Páginas

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

FRATURA POR ESTRESSE




Oi, amigos, tudo bem ??

Esta semana falando com uma amiga,  estávamos a conversar sobre a  FRATURA POR ESTRESSE, que é uma lesão bem  comum de acontecer  com o pessoal corredor.  Procurei um texto que explicasse demaneira legal e achei este do Site  SUACORRIDA, do qual sou assinante. A autoria do texto é da Mariana Gianjoppe. Lá vai :


"FRATURA POR ESTRESSE 

Esse tipo de lesão é comum entre corredores. Veja como se prevenir ou tratar o problema

A fratura por estresse é uma das lesões mais frequentes em corredores. Ao contrário de traumas intensos, provocados por episódios específicos, como uma queda ou uma torção, esse tipo de fratura vai se instaurando aos poucos nos ossos, pela repetição de movimentos errados, sobrecarga contínua de treino, uso de equipamentos inadequados ou falta de suporte muscular. O que começa com um leve incômodo, durante a atividade, pode evoluir para uma dor que impeça o corredor de continuar praticando. O ideal é procurar um especialista e diagnosticar o problema o quanto antes, evitando que uma lesão de tratamento razoavelmente simples evolua para uma ruptura completa do osso.
Quer saber mais sobre as fraturas por estresse em corredores? O Dr. Marcelo Acherboim, médico do Hospital Samaritano de São Paulo, especialista em Ortopedia e Traumatologia, Medicina Esportiva e Cirurgia do Joelho, Ombro e Cotovelo, tira todas as dúvidas sobre esse tipo de lesão:

O que é a fratura por estresse?

Marcelo Acherboim: É um tipo de fratura incompleta que ocorre, normalmente, em ossos de carga, ou seja, aqueles submetidos à sobrecarga contínua ou estresse. É como se fosse uma rachadura no osso. 


Qual a sua causa?

MA: Está relacionada à fadiga do osso, provocada por sobrecarga de impacto ou torcional sobre o mesmo (overtraining) e déficit de suporte da musculatura. 


É uma lesão comum entre os corredores?

MA: Sim. Os locais de ocorrência mais comuns são: tíbia, metatarsos, colo do fêmur, maleolos medial e lateral (tornozelo). As principais causas em corredores são: overtraining, déficit muscular, calçados inadequados, erros de pisada e de postura.


Como tratar uma fratura por estresse?

MA: Primeiramente, é preciso identificar a causa, para depois corrigi-la. Por exemplo, adequar o treino (tanto frequência, como intensidade), acertar a pisada ou mudar o tênis, orientando sobre os cuidados e revezamento destes, prevenindo fadiga do material (se for o caso). Normalmente, recomendo um bom trabalho postural e de equilíbrio da musculatura, que ajuda muito na reabilitação. E, por fim, gosto de utilizar uma máquina chamada PST (Pulsed Signal Therapy), que é muito útil no tratamento da fratura de estresse, com excelentes resultados. O afastamento das atividades costuma ser necessário pelo menos no início do tratamento.


Como prevenir esse tipo de lesão?

MA: Não exagerar nos treinos, manter sempre a musculatura bem condicionada e equilibrada, pois os músculos é que dão o suporte necessário ao corpo, sendo, além do motor dos movimentos, um fator de defesa das articulações e ossos, protegendo-os de sobrecargas. Fazer alongamento e desaquecimento após os treinos, prevenindo lesões musculares. Por último e mais importante: saber respeitar os limites do seu corpo e ter sempre períodos de repouso entre os treinos – a recuperação é tão importante quanto o treinamento."



Corrida Pela Vida, domingo passado. 


6 comentários:

  1. Passeando pelos blogs,achei o seu.MUITO BOM, sempre estarei lendo.Clarice.

    ResponderExcluir
  2. menina, e isso eu nem sabia....
    aliás, qtas coisas que eu nao sei
    beijos e lindo dia

    ResponderExcluir
  3. Espero nunca sofrer desse mau.
    Bons treinos
    Ju

    ResponderExcluir
  4. Essa foi pra mim...estou com uma. Bjs.
    Adoro seu blog.
    Cassinha

    ResponderExcluir
  5. Olá, amiga!
    Passei pra te desejar uma ótima semana.
    Que ela seja de muita correria, no sentido de treino...kkk
    Bah, sábado tentei caminhar e senti uma dor forte nos tornozelos, acho que vou ter que pegar mais leve...mas, vai tudo certo, daqui a pouco estou mais levinha e isso passa.
    beijosssss e ótimos treinos, amiga!

    ResponderExcluir