Páginas

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A L O N G A M E N T O !!!


Oi, amigos. 

Hoje deixo uma postagem a respeito de alongamento, item PRIMORDIAL pra quem faz atividade física, aliás, pra todo mundo, não é mesmo ??  O texto é de Olavo Guerra, no site SuaCorrida. Lá vai :
 
"Aposte no alongamento para o corpo todo 

Atividade promove inúmeros benefícios à saúde e pode ser feito em qualquer lugar

Melhorar a circulação sanguínea, reorganizar as fibras musculares, aumentar a oxigenação dos músculos, reduzir a tensão e as chances de lesões. Uma boa rotina de alongamentos é capaz de todos estes feitos – entre outros –, de acordo com Thiago Fernandes, preparador físico e diretor da Limiar2. “Com esta atividade, a pessoa ativa as células corporais, que ficam inativas quando fica-se muitas horas parado”, comenta.
A principal função do alongamento, segundo o treinador, é aumentar a amplitude dos movimentos corporais. O melhor é que ela pode ser feita a qualquer hora do dia: ao acordar, durante o banho, no trânsito, na cadeira do trabalho… “O alongamento é válido para todos, mas principalmente para quem não pratica nenhum tipo de atividade”, diz Fernandes – o que não exclui os fisicamente ativos de realizarem.

O especialista listou sete alongamentos importantes e bem simples de serem feitos:
  1. Segure o cotovelo dobrado acima da cabeça entre 20 e 30 segundos. Faça sempre nos dois braços e com a mesma contagem de tempo. Repita os movimentos de duas a três vezes. Conforme for ficando fácil, aumente para entre 30 e 40 segundos.
  2. Estenda o braço e segure na linha do cotovelo. Não flexione o cotovelo para não inibir o movimento. Faça o movimento entre 20 e 30 segundos, duas ou três vezes com cada braço.
  3. Estenda o braço e segure na palma da mão – incluindo todos os dedos. Faça o movimento entre 20 e 30 segundos, duas ou três vezes com cada braço.
  4. Segure o cotovelo e, simultaneamente, direcione o tronco para o lado do cotovelo que você está segurando. Segure entre 20 e 30 segundos de cada lado, duas ou três vezes.
  5. Encoste a cabeça em um dos ombros – sempre alinhados – e segure-a levemente, deixando apenas o peso da mão exercer a força necessária. Mantenha de 20 a 30 segundos nesta posição, de duas a três vezes de cada lado.
  6. Segure um dos pés encostando o calcanhar no glúteo. Se precisar, apoie-se com um das mãos para se equilibrar. Mantenha-se nesta posição entre 20 e 30 segundos com cada perna, duas ou três vezes.
  7. Incline o corpo para frente, como se fosse pegar alguma coisa no chão, mas sem flexionar os joelhos. Mantenha a posição, alongando o máximo que puder, por entre 20 e 30 segundos.
Dicas importantes:
Durante os exercícios, respire profundamente e solte todo o ar dos pulmões. Aproveite o alongamento para relaxar a mente das preocupações diárias. Mantenha sempre o abdômen contraído. Todo o alongamento deve ser suave e respeitando os limites de desconforto. Evite bloquear a respiração para não elevar a pressão arterial."

6 comentários:

  1. Alongamento é muito bom. Porém, quase não faço.
    Comecei a fazer acadêmia a um mês e os professores estão pegando no meu pé por causa disso. rsrs
    Boa postagem Ivana.
    Abraço e bons alongamentos e corridas pra você.


    tutta-Baleias/PR
    www.correndocorridas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muitos atletas esquecem , mas é muito importante em especial no fim de um treino .Bj

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Estou precisando disso. Beijos

    ResponderExcluir
  4. E tem gente que ainda diz que essa parte não é necessária... adorei. beijokas

    ResponderExcluir
  5. Oi Diva!

    Muito bom o texto, verdade que o alongamento é tudo de bom mas confesso que raramente antes das caminhadas eu faço :(
    Beijos
    Obrigada pelas visitas constantes no blog

    http://fofinhachega.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Muito bom. Alongar é importante/ bjk Leila

    ResponderExcluir