Páginas

sábado, 28 de dezembro de 2013

SUCO DE FRUTAS x FRUTAS

Oi, amigos. Vocês consomem suco de frutas ? Olhem só o que achei no espaço do Dr. Victor Sorrentino. Conheço o dr. Victor há bom tempo. Ele e seu pai, Miguel, são excelentes profissionais aqui no Sul do País (e quem sabe do Brasil, face aos seus maravilhosos curriculuns). Ele fala sobre os sucos de frutas e as frutas 'in natura'. Tirem suas conclusões. Lá vai :
 
"Mais um post excelente do Nutricionista Diego Lenz lá no Instagram sobre o que venho falando há anos, e o que já escrevi um artigo completo com explicações e dados científicos no meu blog!


 "Diabetes tipo2 VS Sucos Naturais (frutose)
Para evitar diabetes tipo2 não devemos beber suco e sim comer a fruta inteira! Um estudo mostrou que a fruta é boa e tem beneficios desde que esteja na sua forma inteira! forma sólida.
...

Pesquisa publicada no British Medical Journal, analisou os resultados de estudos de saúde de longo prazo que seguiram a dieta de cerca de 200.000 pessoas com mais de duas décadas, alguns dos quais desenvolveram diabetes tipo 2.

Se descobriu que aqueles que comiam pelo menos um par de porções por semana de certas frutas inteiras - notadamente blueberries, uvas e maçãs - tinham 23 por cento menos probalidade de desenvolver diabetes tipo 2 do que aqueles que não!

Por outro lado, aqueles que beberam pelo menos uma porção de suco ou smoothie de fruta por dia eram 21 por cento mais propensos a desenvolver a doença.

O estudo calculou que a substituição de frutas no consumo semanal de suco (ou smoothie) pelas frutas inteiras poderia trazer benefícios para a saúde.

Por exemplo, substituindo o smoothie de mirtilo por mirtilos inteiros solidos poderia reduzir o risco de contrair diabetes tipo 2 em 33%, com uvas e passas 19%, maçãs e peras em 13% - e com qualquer combinação de frutas inteiras em 7%.

Substituindo suco de fruta por futas inteiras como laranjas, pêssegos, ameixas e damascos teve um efeito similar.

Segundo Harvard School of Public
Health, em geral, sumos, sucos, smoothies de frutas continham menos da metade dos compostos benéficos encontrados em frutas inteiras. Uma das maneiras de ser mais saudavel e evitar a diabetes, é comer frutas, e não beber sucos de frutas! "
 
Foto : Corrida de Natal, dezembro/2013.

2 comentários:

  1. Adoro suco, mas bebo muito pouco, por preguiça mesmo, então gostei das informações.

    Smoothies não parece ser opção de quem procura vitaminas, só um "milk shake" melhoradinho.

    ResponderExcluir
  2. bebo pouco suco, ainda prefiro a fruta por conta das fibras, sabe?
    beijos, obrigada pela informação

    ResponderExcluir