Páginas

sexta-feira, 25 de abril de 2014

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL, VOCÊ CONHECE ????

 Oi, amigos, tudo bem ?
 
Vocês sabem o que é liberação miofascial ??  Esta semana comecei a fazer, pra ajudar  em alguns aspectos. Vou deixar parte do texto do site Portal Educação, eis que está bem explicado. Lá vai :
 
"A liberação miofascial é uma técnica do método americano Rolfing®, que consiste na mobilização digital profunda do tecido conjuntivo, em especial das fáscias, que formam a rede de tecido fino e elástico existente em camadas contínuas por todo corpo, faz com que os músculos se libertem de padrões habituais de tensão crônica, melhorando desconfortos musculares, dores e mobilidade prejudicada.

A fáscia é o tecido mais penetrante no corpo, representando uma rede tridimensional da cabeça aos pés. O tecido fascial liga e percorre todo o corpo, as áreas mais espessas transmitem tensão em muitas direções, e sua influência é sentida em pontos distantes. Músculos e fáscia são funcionalmente ligados combinando as propriedades de tecidos contráteis e não-contráteis.

Quando o corpo não está em alinhamento, a fáscia pode realizar seu trabalho até um ponto crítico. Então, se uma área da fáscia alcançou sua expansão máxima e não pode cobrir a área designada, o restante da fáscia deve mover-se até aquela parte. A distorção da fáscia causa em outra parte do corpo uma compressão pela parede da fáscia que a cobre. Enquanto as outras áreas da fáscia tentam manter pressões iguais em todas as partes do corpo, a fáscia fica totalmente alongada, e acomodações futuras não podem ser feitas. As partes que podem ser comprimidas irão sustentar compressão máxima para compensar aquelas estruturas que não podem ser comprimidas. A única maneira que o corpo pode permanecer ereto contra a gravidade é adotando mais assimetrias posturais.

As massagens de liberação miofascial trazem benefícios aos pacientes neuromusculares: libera sensivelmente as tensões e dores musculares crônicas; libera o movimento das articulações e melhora a flexibilidade; modifica adequadamente a distribuição da massa muscular; melhora a circulação e a respiração; promove mudanças progressivas nos níveis físico e emocional; aumenta a consciência corporal."
 

2 comentários:

  1. florzinhaa saudadesssss

    ResponderExcluir
  2. Faltou vc mencionar que liberação miofascial em atletas dói para dedéu! HEHEHEHE! Adoro!!! Curti seu blog, Ivana. Boas infos para a gente e de maneira bem sucinta. Beijão!

    www.runnerhostil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir