Páginas

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

CORRIDA E TEMPERATURA ALTA


Oi, amigos, tudo bem ?

Deixo um texto do Alexandre Lima, do Site SuaCorrida, a respeito de praticar a corrida em temperatura elevada. Lá vai :

 
"Correr no calor
 
No inverno a temperatura baixa favorece o desempenho. E quais são os protocolos para driblar as altas temperaturas?
 
TREINE NA RUA
A esteira é usada para ganhar tempo. Mas lembre-se de, a cada semana, fazer de um a dois treinos na rua. Corridas outdoor preparam para enfrentar vento, variação de velocidade, temperatura, umidade e altimetria de percurso.
ACLIMATAÇÃO É ESSENCIAL
Se a largada for às 8h, treine em horário e clima semelhante. Se você mora no Sul, o indicado é treinar ao meio-dia, momento em que as temperaturas estão parecidas ao dia da prova.
FAÇA O TAPERINGDiminuir a quilometragem e a intensidade é essencial para descansar. A diminuição de 50% do volume semanal, duas a três semanas antes da competição, é fundamental para correr bem no dia.
ALIMENTAÇÃO APROPRIADA
Provas em altas temperaturas e umidade desgastam mais o organismo. O ideal é consultar um nutricionista. Três dias antes da corrida, aumente a ingestão de carboidratos, água e sucos e diminua carnes e gorduras, que têm digestão lenta. Com baixo volume de treinos e o reforço alimentar, os músculos terão força extra.
MAIS ENERGIA NO TRAJETO
A forma mais convencional de suplementação é com carboidratos em gel. Isotônicos ajudam, mas têm carboidrato em pouca quantidade. Recomenda se a ingestão de frutas secas, banana e batata cozida. Quanto maior a prova e mais lento o corredor, maior a atenção. No inverno, a temperatura baixa favorece o desempenho. e quais são os protocolos para driblar as altas temperaturas?
ATENÇÃO AO PERCURSO
Muitas provas planas possuem ladeiras sensíveis, que merecem atenção. Trechos de vários quilômetros sem sombra contribuem para o superaquecimento do organismo. Estude a altimetria e, se possível, treine ou passe de carro pelo local.
NÃO FORCE SEU CORPO
Se não suportar mais o esforço (estiver com sintomas como enjoo, vômitos ou tonturas) é hora de diminuir o ritmo e agir de forma conservadora, até mesmo deixando a competição para preservar a

saúde. Lembre-se que provas são realizadas sempre, e você poderá voltar em uma próxima oportunidade."
 
LET'S  RUN, no dia de ontem !!
Professora Rita Abero (com seu inseparável megafone)
e nós, alunos.
Durante a semana comento sobre a prova.
 
 

3 comentários:

  1. Sou fã do calor. Treinos na temperatura, com menor intensidade, claro, são essenciais para uma aclimatação e até otimizam a queima calórica. Abro mão de bons segundos do pace para fazer ao menos um treino ao meio dia por semana. Faz bem para diminuir o mimimi com o calor das provas que vemos bastante corredores reclamando. Há vários outros prós como menor número de pessoas e carros na rua no horário e a certeza de que o horário do almoço é garantido para todos, o que permite que usemos parte dele para correr.

    Enfim, esse é um tema bastante polêmico, afinal, mesmo branco de tanto protetor solar, não é bem estar algum se expor a tanta radiação. Mas devemos mesmo vilanizar o sol dessa forma?

    Beijão, dear.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Amiga estou amando correr, no inicio não corria nem 1 minuto agora já consigo correr 5 minutos direto na esteira. Quem sabe um dia nos encontramos em uma maratona? hehehe. Bjs!

    ResponderExcluir