Páginas

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

E A VITAMINA D ??


Oi, amigos, tudo bem ? 
 
Hoje quero deixar um texto, de autoria de Kauana Araújo, referente a Vitamina D. Lá vai :


"FALTA DE VITAMINA D ENGORDA 

Para garantir ossos saudáveis e uma vida mais longa, o consumo de vitamina D é fundamental. Mas pouca gente sabe que ela influencia também o controle do peso. 

Ela não é queridinha dos médicos à toa: a vitamina D tem diversas propriedades. Como já se sabe, é fundamental para a saúde dos ossos, e não é só isso. Pesquisadores ingleses comprovaram que a substância também age no coração, cérebro e no mecanismo de proliferação e inibição das células. Além disso, é eficaz no fortalecimento do sistema de defesa do organismo, auxiliando no combate de doenças como diabetes, hipertensão, esclerose múltipla e doença de Crohn, pois tem o poder de modular o sistema imunológico.
Por outro lado, a falta de vitamina D pode acarretar diversos problemas para a saúde, sendo que um deles pouca gente imagina: o aumento do peso. Isso porque a escassez dessa substância altera a produção de insulina, hormônio responsável pela redução da taxa de glicose no sangue e ingresso de glicose nas células – a queda brusca da glicemia é um dos principais estímulos para o aumento do apetite. Lilian Kanda Morimitsu, endocrinologista do Hospital Santa Cruz e mestre em endocrinologia pela Escola Paulista de Medicina, explica que a deficiência da vitamina faz com que o nosso organismo resista à ação da insulina e, com isso, sinta a necessidade de produzir ainda mais esse hormônio, provocando a sensação de fome. Por causa desse desequilíbrio hormonal, o déficit de vitamina D faz com que a pessoa coma sem obter a saciedade, aumentando seu peso.
Suplementação de vitamina D?
Lilian alerta que é imprescindível a exposição ao sol, que ativa a produção de vitamina D na pele por meio dos raios ultravioletas (UVB). Também é possível obter pequenas quantidades da vitamina na dieta, em alimentos como leites e derivados, ovos e óleo de fígado de peixe. “Em média, um adulto precisaria consumir 5 mcgs por dia de vitamina D e idosos, em geral, 10 mcg/dia”, informa a especialista.
Como é difícil chegar a essa quantidade apenas com a alimentação, existe também a possibilidade de repor a vitamina D sob forma de suplementação, desde que haja orientação de um profissional, para não haver uma hipervitaminose. Vale lembrar que, em grande quantidade, essa vitamina pode causar cálculo renal, por acúmulo de cálcio nos rins, e até osteopetrose, doença em que o excesso de cálcio na estrutura óssea a torna mais propensa a fraturas."



Foto, Corrida Pela Vida,2013


3 comentários:

  1. super importante, desde que em equilibrio, né? beijos

    ResponderExcluir
  2. Bem apropriado esse seu post e veio em boa hora, pois ando muito interessada nisso. Tenho insistido com a turma aqui em casa que precisamos acordar cedo e pegar o sol da manhã, principalmente, a duda que é pequena.
    beijos, amiga!

    ResponderExcluir
  3. Minha mãe foi ao médico e ele recomendou tomar vitamina D em cápsula, e depois exposição ao sol. Eu graças a Deus ainda não tenho esse problema, mas é melhor precingir né?

    Beijo amiga!

    ResponderExcluir