Páginas

terça-feira, 26 de março de 2013

CORRIDA ECONÔMICA. OTIMIZE SUAS PASSADAS ...

Olá, amigos, hoje uma dica sobre corrida e como economizar energia com esta atividade física. O texto é de Ainá Vietro, na Revista W Run :


"Otimize suas passadas para gastar menos energia e correr com mais velocidade.
 
Na corrida, o equilíbrio entre o ritmo das passadas e a movimentação dos braços ajuda a gastar menos energia durante o exercício. A harmonia entre os membros superiores e inferiores resulta na economia de corrida. “Com isso, o atleta se move mais rápido e com mais conforto”, explica o treinador Leandro Sandoval, diretor-técnico da Life Training Assessoria Esportiva.
Investir em treinos que auxiliam a corrida econômica ajudou a administradora de empresas Ligia Duarte, 28, a se preparar melhor para provas. “Usei as técnicas ensinadas pelo treinador e aprendi a postura correta de braços e pernas para ter economia na hora de correr”, conta a corredora, que já concluiu quatro meias-maratonas.
Com o melhor tempo de 2h02min nos 21 km, ela sente bastante diferença entre o antes e o depois por conta do treinamento voltado para a corrida econômica. “Eu arrastava o pé e gastava mais energia sem perceber. Minha postura ficou mais condizente e meu desempenho melhorou sem muito esforço”, comemora.
Avaliações para correr ainda melhor – Paulo Correia, treinador e fisiologista do exercício pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), ressalta que é preciso “tentar eliminar os freios de mão que atrapalham a corrida, que a tornam menos econômica e mais desgastante”. Para descobrir quais são os freios de cada pessoa, Correia indica uma avaliação corporal.
Primeiro, descobre-se de quanto é o peso extra carregado. “Procuramos a massa magra metabolicamente ativa, a extra-metabólica e a massa gorda.” Em seguida, mede-se o tamanho da perna, da passada, flexibilidade ou possíveis encurtamentos musculares.
Todos os exames são avaliados e verifica-se se a passada é adequada ao tamanho do atleta e à velocidade que ele corre. “A partir daí, encaminho uma indicação para o treinador, ou eu mesmo prescrevo um treino que poderá ajudar”, completa o fisiologista.
Sandoval dá cinco dicas para deixar sua corrida mais econômica:
* Aposte nos educativos. Realize esse tipo de treino ao menos uma vez por semana. Com essa frequência, o corpo responderá melhor aos estímulos
* Oriente sua postura. Deixe o tronco levemente inclinado à frente, eleve os calcanhares, preste atenção no giro dos cotovelos, deixe os ombros relaxados e mantenha o olhar aproximadamente 10 metros à frente
* Ouça sua passada. Tente correr ouvindo a batida dos pés no chão. Quanto mais suavidade, melhor
* Respire. Atenção à respiração. Lembre-se que não existe regra, o correto é o que não atrapalha ou força a sua corrida. O mais comum é inspirar pelo nariz e soltar pela boca
* Não descuide dos equipamentos. Roupas e tênis devem ser apropriados para corrida e não devem causar desconforto. Para evitar assaduras ou bolhas, use vaselina em pasta."

4 comentários:

  1. eu sempre ouço meus passos, gosto do som,

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá Ivana.
    Eu sofro um pouco com isso.
    Minhas passadas são curtas. Quando conseguir corrigir isso, vou correr muito melhor.
    Valeu

    ResponderExcluir