Páginas

segunda-feira, 25 de maio de 2015

MEIAS DE COMPRESSÃO, eu uso !!

Oi, amigos, aí vai um texto muito legal sobre as meias de compressão. É bem esclarecedor. A autoria é de Marina Oliveira :
 
"Conheça as reais vantagens das meias de compressão
Performance, rápida recuperação, menor esforço e ganhos de postura estão entre os benefícios do produto
 
As meias de compressão se tornaram uma verdadeira febre entre os amadores que buscam performance na corrida. Em troca de um melhor desempenho e rápida recuperação em treinos e provas, já são muitos os adeptos do produto que, apesar do grande número de defensores, ainda não possui comprovação científica de todas as propriedades apresentadas.
Segundo Gustavo Magliocca, diretor-médico da consultoria esportiva Run&Care, os estudos atuais demonstram que não há ganho em performance nos que utilizam a compressão durante as passadas. “Contudo, nenhum deles aborda a melhora subjetiva mecânica relatada pela maioria. Isso representa maior eficiência e, consequentemente, melhor rendimento”, avisa.
Vantagens na prática
Kasuo Miyake, cirurgião vascular e diretor presidente da Clínica Miyake, é firme ao garantir os benefícios das meias de compressão durante as provas e treinos. Ele explica: “Durante o esporte, o fluxo sanguíneo aumenta e, principalmente em atividades longas, existe uma tendência a retenção de líquido. A compressão elástica aumenta a pressão entre as células e dificulta a saída do líquido dos vasos. Ela melhora também o retorno venoso, pois comprime mais nos pés e tornozelos (100%), menos na panturrilha (70%) e menos ainda no final da meia (20%)”.
O médico vascular salienta que, como o sangue circula melhor, as trocas metabólicas são mais eficientes. Isso diminui a sensação de peso nas pernas e o cansaço muscular. Outra vantagem é a diminuição da vibração ao impacto com o solo, que pode causar tendinites.
Casos especiais
A fisioterapeuta Tatiana Abreu, diretora da clínica Fisio Run, faz uma relação do uso da compressão aos corredores com fratura por estresse na tíbia. “Alguns problemas vasculares podem ser associados a essa lesão, como a tromboflebite. Nesse caso, o uso das meias seria benéfico para evitar a complicação de outro caso. Se evitaria a fratura de estresse em si, não podemos afirmar com 100% de certeza. Mas acredito que diminuiria os efeitos da vibração óssea durante as passadas”, completa.
Uso no pós-treino
Ao contrário das vantagens durante as passadas, os benefícios do uso das meias após a corrida são bem conhecidos. “Ela melhora eventuais inchaços pós-treino, diminuindo as dores”, diz Tatiana.
“Ao aumentar o retorno venoso, diminuir o edema entre as fibras musculares e controlar a perda do calor, a compressão atua na otimização do período de recuperação pós-exercício no caso de estímulos acima de intensidade moderada, que causam inflamações e micro-lesões musculares”, complementa o médico Magliocca.
Fábio Rosa, diretor-técnico da assessoria esportiva MPR, acrescenta: “Optar pela meia de compressão no dia a dia, como maneira de acelerar a recuperação, é a forma mais adequada de usá-la. Além disso, é importante tomar alguns cuidados, tanto na compra – as ideais são as feitas sob medida – quanto na hora de vesti-las”.
Mais cuidados
Magliocca destaca os perigos do uso prolongado das meias: “Ela pode estimular contrações, decorrentes da falta de oxigênio. Isso pode levar a baixa demanda energética local, que pode causar maior predisposição para lesões e fadiga pós-atividade”, avisa."
 
Poa Day Run, domigo retrasado.
 

5 comentários:

  1. Gente eu não sabia que tinha tantos benefícios. Na minha cabeça era só pra gente que tinha problema de varizes...
    Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho e uso por problemas de circulação, que bom saber que posso usar em minhas caminhadas e ainda ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Que legal!! Nao sabia de todos esses benefícios

    Bjo
    Bruna

    ResponderExcluir
  4. OLÁ IVANA
    OLHA O BLOG ESTÁ SEMPRE COM POSTAGEM DE UTILIDADE PÚBLICA MUITO LEGAL ESSA MATÉRIA. PARABÉNS SEMPRE!!!
    UM FORTE ABRAÇO
    BONS TREINOS
    LUIZ BITTENCOURT

    ResponderExcluir