Páginas

terça-feira, 15 de outubro de 2013

MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA !!

Oi amigos, tudo ok ?

Existem muitas dúvidas quanto aos praticantes da musculação, no tocante à idade, pois muitas pessoas afirmam que não deve ser praticada por adolescentes. Por aqui mesmo, no interior de Porto Alegre, isto ainda é bem freqüente, a proibição para a gurizada praticar a musculação. Até com meus familiares isto já aconteceu, ou seja, a proibição para praticar tal atividade por adolescente ... Deixo com vocês um texto da redação do site SuaCorrida, muito a propósito deste assunto. Lá vai :

"MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA
Prática traz benefícios desde que acompanhada por um especialista

Quem toma gosto pela atividade física desde pequeno tem muito mais chances de optar por um estilo de vida ativo na idade adulta. Para Ricardo Burgatti, professor especialista em fisiologia do exercício e educação física adaptada, ter bons exemplos na família e entre os amigos é fundamental. “É na infância e adolescência que criamos muitos dos nossos valores, então, se crescermos praticando atividade física, com certeza temos mais chances de nos mantermos sadios e ativos na idade adulta”, explica.
Esportes coletivos como futebol e vôlei sempre foram os queridinhos dos adolescentes, mas, nos últimos anos, atividades como ginástica e musculação tiveram um considerável crescimento na preferência dos jovens. Aquela história de que algumas modalidades aumentam e outras diminuem a estatura é discutível. Segundo Burgatti, o grande problema é que muitos adolescentes não são orientados a praticar modalidades adequadas para a sua idade e na quantidade e carga certas: “O que importa mesmo é COMO fazer e não o que fazer. Se este jovem realizar seus exercícios com uma intensidade muito acima do que deveria e por muito tempo (meses, anos), pode acarretar em problemas a sua saúde. Também temos de levar em consideração se esse jovem pratica exercícios por saúde, vaidade, estética ou se pretende ser um atleta de competição ou de alto nível”.
A atividade física em excesso, somada a uma dieta restritiva, pode fazer com que o indivíduo crie uma predisposição a sofrer alterações hormonais que  comprometam o ritmo do crescimento. Por isso, o especialista enfatiza a importância de o aluno ser bem orientado. “Primeiro de tudo, o jovem deve ter ciência de que ele não é um super-herói. É importante procurar um local no qual tenha referências dos profissionais, estar atento à explicação do professor e não ultrapassar seus limites. Ter um programa alimentar que melhor atenda suas necessidades também é um fator a ser observado”, aconselha Ricardo. A grande variedade de pesos que estão disponíveis nos aparelhos de musculação é uma tentação para testar o limite de cada um, mas o especialista alerta: “Em uma academia que ofereça orientação, as cargas são colocadas nas planilhas de treinos e devem ser obedecidas – por mais que a série pareça estar fácil demais”.
Seguindo esses cuidados, a atividade regular durante a infância e a adolescência previne lesões, melhora a composição corporal, previne e combate a obesidade e aumenta a densidade mineral óssea, prevenindo doenças como a osteoporose. “A atividade física também contribui para o adolescente ser mais sociável e não ficar só no computador, ou videogame, com amigos virtuais”, finaliza Ricardo."

Corri na rua . 
Vejam que linda esta imagem da orla, no dia de hoje !! 



8 comentários:

  1. Muito bom o post...
    Correr em um lugar lindo desse deve ser tudo...rsrs
    Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Que inspiração parabéns, preciso fazer exercícios urgente...vou te seguir! Entra pro meu que fiz a pouco tempo http://divaprasempre.blogspot.com.br/ e me ajuda lá rs bjãoooo ;)

    ResponderExcluir
  3. tenho uma pulga atrás da orelha quanto a esse assunto, sempre.
    beijos e lindo dia

    ResponderExcluir
  4. É triste que esse mundo esteja uma loucura e as crianças mais os adolescentes dificilmente se interessem pela prática de esportes coletivos pela saúde, o que acontece é a vaidade mesmo. E não a qualidade de vida. Nessa idade deveriam estar rodeado de uma galera animada jogando bola, correndo e sem a preocupação com o número de séries e repetições deixar essa seriedade pra mais tarde. Ai que saudade desse tempo.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderExcluir
  5. A mulecada tem uma vida inteira pra fazer força. Mas a pressão pelo corpo da indústria causa isso.
    Cabe aos pais a boa edcação e os princípios.

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga ..eu devia ter começado bem antes mas odeio musculação..agora emagrecendo vou ter q fazer ficando flácida

    ResponderExcluir