consigo tomar muita água, mas tomo um pouquinho em vários momentos para não desidratar e no fim do treino gosto sempre de tomar uma água de cocô para repor um pouco do sódio e potássio.
    Bjs, ótimos treinos por ai.
    Cássia (http://www.cassinhags.blogspot.com.br/)

    ResponderExcluir
  3. Eu suo muito. Em qualquer tipo de atividade física, depois de algum tempo, eu começo a suar. Em uma corrida de 5km perco 2kg ou 3 kg facilmente. Mas sei que é de líquido. É por isso que eu procuro me hidratar muito logo após praticar atividades físicas. Reponho os líquidos o mais rápido que posso.

    Valber

    ResponderExcluir
  4. Nossa em qualquer atividade suo demais, demais mesmo e muita aguá.

    ResponderExcluir
  5. Num vejo a hora do meu médico me liberar para atividade física.

    ResponderExcluir
  6. que coisa, eu quase não suo, bom saber disso
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Emagrecendo ou não eu suo até no inverno dormindo hahaha.

    Abraços Ivana

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o texto. Eu não suava nada, mas agora malhando suo bem mais, acho que metabolismo está melhorando com a atividade física!

    ResponderExcluir
  9. ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    ¨¨¨¨¨¨^¨¨¨¨¨¨Vim¨¨ de¨¨Longe¨¨¨¨¨¨
    ¨¨¨¨¨(‘v’)¨¨¨¨¨¨¨Pra¨¨dizer¨¨*´¨)¨¨¨¨
    ¨¨¨¨((....))¨Tem selinho la ¨¨¨¸.•´¸.•*´¨)
    ¨¨====x=x====¨blog pra vocꨨ(¸.•´..Fui....
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
    ¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

    ResponderExcluir