Páginas

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

NÃO SE ESQUEÇA DA ÁGUA


Oi, amigos, tudo bem ?? Quem está acostumado com a atividade física, sabe o quanto é importante a ingestão de água ... Ainda mais com o verão chegando, nada de esquecer, não é mesmo ??
Vou deixar um texto do Caio Lima, constante no Site SuaCorrida, a respeito de hidratação. Lá vai :
 
"NÃO SE ESQUEÇA DA ÁGUA

 
Nos treinos ou ao longo de uma prova, o desempenho pode melhorar consideravelmente com a hidratação adequada. Para quantificar, em uma prova de 10 km o atleta perde 10% de performance se, a cada 20 minutos, não ingerir 200 mL de água gelada – isso mesmo, gelada, que é absorvida mais rapidamente.
“Em um dia com temperatura na faixa dos 30ºC, a perda hídrica pode chegar a 25%”, afirma o treinador Lauter Nogueira. Segundo ele, sentir sede é o primeiro sinal de hipo-hidratação. “Não se deve esperar para se hidratar, e isto vale especialmente para corredores que buscam performance.”
“Os membros inferiores são os primeiros a sentirem o desgaste excedente pela hidratação inapropriada”, acrescenta Michel Rodrigues, educador físico e especialista em fisiologia do exercício.
Água ou bebida esportiva?
Uma constatação comum do amador de elite é a de que a ingestão do isotônico é mais importante do que a de água. Optar exclusivamente por uma ou outra bebida é o grande erro. O ideal para uma hidratação completa é alternar – especialmente quando a prova ou treino é maior do que 10 km.
“Não existe uma regra a ser seguida, mas a diretriz da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte recomenda a ingestão de 150 mL de água a cada 20’ e, após 1h de atividade, o consumo do isotônico, totalizando 500 mL/h. A bebida esportiva será uma fonte de água, eletrólitos e carboidratos”, ensina Patrícia Bertolucci, nutricionista da PB Consultoria em Nutrição.
Quanto ingerir
500 mL de água – duas horas antes da prova
250 mL de água – entre 15’ e 30′ antes da largada
150 mL de água – a cada 20′ durante as passadas
1,5 L de águas- por cada kg perdido, após o exercício
 
Fora das pistasIndependentemente da prática de exercícios, o consumo de água é essencial para manter os sistemas e órgãos do corpo em funcionamento. Para a nutricionista Patrícia Bertolucci, uma pessoa saudável com uma alimentação média de 2 mil kcal/dia deve beber, no mínimo, 2L de água nesse mesmo período. “Atletas devem manter a hidratação mesmo em dias sem treinos, pois a ingestão de água deve ser contínua para que o aporte para os músculos seja o melhor possível, otimizando a recuperação”, completa."

4 comentários:

  1. sou pessima em me policiar com a agua! bjus

    ResponderExcluir
  2. Arrumei um app pra me lembrar de tomar água, tá dificil.

    ResponderExcluir