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terça-feira, 19 de março de 2013

FADIGA MUSCULAR

Oi, amigos, tudo ok ?


Hoje deixo um texto de Patrícia Orlando, matéria que saiu na Revista W Run, sobre a fadiga muscular, vejam :
 
"Como evitar a fadiga muscular
 
O incômodo é comum em quem exagera na intensidade do treino

Uma dor aqui, outra acolá... Elas podem ser normais após um treino forte. Porém, quando isso se torna algo incessante, é sinal que é hora de modificar algum hábito. Se não der a devida importância à prevenção da fadiga muscular, ela irá ser uma pedra no caminho no seu treinamento.
O problema é causado por diversos fatores – e o exagero nas atividades físicas é o principal deles. “Com um esforço maior do que a musculatura agüenta, há uma tensão muscular excessiva, que depois acaba causando fortes dores”, explica a fisioterapeuta Tânia Fleig, do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur. Isto é, você precisa reconhecer os seus limites para continuar praticando o exercício de forma saudável. “Além disso, muitas mulheres não fazem o repouso correto entre os treinos. Emendam uma sessão na outra, sem dias para descanso”, alerta. Segundo a fisioterapeuta, esse pode ser um agravante para o aparecimento da fadiga muscular, pois não deixa o corpo se recuperar.
Outro conselho da fisioterapeuta é a realização do alongamento após o treino. “Ele diminui a tensão muscular e articular – fazendo o caminho inverso da atividade física.” Uma técnica (que não é nada dolorosa) também pode ser utilizada: a da massagem com bolinhas de borracha. “Com movimentos circulares e leve pressão, os músculos relaxam e a circulação do corpo melhora”, aponta Tânia.
Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o incômodo pode ser mais presente se você tiver uma vida sedentária e uma alimentação desequilibrada. Assim, seguir um estilo de vida saudável e tomando todos esses devidos cuidados, a fadiga irá passar longe do seu dia a dia. 
 
 
TREINO DE HOJE :
 
 
4,200    KM    CORRENDO,
ENTRE  A  ORLA  E  A  AV.  CEL.  MARCOS
(asfalto, areia  da  praia,  grama, areia compactada)
 
MUSCULAÇÃO
 
+  2  KM  DE  CAMINHADA
 
 
Guaibão ... dia nublado ...
 

8 comentários:

  1. Nosso Guaiba é lindo olhando dessa forma, mas parabéns treino lindo como sempre, bjs.

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  2. Ivana Querida,

    Correr é bom, sem descuidar da saúde. Qualquer alerta de fadiga exaustiva ou dor é bom dar uma olhada.
    Parabéns pelos treinos.
    super beijos

    Helena
    correndodebemcomavida.blogspot.com

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  3. Treino é importante. mas temos que ficar atentas com as dores

    bjus

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  4. otimo o texto de hj!!!!
    bjos

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  5. obrigada pela dica
    beijo e bom dia

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  6. Amiga seus treinos são belissimos ,quando eu crecer quero ser assim.
    bjos.

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  7. Oi Ivana, tudo joia?

    Pois é essas questões de fadiga muscular acaba me afetando. Percebo que dois fatores são os que causar mais esse problema. o 1º é quando faço um treino muito puxado (acima do programado) e o 2º é a falta de descanso, principalmente com relação à qualidade de sono. Li um texto recentemente falando da importância de "escutarmos" nosso corpo ao nos exercitarmos, achei interessante. O link para o texto é o seguinte:
    http://www.aminhacorrida.com/escute-o-seu-corpo-e-corra-melhor/

    Bom é isso aí. Bons treinos para você.

    Abraços,

    Danilo Confessor
    Blog Confissões de um Confessor


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  8. Matéria interessante!

    bj

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