Páginas

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

MINIGUIA PARA PERDER PESO COM A CORRIDA !!

"Falta pouco menos de três meses para a chegada do verão e 11 a cada 10 mulheres querem estar com o corpo em dia para deixar a canga de lado e vestir o biquíni na estação mais quente do ano. A corrida é uma ótima alternativa para eliminar os quilinhos a mais e conquistar o shape sonhado. “Praticada de forma regular e disciplinada, elaborada e prescrita respeitando os objetivos e individualidades de cada pessoa, a corrida contribui para o processo de perda de peso, pois acelera o metabolismo e, consequentemente, aumenta o gasto calórico”, explica o treinador e preparador físico de corredores e triatletas, Rogério Carvalho.
Se você não tiver problemas de lesões e não estiver passando por uma reabilitação pós-lesão, é possível correr quase todos os dias da semana, segundo o especialista. “Desde que o volume e a intensidade das cargas de treinamento sejam bem distribuídos entre os dias. Contudo, ótimos resultados podem ser alcançados com uma periodicidade de três a quatro vezes por semana”, comenta.
Para secar a barriguinha, Carvalho indica os treinos intensos. “A comunidade científica já tem evidências de que corridas com duração de 30 a 40 minutos, no máximo, são os mais eficazes para quem quer emagrecer, já que mantêm o metabolismo acelerado por, até, oito horas após o fim da atividade”, conta. “São treinamentos de alta intensidade, próxima ou acima do limiar anaeróbico, e, até mesmo, os treinos de VO2 Máx. (volume máximo de oxigênio que o corpo consegue pegar do ar que está dentro dos pulmões, levar até os tecidos por meio do sistema cardiovascular e usar na produção de energia).” Ele lembra que é importante que um profissional habilitado elabore, aplique e monitore o treino para que a pessoa obtenha bons resultados sem riscos de lesões.
Vale ressaltar a importância do trabalho de fortalecimento muscular que, de acordo com o treinador, tem duas funções básicas. “Primeiro, desenvolver um aporte muscular para que o corredor não se lesione e, desta forma, possa treinar sempre e com qualidade. Segundo, os exercícios de força em conjunto com o treinamento de corrida também contribuí para um maior aumento do gasto calórico”, completa.
Controle a alimentação
Com todo esse esforço físico – e o aceleramento do metabolismo –, é inevitável que uma outra coisa aumenta: a fome. “É nesse momento que a aluna precisa procurar um nutricionista que possa orientá-la quanto ao que comer e a quantidade certa. Desta forma, a perda de peso é potencializada.” Não adianta se matar de correr e, em seguida, comer tudo o que ver pela frente e em quantidades descontroladas, certo? “O nutricionista é importante para auxiliar a atleta não só para os dias de treino, mas também nos dias de descanso. Tenha em mente que a perda de peso efetiva está diretamente relacionada à atividade física somada à alimentação saudável.”
Potencialize o emagrecimento
Nos dias em que optar por não correr, você pode investir em outras modalidades esportivas. “A musculação, justamente para trabalhar a força, spinning, treinos de remo, natação, crossfit, além de atividades diferentes, como jogar tênis ou squash”, diz. “Ou seja, é aconselhável outros esportes que não necessariamente sejam de longa duração, mas que podem ser praticados em intensidade elevada.”
 
** FONTE : SITE SUACORRIDA (autor do texto, Olavo guerra).
 
 
Rústica de Araricá, junho/2014.
 
 


9 comentários:

  1. 3 meses para o Verão??? Boa....por aqui o Verão já se foi :( ..agora só daqui quase a um ano :)
    Beijinhos e boas corridas

    ResponderExcluir
  2. Ola!! Nossa tem que ter muita determinação. Ainda me falta desejo para correr, gosto de bicicleta, mas corrida ainda nao conseguir focar rs!! Ao longo do processo eu consigo. Bejos e obrigada pelo carinho

    ResponderExcluir
  3. Pois é está chegando o verão e as academias estão lotadas..agora não entendo o porque as pessoas deixam para malhar somente no verão..em vez de se preparar o ano inteiro vem correr em 3 meses kkkkkkkk

    Beijos
    * Blog da Pâm

    ResponderExcluir
  4. agora fica complicado ir a academia kkkk o povo quer resultados em 2 meses kkkkkk mais vamos manter o foco, beijos

    ResponderExcluir
  5. Muito bom amiga Ivana parabens
    Bons treinos,

    Jorge Cerqueira
    www.jmaratona.com

    ResponderExcluir
  6. isso que eu acho interessante, temos que nos preparar o ano inteiro para ter algum resultado para exibir no verão né, eu mesma desacelero treinos no verão porque não aguento o calor hahaha, tenho um sonho de correr, mas ainda não tenho condicionamento para isso, quem sabe um dia... Bons treinos para você, amei seu blog.
    beijos
    http://emagrecerquatroquilos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Excelente matéria, Ivana. Gostei !!!
    Bons treinos. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. É esse lance de manter corpo em forma pro verão pra mim não conta, pq eu tenho manter isso o ano inteiro pra competir bem, rsrsrs! Mas no final das contas ter saúde é o que importa! Beijos beijos

    ResponderExcluir
  9. Menina, eu estou tentando correr, mas com 104 kg está complicado! Eu só posso corre na minha esteira, pois chego muito tarde em casa e onde moro não é seguro correr na rua! Quase morro pois acho que a esteira prende um pouco sabe, na rua é menos impactante! mas vou persistir! Amei seu blog! veja o meu: http://narcisoemcrise.blogspot.com.br/

    Bjo!!!

    ResponderExcluir