Páginas

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

7 ALIMENTOS PRÓ-IMUNIDADE



Oi, amigos, tudo bem ??

Olha só que texto bom do site WRUN, a respeito de alimentos que ajudam na imunidade de nosso organismo. Lá vai :


"De modo geral, incluir frutas e vegetais na alimentação diárias (duas ou três porções de cada) já é uma maneira de fornecer minerais e vitaminas essenciais o funcionamento do organismo e torná-lo mais resistente a doenças. Mas, pensando em corredores e quem treina regularmente, não tem como não falar na importância dos antioxidantes. “Eles são fundamentais no combate aos radicais livres, que têm produção aumentada em treinos de alta intensidade e podem predispor o atleta a diversas doenças, inclusive câncer”, observa Luciana de Oliveira, nutricionista da Equilíbrio & Sabor, marca de culinária light gourmet (www.equilibrioesabor.com.br).
Alguns nutrientes e ingredientes são mais diretamente associados ao reforço da imunidade e combate à oxidação das células, que danifica os tecidos e favorece o aparecimento de problemas de saúde. Porém, tão importante quanto incluir na dieta os alimentos a seguir é controlar o consumo de gorduras (que atrapalham a absorção de nutrientes) e sal (pode desidratar o organismo e prejudicar a produção de anticorpos).


Gengibre: vai além de aliado para tratar enjoos e problemas de estômago e aliviar a inflamação na garganta. É também um anti-inflamatório poderoso e repleto de antioxidantes. Rico em vitaminas C e B6, tem ação antifúngica e bactericida, o que colabora para fazer dele alternativa contra gripe, resfriado e infecções do trato respiratório.
Alho: fonte de alicina e vitaminas A, B e C, ajuda a estimular a resposta imunológica, prevenindo gripe e resfriado. Também possui ação antibiótica e anti-hipertensiva e ajuda a regular o colesterol. Os benefícios são melhor aproveitados quando a planta é consumida crua – um dente de alho por dia é suficiente. Experimente preparar uma pasta com queijo cottage ou ricota, azeite, ervas e um dente de alho bem picadinho para servir como patê.
Tomate: é uma das melhores fontes de licopeno, substância antioxidante potente, capaz de varrer radicais livres do organismo e regular o mecanismo de oxidação das células. O licopeno é melhor absorvido quando o tomate é aquecido, ou seja, na forma de molho, mais do que cru.
Chá verde: estudos mostraram que pessoas que bebem chá verde regularmente ficam menos gripadas e resfriadas, o que se deve à sua ação antimicrobiana, ou seja, que impede vírus e bactérias de aderirem às células, causando doenças. A bebida também favorece o mecanismo de eliminação de toxinas do organismo, o que faz dele alternativa tanto para emagrecer e controlar o peso como para prevenir doenças.
Vegetais verde-escuros: espinafre, couve e brócolis, além de cogumelos, feijão e fígado, são boas fontes de ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos do sangue, responsáveis pelas
defesas do organismo.
Aveia: fornece também boas quantidades de vitaminas B e E, cálcio, magnésio, potássio, zinco, selênio e ferro, além de proteínas, carboidratos e fibras solúveis, que têm a capacidade de reduzir o colesterol. Consumir 60 g de aveia em flocos (o equivalente a ¾ de xícara) por dia é o ideal para conseguir os benefícios.
Frutas vermelhas: além de vitamina C, as frutinhas desse grupo são altamente antioxidantes porque têm em comum as antocianinas. Morango, framboesa e cereja contêm ácido elágico, que estimula a eliminação de toxinas. Tem mais: “Estudos mostram que o mirtilo possui antocianidinas e proantocianidinas, compostos antioxidantes capazes de forçar células cancerosas ao suicídio”, diz Luciana."


5 comentários:

  1. Alguns deles amiga eu consumo e recomendo e showwww.
    Bons treinos.
    Abs

    ResponderExcluir
  2. Alguns deles amiga eu consumo e recomendo e showwww.
    Bons treinos.
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Uso alguns deles, principalmente a aveia e o cha verde. Adorei o texto.

    ResponderExcluir
  4. ESTOU AQUI PELA PRIMEIRA VEZ,ADOREI !!!

    ResponderExcluir
  5. Olá! ADOREI seu blog e suas postagens! Estou começando um projeto de emagrecimento também, adoraria se você seguisse meu novo blog pra gente poder sempre trocar ideias. Um 2016 cheio de metas atingidas pra você!

    feliznajaca.blogspot.com.br

    ResponderExcluir