Páginas

segunda-feira, 27 de julho de 2015

DICAS PARA COMEÇAR A CORRER

DICAS PARA COMEÇAR A CORRER, DO SITE SUA CORRIDA. O texto é de Daniel Braz. Lá vai :


"Comece com 30 minutinhos

Nem sempre a primeira meta precisa ser uma determinada distância ou prova. Comece correndo meia hora e não pare mais


Para que uma corredora continue sempre motivada e comprometida com a evolução, traçar metas é fundamental.
Para as iniciantes, esse é o segredo para não desistir no meio do caminho, mas só funcionará se o objetivo estipulado estiver de acordo com a capacidade e condicionamento de cada corredora. “A maioria das mulheres que param de correr fazem isso porque não conseguem estipular metas atingíveis e acabam ficando desmotivadas diante do nível de dificuldade dos treinos”, explica o diretor-técnico e treinador da MPR Assessoria Esportiva, Marcos Paulo Reis.
Para Reis, ter como primeiro objetivo o treino de 30min ininterruptos é uma boa maneira de começar. “É uma excelente meta, afinal, não é pouca coisa. Mesmo a um pace baixo, nesse tempo a corredora vai percorrer cerca de 4 km, o que está ótimo para uma iniciante”, completa o treinador.
Vencendo o incômodo
Diante de todo novo estímulo o corpo precisa de um tempo de adaptação. Nesse caso, varia de pessoa para pessoa, mas, segundo o ortopedista esportivo Vinicius Martins, a semana inicial da prática de qualquer exercício pode ser um pouco dolorida, mas em cerca de 15 dias o organismo começa a se adaptar ao novo esforço e as dores diminuem bastante.
Martins também reforça: “Boa parte dessa melhora se deve ao ganho de condicionamento físico, que acontece primeiro no sistema cardiorrespiratório, com a diminuição da fadiga da respiração ofegante e, a médio prazo, se estende aos músculos e ossos”.
Para Carlos Alberto Gomes, personal trainer de corrida,“boa parte do incômodo inicial se deve à pressa das pessoas. é preciso ter paciência e entender que não se pode começar com a corrida, é necessário caminhar primeiro”. Gomes acrescenta que se o treino de caminhada e corrida for acompanhado de um trabalho de força leve, a adaptação e evolução serão mais rápidas.
Para não desistir
A curitibana Flávia Regina Navolar, 25, parou de trabalhar após o nascimento de seu filho, há cerca de um ano e meio.
“Durante a gravidez engordei cerca de 30 kg e como ficava em casa não consegui perder todo o peso que ganhei”. Flávia é casada com Gomes, que se comprometeu em fazer o treino da esposa e ajudá-la a emagrecer.
“Comecei a treinar para valer há poucos meses, mas sinto que evoluí bastante. Minha meta é conseguir trotar durante 30min em uma prova para a qual estou inscrita e será daqui a um mês”, diz ela.
Ela conta que treinar com companhia é bom, pois a mantém motivada e assídua aos treinos. O marido também não dá trégua e é exigente quando o assunto é corrida. “Ele fica bravo quando não vou treinar e me acompanha corrigindo a minha postura e me dando orientações”, explica Flávia.
Para Gomes, o segredo para não desistir dos treinos está em “ter paciência, companhia e sempre variar os percursos, indo a parques, ruas e até trilhas”.


5 comentários:

  1. Meu sonho correr 30min... tenho conseguido por 10min sem parar! Mas eu ainda chego lá! Aos pouquinhos melhoro meu condicionamento!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a dica amiga Ivana...Parabéns...tenha uma boa semana e bons treinos.
    Abs
    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  3. Sei que é muito bom fazer exercícios, mas me da uma preguiça quando chego do trabalho.

    ResponderExcluir
  4. Amigo William, eu NUNCA tenho preguiça ! sE É PRA CAMINHAR, EU CAMINHO, SE É PRA CORRER, EU CORRO, SE É PRA FAZER MUSCULAÇÃO, EU FAÇO ! Temos que ter força de vontade.

    ResponderExcluir
  5. Oi Ivana.
    Fiquei tão feliz em encontrar esse meu depoimento. Sabe que essa foi minha primeira corrida de rua? Depois de lá nossa.. corri mto.. não parei mais e em julho fiz minha segunda Meia Maratona. Foi legal relembrar essa materia..
    Obrigada..
    Beijos

    ResponderExcluir