Páginas

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

MITOS E VERDADES

Olá, amigos. Deixo um texto maravilhoso constante no site SUA CORRIDA.
 
 
"Qualquer praticante de atividades físicas já ouviu falar sobre um determinado assunto que as repostas são divergentes. Nessa reportagem, descubra a reposta para algumas dessas questões, relacionadas a ortopedia e fibras alimentares:
Uma alimentação pobre em fibras pode provocar problemas de saúde?
VERDADE. Sua ausência ou em pouca quantidade pode interferir para a aparição de constipação (resfriado) a até diverticulite, alto colesterol, diabetes e câncer de cólon.
Uma boa alimentação – frutas, verduras, legumes e cereais integrais – é essencial.
 
*Todo pé chato precisa de calçado ortopédico?
MITO.
O pé plano do adulto não melhora com o uso de calçados ortopédicos. As alterações que ocorrem no pé chato são irreversíveis e progressivas. Nos estágios iniciais, o uso de palmilhas específicas pode abrandar ou mesmo impedir a evolução do pé chato. Porém, com a retirada das palmilhas, a progressão da deformidade volta a ocorrer.
Fibras em excesso fazem mal?
VERDADE.
Seu excesso restringe o aproveitamento de outros nutrientes como proteínas, minerais e lipídeos no organismo, pois eles são levados para as fezes. De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é consumir 25g por dia.
*Excesso de peso provoca deformidade nos pés?
MITO.
O excesso de peso isoladamente não é suficiente para provocar deformidades nos pés. Como em outras áreas do corpo, o sobrepeso pode acelerar o desgaste articular e as deformidades nas juntas. Nestes casos, condições pré-existentes como osteoartrose ou doenças reumatológicas, associadas à obesidade, podem acelerar uma determinada deformidade e tornar sua progressão mais severa.
Fibras têm alto valor calórico?
MITO.
Não possuem valor calórico, pois são as partes dos vegetais que resistem ao processo de digestão.
*Fasceíte
plantar (Esporão) só pode ser tratada com cirurgia?MITO. O tratamento da fasceíte plantar é eminentemente não cirúrgico.  Exercícios de alongamento da musculatura das panturrilhas e da fascia plantar são suficientes na grande maioria das vezes (80% a 90%). Nos casos em que as dores plantares não melhoram, a Terapia Por Ondas de Choque (TOC) apresenta bons resultados de até 80%.  Apenas uma minoria dos casos necessitará de cirurgia (menos de 5%).Fibras ajudam no controle de peso?
VERDADE.
Estão relacionadas a uma maior saciedade, ocasionando menor ingestão calórica e também regulando o peso.
*Inchaço nas pernas prejudica os pés?VERDADE. O inchaço nas pernas pode ser uma manifestação de uma doença que também poderá prejudicar os pés (ex. diabetes, artrite reumatóide, varizes) ou ainda uma manifestação do mal escoamento do sangue dos membros inferiores para o coracão. O represamento sanguíneo ocasiona dores nas pernas e nos pés e prejudica o bom funcionamento dos vasos, nervos e tendões. Em última instância, pode causar sintomas de formigamento e perda de força nos pés.Carnes e iogurte são fontes de fibras?
MITO.
Nenhum alimento de origem animal contém fibras. Apenas os de origem vegetal, verduras, frutas, legumes, tubérculos (ex. batata) e raízes (ex. mandioca).
Alimentos integrais emagrecem?
MITO.
 Por si só, esse alimentos não emagrecem. O que pode acontecer é eles aumentarem a saciedade e, assim, contribuírem para uma menor ingestão de alimentos.
*Joanete só pode ser tratada com tratamento cirúrgico?VERDADE. As alterações que ocorrem no joanete só podem ser corrigidas com o tratamento cirúrgico. Muito embora o uso de sapatos largos e saltos baixos, assim como certos dispositivos ortopédicos (órteses e espaçadores de dedos), possam barrar a evolução do joanete, eles não são capazes de alinhar o dedo de modo duradouro. As deformidades adquiridas são complexas e não apenas em um único plano.Sucos contém mais fibras que as frutas?
MITO.
São nas cascas das frutas que são encontrados uma grande quantidade de fibras. Os sucos não possuem valores expressivos.

*Por Lucas Furtado, ortopedista e traumatologista de São Paulo."

 

3 comentários:

  1. Meu pé e torto, e só fui feliz depois que comprei um calçado específico pro meu tipo de pisada, antes sempre tinha calos e dores, alias quando uso qualquer sapato que não o tenis, isso acontece. E pensar que por aos pra mim ter dores era algo normal....

    Muito bom o texto! Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. E pensar que usei botas ortopédicas na primeira infância por prevenção aos pés chatos, rsrsrs... só rindo mesmo, rsrsrs...
    Tenha um final de semana iluminado!
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. li tudo seu blog, simplesmente fantástico, me inspirei mais ainda, principalmente por aderir ao esporte. Sou do ramo de ciclismo. Mas passarei aqui com frequência para te acompanhar na trajetória.
    Dá uma lidinha lá no meu blog, se voltar vou amar. Bjos, gata.
    http://gordinhaontem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir