Páginas

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

ATIVIDADE FÍSICA PARA OSSOS FIRMES E FORTES

"Geralmente, quando se fala em osteoporose, muita gente pensa nas avós, ou em pessoas de idade já avançada, e nem se dá conta de que essa é uma doença que deve ser prevenida na adolescência.
“Para diminuir as chances de ter osteoporose, a mulher precisa ser incentivada a ter uma vida fisicamente ativa a partir dos 14 anos, quando a estrutura óssea ainda está em formação”, diz o professor da Unifesp e médico reumatologista do Hospital São Luiz, José Goldenberg.
Para que continuem saudáveis, os ossos precisam de estímulos constantes ao longo da vida e a melhor maneira de fazer isso é praticando atividades físicas que produzam impacto controlado, como a caminhada e a corrida.
De acordo com o reumatologista e coordenador do Centro de Referência em Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital 9 de Julho, Páblius Staduto Braga, o estresse que o sistema ósseo sofre estimula a síntese de mais massa óssea: “Com o tempo, essas estruturas se tornam mais grossas, fortes e rígidas, os sintomas opostos aos da osteoporose”.
Analise os riscosA osteoporose se caracteriza pela diminuição drástica da massa óssea, mas não é possível perceber isso sozinha.
diagnosticar a doença é necessário consultar um médico e o método mais comum é por meio do exame de densitometria óssea, que mede a densidade dos ossos. Porém, infelizmente, muitas mulheres descobrem da pior maneira: com o surgimento de fraturas consecutivas.
A Fundação Nacional dos Estados Unidos divulga que uma mulher com osteoporose que sofre fratura no quadril, por exemplo, tem até quatro vezes mais chance de fraturá-lo de novo, se comparada outra que não tem a doença. Mas não é preciso se machucar para começar a se cuidar. Existem fatores de risco que tornam algumas mulheres mais suscetíveis do que outras e estar atenta a eles é o caminho para se prevenir antes de um acidente sério.
“Se houver um caso de osteoporose na família, as chances de desenvolver a doença aumentam bastante. Outros fatores que podem desencadear o problema são maus hábitos alimentares, ser fumante e ingerir álcool, café ou refrigerantes em excesso, fazer uso de medicamento anticonvulsivo ou para emagrecer e, principalmente, ser sedentária”, alerta Goldenberg.
correr?Existem diversas maneiras de prevenir ou retardar o desenvolvimento da doença, e a melhor delas, sem dúvida, é praticar exercício. Foi abandonando o sedentarismo que a economista paulistana Cecília Helena Faria, 46, se curou.
“Aos 40 anos descobri que estava com uma osteopenia avançada e, mesmo depois de iniciar a caminhada, meu quadro não melhorou. Foi quando minha médica me ‘prescreveu’ a corrida. Treino regularmente há cerca de um ano e já consigo correr 40min direto. Não só descobri um remédio para minha osteoporose, mas também me sinto com mais energia.”
Braga reforça: “Uma iniciante que não tem o corpo preparado ou qualquer orientação pode acabar exagerando e se machucar”. O ideal é começar com um estímulo leve, como caminhar por 30min, de três a quatro vezes por semana.
E mais: as mulheres são mais suscetíveis a desenvolver osteoporose. Isso acontece por conta das alterações hormonais que se iniciam com a primeira menstruação, logo, quanto mais cedo a adolescente menstruar, maior a chance de desenvolver a doença".
 
Corrida da Sogipa, agosto/2014


4 comentários:

  1. Adoro teus "informativos", obrigada por compartilhar.


    *´¨)
    ¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` ** Um grande abraço!

    http://segundaeucomecooficial.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiiii Ivaaa adorei o post...e é muito importante manter a vida saudável e com atividade física...
    amei

    Beijos
    * Blog da Pâm #SobreDietas

    ResponderExcluir
  3. Muito legal aprender maus essa amiga.
    Parabéns obrigado e que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  4. Oi Ivana, passando para deixar um beijinho de boa semana e bons treinos.
    Helena

    ResponderExcluir