Páginas

terça-feira, 1 de outubro de 2013

A IMPORTÂNCIA DO CÁLCIO EM NOSSO ORGANISMO.

 
Oi, amigos !
 
 
Vocês tem o hábito de consumir cálcio ??  Sabem de sua importância em nossas vidas ? Pois então, vou deixar um texto bem completo, de autoria de Mariana Gianjoppe, constante no Site SuaCorrida, do qual sou assinante. Lá vai :
 
 
 "Não desperdice o cálcio
Veja dicas de alimentação para garantir a absorção desse mineral, essencial para quem corre
 
A importância do cálcio para nosso organismo é indiscutível: essencial para a saúde dos ossos, o mineral também participa dos processos de  coagulação sanguínea, transmissão de impulsos nervosos e contração e relaxamento muscular, inclusive do músculo cardíaco. Portanto, se você pratica atividades físicas, deve dar o dobro de atenção para o consumo desse componente.
A melhor fonte de cálcio é o leite e seus derivados, em que o mineral se encontra biodisponível, ou seja, mais fácil de ser absorvido pelo organismo. Há outras fontes vegetais que apresentam grande quantidade de cálcio, no entanto, o excesso de fibras, oxalatos e fitatos dificulta sua absorção.
Para garantir uma boa densidade óssea, prevenir a osteoporose, ajudar a contração e cicatrização musculares, não basta ingerir a quantidade diária recomendada de cálcio (1000 mg para adultos), é preciso que esse consumo seja feito de forma correta. Por isso, reunimos algumas dicas de alimentação para que você não jogue o cálcio pelo ralo!
- Fracione o consumo. Segundo a reumatologista Vera Lucia Szejnfeld, diretora científica da Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo, esse é o principal segredo para garantir a absorção do cálcio. O ideal é distribuir os 1000 mg recomendados em 4 ou 5 porções diárias. Para quem faz atividade física, a nutricionista Lisia Kiehl, responsável pelo time de vôlei Molico/Osasco, tem uma sugestão: “Consuma as fontes de cálcio de manhã, logo depois do treino para a recuperação muscular), no meio da tarde e à noite, antes de dormir”.
- Vitamina D: a grande aliada. É consenso entre os especialistas que a vitamina D tem papel crucial na absorção do cálcio e sua fixação nos ossos. 15 minutos de exposição ao sol por dia, sem a proteção do filtro solar, garante a síntese desse nutriente em quantidades suficientes.
- Vilões da absorção: alimentos ricos em fibras insolúveis, oxalatos, fitatos, ferro, cafeína e proteínas. “As fibras aumentam a movimentação intestinal, provocando a perda de parte do cálcio ingerido. Já o ferro compete pelo mesmo espaço nas células”, explica Vera. A proteína, quando em excesso, pode estimular a eliminação do mineral pela urina. A dica da especialista é dar um intervalo de 2h entre a ingestão das fontes de cálcio e desses alimentos que atrapalham sua absorção.
- Alimentos enriquecidos e suplementos. “Só devem ser usados quando as fontes dietéticas não forem suficientes”, alerta Vera. Ainda assim, o consumo deve ser fracionado em pelo menos duas porções diárias. Para os intolerantes à lactose, o leite de soja só é uma boa alternativa quando enriquecido. “Atenção também aos leites fortificados com ferro e, no caso de pacientes com histórico de doenças cardíacas, o uso de suplemento deve ser muito bem avaliado”, conclui."


Foto : Poa Night Run, 28-9-2013
 

7 comentários:

  1. Estou colocando minha dieta num app e percebi exatamente isso... Não consumo nada de calcio. Raro.
    Tenho intolerancia ao leite e consumo mais queijos e preciso urgente pensar em algo para suprir a necessidade...

    bjs

    ResponderExcluir
  2. só nao pode em excesso..........
    bjus!

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre procuro balancear bem a alimentação pra não faltar nada! A nossa máquina interna precisa estar com todas as peças funcionando pra que tenhamos uma vida com qualidade e sem problemas!

    Posts sempre informativos! ADORO!

    Beijo e boa semana!

    ResponderExcluir
  4. otimas dicas sobre o calcio!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  5. Amiga linda,eu sempre consumo,sabedora da importância ao organismo.Boa dica. bjk Jaque.

    ResponderExcluir
  6. Ah cálcio está nas minhas veias, rs!
    Correr a noite é maravilhoso, está bela Ivana!
    Ótima semana Guerreira!

    ResponderExcluir
  7. Oiii

    Eu costumo usar o leite enriquecido com mais calcio, e um pouco de queijo, mas não sei se consigo o diário.

    Beijos e um ótimo início de mês.

    ResponderExcluir