Páginas

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

A PRIMEIRA CORRIDA DE RUA

Oi, amigos, tudo bem ??
"Vira e mexe"   sempre alguém me pergunta sobre o início, como começar a correr e como participar de uma Corrida de Rua.  A minha foi uma corrida do Circuito Adidas, Etapa Verão, no mês de março de 2011. Foi emocionante poder cruzar a linha de chegada, pela primeira vez ...
Procurei um texto que li há uns dez dias atrás, de autoria da Mariana Gianjoppe, que escreve para o Site SuaCorrida. É bem esclarecedor para todos que tem dúvidas e vale a pena ler. Lá vai :

"SUA PRIMEIRA CORRIDA DE RUA

Que tal encarar o desafio de correr uma prova pela primeira vez? O treinador Ronaldo Martinelli dá todas as dicas para a sua grande estreia

Correr, por si só, já é uma atividade que traz muita satisfação e benefícios. Se você entrou para esse universo há pouco tempo, deve estar se surpreendendo com a evolução de seu corpo, a melhora de seu condicionamento físico e de sua autoestima, a superação de limites. Mas, se depois de muito esforço para intercalar corrida e caminhada, você agora consegue correr pelo menos 3 km ininterruptamente, que tal pensar em um desafio ainda maior – e mais divertido? As provas de rua são ótima opção para quem quer testar seu progresso, conhecer novos trajetos, compartilhar as conquistas e se motivar ainda mais!
Já escolheu? Então agora é hora de pensar na sua estratégia de prova. Isso mesmo, você já pode se considerar oficialmente um corredor e todo corredor precisa de um plano para competir, não importa qual seja a distância. É necessário pensar em tudo, desde roupa até transporte para a largada, alimentação, hidratação, aquecimento, ritmo de prova. Parece muita coisa? Fique tranquilo, com o tempo você se acostuma e tira isso de letra. Para ajudá-lo, procuramos o treinador Ronaldo Martinelli, sócio-diretor da assessoria esportiva 5Ways, que passa dicas valiosas para quem vai estrear em corridas de rua:
- Bem antes da prova. É quando começa sua preparação para o tão esperado evento. Sem contar os treinos em si, que devem estar em andamento há meses, alguns cuidados especiais na semana e, principalmente, no dia que antecede a corrida fazem toda a diferença. “O ideal é procurar dormir bem não só nos dois dias que antecedem a prova, mas em toda a semana da mesma. Com isto, conseguimos algo fundamental, que é melhorar os estoques de substratos energéticos. O mesmo vale para a hidratação, que merece ainda mais atenção nessa última semana”, afirma Martinelli.
- Polimento. É o nome que se dá à última etapa do ciclo de treinamento para uma prova específica, ou seja, aquelas duas ou três semaninhas de treino antes da sua estreia. Esse é o momento de colocar o pé no freio, diminuir o volume dos treinos e guardar todas as energias para o objetivo final. ”O ideal é diminuir a carga, principalmente na última semana, para que se aumente as reservas de glicogênio. Treinar ou não na véspera da prova depende muito do processo de recuperação de cada um. Na dúvida, opte pelo descanso total”, aconselha o treinador.
- Alimentação faz toda a diferença. Desde o dia anterior, capriche nos carboidratos e proteínas, deixando de lado alimentos muito gordurosos e o álcool (diurético). Nada de correr em jejum! No café da manhã pré-prova, renove seus estoques de energia com carboidratos simples e complexos (integrais), mas sem exagerar nas fibras, que podem provocar desconforto intestinal. Não deixe se se hidratar o tempo todo – antes, durante e após a atividade. E nem pense em testar uma alimentação nova bem nesse dia. “Minha sugestão é que não se mude o que é feito nos treinamentos, porque isso pode gerar incômodo durante a prova. Tudo em relação à suplementação ou utilização na prova já deve ter sido testado antes e, se deu certo, mantido durante a prova”.  
- Não esqueça: número de peito, chip de cronometragem, protetor solar, óculos de sol ou viseira, roupa confortável, tênis de corrida, elástico de cabelo, relógio, celular (e porta-celular), mp3 ou qualquer outro aparelho que você não consiga ficar sem. Basicamente tudo aquilo que costuma levar ao treino, além dos itens exigidos pela organização da prova. Se não estiver acostumado a acordar cedo, arrume tudo no dia anterior. Uma checklist sempre ajuda.
- 100% pronto. Planeje o  deslocamento para o local do evento e chegue com pelo menos uma hora de antecedência, para evitar qualquer transtorno. Já deixou seus pertences no guarda-volumes? Colocou o chip e o número de peito? Hidratou-se? É chegada a hora de se posicionar para a largada, mas, antes, Martinelli explica que um aquecimento articular é muito importante, seguido de um trote leve e alguns movimentos com maior amplitude. Deixe o alongamento para o pós-prova. 
- Sem ansiedade.Tente desviar o pensamento para outras atividades, mas, quando pensar na prova, visualize um desempenho perfeito desde a largada até a chegada. A ansiedade é algo normal para iniciantes e só com a experiência vai se tornando menos problemática”, aconselha o treinador. 
- Estratégia conservadora. É a melhor para uma corrida de estreia, pois o corredor ainda não possui uma referência de tempo e comportamento de prova. Controle o ritmo principalmente nos primeiros quilômetros, já que a empolgação da largada pode fazer com que você exagere e fique faltando energia para o final. “Não se preocupe com tempos. A primeira prova serve de aprendizado, só nas próximas os resultados devem ser melhorados”, opina Ronaldo. 
- Cuidados no pós-prova: o principal é o reforço na hidratação e uma boa alimentação imediatamente após o fim da prova. Um bom alongamento e descanso também são indispensáveis."


Foto da primeira corrida.
Eu tinha menos musculatura ... As pernas eram finas. 
Impressionante como mudou em dois anos.

 

7 comentários:

  1. Ótima a matéria, o pessoal pensa que é só sair correndo. Beijos amiga e bons treinos!

    ResponderExcluir
  2. Adorei as dicas! Deve ser mesmo emocionante estar ali, junto com outras pessoas que também amam correr.

    ResponderExcluir
  3. Estas belas dicas acima servem até para quem já é bastante experiente. Belo texto Ivana.

    Beijo e bons treinos.


    tutta/Baleias-PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho logo que me inscrever numa corrida! Falo falo falo, e no fim faço nada!

    ResponderExcluir
  5. E pensar que você nem imaginava que um dia iria ser uma corredora! :D

    ResponderExcluir
  6. Muito 10 Ivana.
    Então em março tem o bolo de níver de 3 anos
    eeeeeeeeee

    ResponderExcluir
  7. Ivana, que delícia saber um pouquinho mais da sua iniciação na corrida. Bora festejar a evolução na corrida, no corpo e no bem-estar. Eeeee
    beijos
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir