Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

DICAS LEGAIS PARA QUEM QUER COMEÇAR A CORRER


Oi, amigos, tudo bem ? Hoje deixo um texto do Fernando Rocha, constante no site SuaCorrida, a propósito de dicas para quem quer começar a correr. Lá vai :



''4 dicas para quem é iniciante
Fique por dentro de conselhos especiais para iniciantes no mundo esportivo da corrida

Para tudo na vida tem um começo. E se o inicio for algo que beneficie a nossa saúde é melhor ainda. Correr, por exemplo, não é simples, já que exige um esforço físico e mental. Muitas pessoas têm dificuldade para começar a praticar esporte. Além da falta de tempo, o cansaço do dia a dia pode atrapalhar quem precisa sair do sedentarismo. O SUA CORRIDA está aqui para dar dicas e ânimo para você iniciar a prática da corrida.

O estresse do nosso cotidiano nos traz mau humor e pouca vontade de frequentar uma academia, por exemplo. Correr, então, nem pensar!  Mas as atividades físicas servem para dar mais disposição e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, a prática esportiva libera o hormônio da endorfina – produzido pelo organismo na glândula hipófise (localizada na base do crânio e responsável pela produção de diversos hormônios) –, que causa sensação de bem-estar e plenitude.

Algumas dicas são fundamentais para quem vai iniciar no mundo da corrida. Para isso, é necessário criar uma rotina em sua vida e sempre manter o foco. Conquistar um objetivo e enfrentar desafios podem servir de combustível. Ser estimulado por alguém também pode ser primordial.
1. Interação com outras pessoas
Para o treinador da Lobo Assessoria, Henrique Batistela, o melhor para quem está começando é sempre estar acompanhado. “Interação com outras pessoas pode tornar a atividade física mais agradável. Traçar uma meta também pode fazer diferença. Procurar um acompanhamento especializado com um profissional que saiba estipular os limites e criar um planejamento adequado para o novo atleta pode ser o diferencial”, explica.
2. Cuidado com as lesões
Precisam ter cuidado com lesões, já que não estão acostumados com esforço físico. De acordo com Batistela, os treinos intercalados e exercício de musculação funcionam de forma eficaz. “Alternar corrida e caminhada deve ser a base do treino. Realizar fortalecimento especifico para corrida, como séries de agachamento e exercícios para panturrilha”, diz o treinador.
3. Atenção com a dieta 
A alimentação é outro ponto essencial para quem está começando. E nela que se encontra a fonte de energia para um melhor desempenho. Comer a cada três horas é a regrinha básica. Sempre aposte 

nos alimentos leves antes de começar a correr, como frutas e barras de cereais. Isso dará vigor suficiente para você conseguir conquistar seus objetivos.
4. Pós-treino
Após a corrida, alguns cuidados são necessários para evitar lesões. O alongamento é importante para evitar dores musculares e problemas futuros. Outra dica é para a estação mais fria do ano. Seguindo Batistela, depois da atividade física ficamos com a imunidade baixa e, portanto, é fundamental trocar a roupa molhada pelo suor.
Bom, agora só falta você iniciar. O importante é termos qualidade de vida. Sedentarismo nem pensar! Que tal começar a correr hoje?
+ Dicas do professor Henrique Batistela:

  • É preciso fazer alongamento antes e depois da atividade física.
  • Coma algo leve antes de correr. O ideal é consumir alimentos ricos em carboidrato.
  • No começo, alterne corrida com caminhada.
  • Faça disso uma rotina para conseguir o condicionamento físico."

    5 comentários:

    1. Amiga dedicada esta! bjk Leila.

      ResponderExcluir
    2. OLÁ IVANA O´TIMAS DICAS!!!
      PUBLIQUEI RECENTEMENTE ALGUMAS DICAS NO MUNDO DAS CORRIDAS ENVIADAS POR UMA LEITORA!!! UM FORTE ABRAÇO
      LUIZ BITTENCOURT

      ResponderExcluir
    3. OLÁ IVANA O´TIMAS DICAS!!!
      PUBLIQUEI RECENTEMENTE ALGUMAS DICAS NO MUNDO DAS CORRIDAS ENVIADAS POR UMA LEITORA!!! UM FORTE ABRAÇO
      LUIZ BITTENCOURT

      ResponderExcluir
    4. Boas dicas e bons conselhos .bj e boas corridas.

      ResponderExcluir
    5. Amiga, tu sempre com postagens legais,parabéns. bjbjbj Paula.

      ResponderExcluir